64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
(RE)SIGNIFICANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DE AULAS DE APOIO PEDAGÓGICO
Denise Medim da Mota 1
Neide Fernandes de Melo 2
1. Colegiado de Matemática, Universidade do Estado do Amazonas – UEA
2. Colegiado de Pedagogia, Universidade do Estado do Amazonas – UEA
INTRODUÇÃO:
Há na atualidade uma grande necessidade de novas experiências de aprendizagens, onde os envolvidos no processo educativo não sejam meros receptores, mas produtores de conhecimento. Na Matemática alcançar esse importante e desafiador objetivo exige práticas que substituam o já desgastado processo de ensino-aprendizagem baseado numa relação obsoleta de causa-efeito.
A fim de tentar superar os desafios enfrentados na busca por um ensino eficaz, desenvolvemos o projeto “Aulas de apoio pedagógico em Matemática para alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental II” com o objetivo de promover a interação entre acadêmicos de Matemática da Universidade do Estado do Amazonas em Tefé e os alunos do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Deputado Armando de Souza Mendes e Madre Maria das Mercês. O trabalho permitiu a troca de saberes e experiências entre os envolvidos, num duplo movimento. O primeiro diz respeito às possibilidades dos acadêmicos vivenciarem o cotidiano da sala de aula e a realidade da profissão docente. O segundo refere-se ao contato do aluno da escola básica com a Universidade - sua infraestrutura, recursos tecnológicos, salas climatizadas e Laboratório de Informática, realidade diferente da existente em suas escolas, o que os incentivou a participar ativamente das atividades.
METODOLOGIA:
O projeto desenvolveu-se em quatro etapas: seleção dos acadêmicos para ministrar as aulas; orientação e preparação destes pelo docente coordenador; visita às escolas para divulgação do projeto e realização das aulas de apoio pedagógico no Centro de Estudos Superiores de Tefé.
As aulas aconteceram somente aos sábados, durante o período de maio a novembro de dois mil e onze, interrompidas nos meses de julho e agosto devido às férias das escolas envolvidas e da Universidade.
No decorrer das atividades realizamos três simulados com o intuito de acompanhar a aprendizagem dos alunos durante todo o processo a fim de verificar as contribuições das aulas de apoio em Matemática através dos resultados obtidos.
Nas aulas ministradas além da utilização de recursos tecnológicos como o data show, útil principalmente na resolução de problemas envolvendo esquemas e figuras necessárias a compreensão, também utilizamos o Laboratório de Informática, recurso de grande potencial, e através do programa Linux Educacional, instalado em todos os computadores, os alunos tiveram contato com jogos matemáticos virtuais o que os permitiu aprender Matemática brincando.
RESULTADOS:
As avaliações realizadas no projeto foram bastante significativas, revelando melhora no desempenho dos alunos. Era notável sua autonomia na resolução dos testes o que evidenciou habilidades no início não perceptíveis.
Ao término das atividades, abrimos espaço para ouvir os alunos, desta vez não para discutir dúvidas sobre problemas propostos, mas para que relatassem o que o projeto significou em sua vida escolar e pessoal, destacando suas ideias e expectativas iniciais e se elas se confirmaram ou não.
De início muitos se esquivaram em responder, mas o silêncio logo foi vencido pela fala de um aluno ao relatar: Antes não conseguia entender a Matemática, era muito difícil, com o projeto comecei a entender e consegui eliminar a disciplina já no terceiro bimestre. Outra aluna afirmou: Seria bom que o projeto continuasse, agora com aulas para o ensino médio porque eu vou para o ensino médio. De modo geral, o que mais ouvimos foi que passaram a compreender a Matemática e melhoraram as notas nas avaliações realizadas em suas escolas.
O projeto possibilitou vivenciar atividades de ensino aprendizagem em Matemática, comprometidas não com a quantidade de matéria a ser ensinada, mas com um ensino voltado à compreensão de conteúdos necessários à vida do aluno.
CONCLUSÃO:
Enfim, o projeto possibilitou a oportunidade de refletir sobre a ação docente em um nível mais complexo, que excede conhecimentos teóricos e práticos, permitindo compartilhar conhecimentos, aprendendo uns com os outros, reconhecendo fragilidades, estabelecendo compromisso com a sociedade, à medida que se desenvolve potencialidades buscando melhorar o ensino da Matemática, um desafio ardiloso, mas que por meio das ações desenvolvidas conseguimos construir outros caminhos para enfrentá-lo.
Para além dos fatos mencionados acima, esta experiência nos mostrou possibilidades de superação da dificuldade de se ensinar significativamente. A vivência de estratégias desenvolvidas previamente com o objetivo de promover a aprendizagem nos permitiu a concretização de se fazer entender o conhecimento matemático, bem como aplicá-lo em situações presentes no cotidiano do aluno.
A disponibilidade de tempo e atenção ao aluno, o atendimento individual tão importante para o esclarecimento de dúvidas e a participação do educando nas atividades propostas, quer seja na resolução dos exercícios no quadro ou no relato de como resolveu uma dada questão é fundamental dentro do processo de ensino aprendizagem, pois permite que o aluno se veja como sujeito ativo e não apenas como mero receptor de informações.
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Apoio pedagógico, Aprendizagem.