64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A PESQUISA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Paula Vieira 1
Silvana Martins de Araujo 2
1. Profa. Esp. / Secretaria de Estado da Educação do Maranhão
2. Profa. Ms. / Orientadora - Departamento de Educação Física - UFMA
INTRODUÇÃO:
Este estudo se aproxima ao campo da Epistemologia da Educação Física, com foco nas temáticas abordadas por mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior na cidade de São Luís-MA, em seus trabalhos acadêmicos na pós-graduação strictu sensu. As análises foram orientadas com o objetivo de realizar um mapeamento da produção do conhecimento dos(as) professores(as) de educação física vinculados(as) aos cursos de graduação em Educação Física da cidade de São Luís-MA. Pesquisas sobre as características da investigação científica adquirem importância diante de um quadro nacional de aumento na produção pela exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sobre as titulações de mestres e doutores(as), que devem compor ao menos 1/3 do corpo docente nos cursos de formação profissional. Ao considerar que não existem estudos com esse tema que contemplem o Maranhão, justificam-se pesquisas que façam balanços e análises críticas a fim de identificar a contribuição dessa produção. Tais registros e análises poderão preencher lacunas na sistematização da produção no Maranhão. Esta pesquisa é complementar à outra mais abrangente na Região Nordeste, coordenada por Silvio Gamboa (UNICAMP), Márcia Chaves-Gamboa (UFAL) e Celi Taffarel (UFBA).
METODOLOGIA:
Investigação de cunho quanti-qualitativo, reconhecido como estudo de caso. Realizou-se pesquisa bibliográfica sobre o processo histórico e conceitual da epistemologia e as relações estabelecidas com a educação física no caminho de afirmação do seu campo acadêmico. Adotou-se, também, como procedimento metodológico a aplicação de entrevista aberta a 13 docentes de uma instituição de ensino superior de São Luís-MA, com fim de elucidar questões pertinentes às produções posteriores à aquisição dos títulos de mestre ou doutor, bem como a participação em grupos de pesquisas e eventos científicos. Realizou-se também pesquisa documental para mapear ou confrontar dados sobre cursos, docentes, pesquisas e etc. As informações coletadas nos levantamentos, e em outros estudos sobre as condições da produção nos cursos de pós-graduação, foram organizadas em função da identificação das mesmas e de suas contribuições para a formação profissional e a consolidação da área da Educação Física.
RESULTADOS:
A constatada inserção dos(as) professores(as) em programas de diversas áreas indica a possibilidade de ampliação da leitura do objeto da educação física a partir de uma visão multidisciplinar do conhecimento. Apesar de poucas titulações terem sido obtidas em programas específicos da área, as temáticas das dissertações e teses defendidas rodeiam ou são pertinentes ao campo acadêmico da educação física. Esse dado expressa o retorno à especificidade da área quando busca-se estabelecer conexões com a formação inicial. Ao abordarem temáticas da área podem estar contribuindo com a ampliação da produção de conhecimentos para educação física. Sobre a relação que a temática estudada na pós-graduação guarda com as disciplinas ministradas no curso de Educação Física, 61,53% dos docentes afirmaram que existe, 23,07% dizem que é pequena ou inexistente. Há indicação nas avaliações da produção no campo da educação física que o número de artigos publicados pela área é muito baixo, isto pode dificultar a implantação de programas de pós-graduação no estado, já que essa tendência é observada entre os(as) entrevistados(as), com poucas exceções. Da amostra, 53,84% estão vinculados(as) a programas de pós-graduação. Fica a dúvida se não haveria à priorização do ensino em detrimento da pesquisa.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que a produção do conhecimento na área da educação física em São Luís-MA após a obtenção do título é limitada e precisa de ampliação no sentido de superar as limitações que decorrem das flutuações e colonialismo epistemológicos e para isso, a contribuição dos(as) pesquisadores(as) titulados(as) é imprescindível. A continuidade no desenvolvimento de pesquisas dos(as) professores(as) após a aquisição da titulação se dá, na maioria, por meio de grupos de pesquisa, formais ou informais (não cadastrados/atualizados no Diretório de Grupos do CNPq), projetos de pesquisa e extensão. Contudo, a produção científica dos(as) professores(as) é evidentemente pequena, quando se considera atividades acadêmicas como participação em eventos, publicação de artigos em periódicos ou congressos, dentre outras, haja vista que não chega a 50% o número de docentes envolvidos(as) em tais atividades, o que pode servir como um fator que dificulta a implantação de PPG no estado. Os dados recolhidos e apresentados nesta análise primeira podem constar como indicadores para estimar a produção científica de docentes universitários dos cursos de Educação Física na cidade de São Luís, pois a instituição campo de pesquisa aglutina os profissionais com as maiores titulações dentre as outras instituições.
Palavras-chave: Produção científica, Epistemologia da Educação Física, São Luís.