64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
I GINCANA INTERDISCIPLINAR DA ESCOLA ESTADUAL PALMIRA GABRIEL: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE.
Alex Corrêa da Silva 1,2
Adriana de Oliveira Meireles 1
Eduardo de Almeida Coelho 1
Lucia Marcela de Nazaré Pereira Rodrigues 1
Maria Elenilda Almeida lima 1
Rita de Cassia do Nascimento Paula 1
1. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Palmira Gabriel
2. Universidade do Estado do Pará. Pós-graduação em Ciências Ambientais
INTRODUÇÃO:
Apesar de os PCNs enfatizarem a importância do ensino construtivista, aprendizagem centrada no aluno, desenvolvimento de capacidade de investigação, etc. e muitos professores discursarem sobre, a maioria tem dificuldade para materializar tais noções em sala (Cerri & Tomazello, 2008). Atividades práticas no ensino das disciplinas criam abordagens diferenciadas dos conteúdos, pois o aluno tende a conservar concepções que considera inteligíveis, plausíveis e proveitosas. Simulações permitem aos estudantes visualizarem processos e construírem modelos mentais, que englobam o entendimento dos mesmos e seu uso na explicação e predição dos processos relacionados (PHILLIPS & JENKINS, 1997).
O ensino e a aprendizagem através de atividades práticas investigativas vem ganhou espaço e importância, em função da retomada de projetos nacionais de revitalização da educação sobretudo em ciências (Cunha; 2008) apud (NRC, 1996; BRASIL, 1999; FLICK & LEDERMAN, 2006). Neste contexto há disciplinas que podem ser das mais relevantes e merecedoras da atenção dos alunos, ou das mais insignificantes e pouco atraentes, dependendo da forma como é apresentada e trabalhada (Krasilchik,1999). Desta forma o presente trabalho objetivou propor uma maneira de trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos de 1º ano do ensino médio nas diferentes áreas do conhecimento, avaliando o desempenho dos alunos ao longo das atividades desenvolvidas, além de buscar o estreitamento da relação professor- aluno.
METODOLOGIA:
A I Gincana Interdisciplinar da Escola Estadual Palmira Gabriel surgiu da necessidade da escola de proporcionar atividades que tornassem a abordagem dos conteúdos de 1º ano do ensino médio mais atrativa e significativa para os alunos. A gincana ocorreu durante todo o mês de janeiro e metade de fevereiro de 2012 e abarcou as atividades referentes à 4ª avaliação. Teve duração de 45 dias com atividades de culminância a cada 15 dias e os encontros ocorreram sempre aos sábados dia no qual as tarefas eram repassadas aos alunos. No primeiro sábado as cinco turmas participantes receberam além das tarefas da quinzena algumas que foram trabalhadas e apresentadas no encerramento, a saber: Construção de célula gigante com materiais alternativos, Construção de maquete mostrando a urbanização, Montagem de vídeo nas comunidades adjacentes a escola e Peças teatrais que retratando o cotidiano das comunidades localizadas no entorno da escola.
Repassadas as tarefas os professores orientaram as turmas para que as mesmas fossem cumpridas, as tarefas foram variadas e envolveram a elaboração de músicas com os conteúdos trabalhados, recolhimento de materiais como cabos de vassouras e garrafas pet usados na confecção de células e a preparação para tarefas mais complexas como o quiz interdisciplinar e a caça ao tesouro. Houve premiação coletiva e individual e a turma vencedora foi premiada com um passeio a praia e vários alunos ganharam prêmios como kits escolares pendrive, mochilas entre outros.
RESULTADOS:
Os resultados vivenciados foram os melhores possíveis tanto para professores quanto para alunos, o que ficou bastante evidente na fala dos professores durante as reuniões de avaliações realizadas. Vários professores confessaram estar impressionados em ver alunos que geralmente são desinteressados em sala de aula trabalhando nas atividades com afinco e alguns dos quais liderando suas turmas no cumprimento de tarefas.
Os alunos também disseram que estudar através da gincana era algo que nem imaginavam poder acontecer, mencionaram ser cansativo mais que aprenderam muito dos conteúdos de varias disciplinas, pois para eles disciplinas consideradas chatas e incompreensíveis como biologia, física e química passaram a ser mais atraente devido à forma como as coisas estavam sendo feitas.
O desempenho dos alunos das turmas participantes da gincana foi bastante satisfatório, pois a mobilização dos mesmos ao longo de todo o evento tirou os professores de suas zonas de conforto e os impeliu a avaliar os alunos de forma diferenciada levando em conta a totalidade das ações desenvolvidas. Isto foi salutar uma vez que muitos professores tiveram que se livrar de ideias preconcebidas a respeito de alguns alunos criadas dentro de sala.
O cumprimento de todas as tarefas pedidas para o último sábado também evidencia a importância do ensino através de metodologias que estejam para além das paredes das salas de aula.
CONCLUSÃO:
A partir do que foi vivenciado ao longo de toda a gincana se pode chegar a algumas conclusões que não são novas para o processo de ensino e aprendizagem mais que infelizmente ainda são insipientes na pratica educativa, tais como: o aluno aprende melhor os conteúdos quando os mesmos são dotados de significados, quando apresentam aplicabilidade no seu cotidiano; o aluno é parceiro do professor no processo de produção de conhecimento os dois precisam estar coadunados para que as coisas funcionem; o professor precisa trabalhar de forma conjunta com seus colegas, pois o conhecimento não é e não deve ser compartimentado; o professor é um agente de mediação do processo de produção de conhecimento, visto que ele trabalha com seres humanos dotados de sapiência e não com animais que precisam ser adestrados.
O ato de aprender precisa ser visto por professores e alunos como algo prazeroso, como algo que se queira muito e não como simples atividade que deve ser desempenhada sem se saber ao certo a razão.
Palavras-chave: Aprendizagem, Professor, Aluno.