64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PIBID E INTERDISCIPLINARIDADE: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
Mayara Ferraz Lopes 1
Ana Paula Ramos Santos 1
Leidiane Santos Dourado 1
Leidiene Silva Santos 1
Maria Aparecida Alves Santos 1
Ester Maria de Figueiredo Souza 1, 2
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto de Estudos Linguísticos e Literários - UESB
INTRODUÇÃO:
A interdisciplinaridade é um movimento que busca reunir o conhecimento que foi fragmentado ao longo do tempo. Na educação básica, pode-se desenvolver um trabalho interdisciplinar muito interessante valorizando os múltiplos olhares para um mesmo objeto. Entretanto, essa forma de ver o saber ainda é pouco desenvolvida na sala de aula. Constatando isso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) estimula a formação para a docência organizando o trabalho pedagógico centrado em práticas interdisciplinares para intervenção dos licenciandos nas escolas. Nesse sentido, os subprojetos de Letras e Matemática planejaram o projeto jornal, constituído de quinze oficinas interdisciplinares, que foi aplicado em turmas de ensino fundamental por professores e graduandos dessas duas áreas.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desse trabalho, num primeiro momento, foram realizados estudos sobre concepções de interdisciplinaridade. Em seguida, os subprojetos de Letras e Matemática, juntos, planejaram os instrumentos de intervenção, ou seja, oficinas interdisciplinares, além de algumas específicas, acerca do tema jornal. A escolha desse assunto se deu por se entender que o jornal, por ser um veículo portador de vários gêneros textuais, facilita um trabalho interdisciplinar. Em seguida, ocorreu a aplicação do projeto em três escolas municipais de Vitória da Conquista. Durante esse processo, os bolsistas também produziram artigos, memoriais e relatos refletindo sobre as práticas que estavam sendo realizadas. Esses dados foram analisados em relação à concepção de interdisciplinaridade que os docentes relatavam referente aos resultados de aplicação do projeto jornal.
RESULTADOS:
Durante o processo de planejamento, pode-se perceber o desafio que é trabalhar a interdisciplinaridade, provavelmente pela falta de costume. Entretanto, através dos estudos realizados, percebeu-se que, analisando direito, consegue-se encontrar aspectos interdisciplinares em quase tudo. Na aplicação do projeto, essa provocação foi acentuada, mesmo assim, foram obtidos resultados positivos. É importante ressaltar que a prática interdisciplinar nem sempre é tão fácil, já que, na maioria das vezes, não se está acostumado a tratar os conteúdos escolares dessa forma. Juntar áreas tão distintas como Português e Matemática, a princípio, é bem difícil, mas quando no lugar de buscar conteúdos específicos dessas duas disciplinas no objeto, olhamos para esse objeto da maneira interdisciplinar, essa dificuldade diminui. Tanto para o licenciando, como para o professor da educação básica, ter a oportunidade de, através do PIBID, trabalhar com práticas interdisciplinares é muito interessante, pois, dessa maneira, essa forma de olhar para o conhecimento pode estar presente na sala de aula. A aplicação das oficinas revelou possibilidades para a prática interdisciplinar como subsídio para a formação docente.
CONCLUSÃO:
Os resultados observados mostram que a interdisciplinaridade pode ser uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem por favorecer práticas inovadoras. Entretanto, percebe-se também que muitos profissionais da educação estão pouco acostumados com essa forma de ver o conhecimento e, por isso, encontram dificuldades em aplicar práticas como essa no cotidiano escolar. A iniciação à docência focalizada na interdisciplinaridade favorece a apropriação de conhecimentos que quebram com a visão fragmentada e segmentada de ensino.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Docência, Conhecimento.