64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: DISCURSOS DA MÍDIA POTIGUAR
Sheila da Silva Oliveira 1
Carla Montefusco de Oliveira 2
1. Graduanda do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
2. Profª. Drª/ Orientadora - Depto. de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
INTRODUÇÃO:
Historicamente, as empresas têm se consolidado como parte dos construtos da sociedade moderna, configurando-se não apenas como agentes produtivos, mas também como atores sociais que condicionam e são condicionados pelos elementos do contexto social no qual estão inseridas. Na medida em que se processam mudanças na conjuntura social, novas exigências vão sendo impostas aos agentes econômicos. As relações entre empresa e sociedade vão se configurando de diferentes formas a depender dos múltiplos elementos condicionantes presentes nessa interação.
É, então, por volta dos anos de 1960, que se inicia a modificação de crenças que postulavam o crescimento econômico como único sinônimo de desenvolvimento, fazendo emergir o ideário de sustentabilidade, associado à equidade social e à preocupação ecológica. Surge o debate em torno do papel da empresa na sociedade, em que a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) torna-se um tema em destaque, uma vez que começa a dar margem a inúmeros tipos de análise.
Nessa direção, além dos debates acadêmicos e empresariais, os espaços de mídia se configuram como elementos de significativa contribuição na divulgação da ideia de gestão socialmente responsável, sendo, portanto, importante objeto de investigação, da qual se debruçou a presente pesquisa.
METODOLOGIA:
A partir da discussão feita acerca do contexto em que se inserem as organizações empresariais, sobretudo, a partir do século XX, bem como a influência midiática e suas diversas formas de comunicação social, a presente pesquisa deteve-se a investigar de forma trimestral, 190 matérias veiculadas nos jornais norte-rio-grandenses, “Diário de Natal”, “Tribuna do Norte” e “Novo Jornal”, entre os meses de Janeiro a Março de 2010 e Outubro a Dezembro de 2011, veiculados em exemplares impressos, bem como também em suas respectivas versões eletrônicas.
Conforme mostrado, a pesquisa aconteceu, primeiramente, a partir da documentação e investigação dos próprios jornais, realizando-se, por conseguinte, uma triagem, das quais foram selecionadas apenas as matérias inseridas no campo da temática dos novos arranjos produtivos empresariais, envolvendo não só as questões econômicas, mas também, atreladas a elas, aspectos sociais e ambientais.
A pesquisa deu continuidade utilizando a análise do discurso, categorizando as matérias encontradas a partir dos principais indicadores: aspectos econômicos, aspectos sociais, aspectos ambientais, aspectos legais, relação empresa/cliente/funcionário, relação público-privado, terminologia RSE e desenvolvimento sustentável.
RESULTADOS:
Foi possível observar, a partir dos indicadores utilizados, que delimitavam os aspectos econômicos, sociais e ambientais dentro da temática proposta, um grande número de matérias que envolviam este tripé, sem, contudo, apresentar ao leitor uma noção clara do significado de Responsabilidade Social Empresarial.
Além desses elementos básicos, muitas são as abordagens inseridas na temática que tange as relações entre a sociedade e os arranjos produtivos. Entre elas está a importância da geração de valor para os clientes, apresentando um conteúdo que mostra a busca pela satisfação do consumidor e o investimento nessa relação como parâmetro de legitimidade e credibilidade dos negócios como também a ligação quase que unânime entre o crescimento econômico e a geração de emprego e renda, contemplando, no entanto, apenas esta vertente como aspecto social importante. As instituições de Terceiro setor e as parcerias entre o público e o privado também tiveram relevância nos resultados.
Quanto à citação concreta do termo RSE, notou-se que este foi abordado apenas treze vezes ao longo das 190 notícias e que nas vezes em que foi citado, esteve coligado ou a ONGs ou a práticas que possuíam apenas o caráter de RSE interna, preocupada com a satisfação de clientes e funcionários ou mera filantropia.
CONCLUSÃO:
Conforme resultados da pesquisa, é nítido perceber que no centro dos debates que envolvem a RSE estão distintas visões acerca da natureza e dos limites das responsabilidades que a empresa deve ter perante a sociedade, fator que se complexifica quando existem limitações nas abordagens da mídia diante da pauta de Responsabilidade Social.
Considera-se que os construtos do conceito de RSE têm muito a evoluir quando aliados ao comprometimento dos empresários, – que devem ter em mente a atual relação intrínseca entre a gestão empresarial e o papel social da empresa no contexto em está inserida – e também das contribuições qualificadas de profissionais da mídia.
Embasados nas notícias analisadas dentro do recorte desta pesquisa e também na leitura de outras produções que trataram da temática da RSE, é importante que a mídia busque diversificar e construir diálogos com fontes diversas dentro do cenário de RSE; entrevistando não só os empresários, mas também outros atores deste universo, tentando construir uma leitura crítica e mais amplificada das concepções de Responsabilidade Social e desta forma contribuindo com a transmissão deste conceito à sociedade.
Palavras-chave: Mídia, Responsabilidade Social, Arranjos empresariais.