64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
POTENCIAL DE SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO INORGÂNICO POR BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ASSOCIADAS À Brachiaria spp.
Gilka Talita Silva 1,4
Everthon Fernandes Figueredo 1,4
Williane Patrícia da Silva Diniz 1,4
João Tiago Correia Oliveira 2
Fernando José Freire 3
Júlia Kunklisky-Sobral 5
1. Graduandos em Zootecnia - UAG/UFRPE
2. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens – UAG/UFRPE
3. Prof. Dr. - Depto.de Agronomia – UFRPE
4. Bolsista do Grupo PET Bioecnologia
5. Profa. Dra./ Orientadora e Tutora do Grupo PET Biotecnologia – UAG/UFRPE
INTRODUÇÃO:
Os benefícios proporcionados pelos micro-organismos presentes no solo e em associação com as plantas, tais como produção de auxina, fixação biológica de nitrogênio e solubilização de fosfato inorgânico, são conhecidos nas culturas de leguminosas em geral, mas os estudos com as gramíneas forrageiras são poucas. Dessa forma, é importante conhecer esses mecanismos de interação bactéria/planta, para auxiliar o desenvolvimento bacteriano através do manejo do solo e a produção vegetal. A produção animal no Brasil, tanto em sistema de criação intensiva ou extensiva, depende da produção de gramíneas para suprir a parte volumosa da dieta. Dentre as gramíneas utilizadas, destacam-se as Brachiaria, por apresentar boa palatabilidade e adaptabilidade. Os solos brasileiros destinados para formação de pastagem são, em sua maioria, solos pobres em fósforo assimiláveis a planta, um nutriente de fácil imobilização no solo e o uso de micro-organismos solubilizadores constituem alternativas para a melhoria do suprimento desse nutriente. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar o índice de solubilização (IS) por linhagens bacterianas associadas à Brachiaria decumbens e B. humidicola isoladas em Pernambuco.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas vinte e cinco linhagens bacterianas diazotróficas oriundas de Brachiaria decumbens e B. humidicola, cultivadas no Agreste Pernambucano. A avaliação de crescimento e solubilização de fosfato inorgânico por bactérias diazotróficas foi conduzida em meio de cultura sólido contendo fosfato insolúvel (10g/L glicose; 5 g/L de NH4Cl; 1 g/L de MgSO4.7H2O; 4 g/L de CaHPO4; 15 g/L de Ágar; pH 7,2, incubadas a 28°C por 144h e, em seguida, realizadas as leituras a cada 48h e calculado o índice de solubilização (IS) de cada linhagem solubilizadora. Foi utilizado como testemunha a linhagem bacteriana (EN303 - Pseudomonas oryzihabitans), bactéria endofítica de soja, produtora de auxina, solubilizadora de fosfato inorgânico e fixadora de N2. Os experimentos foram realizados em triplicatas. E as linhagens pertencem a coleção bacterianas do laboratório de genética e biotecnologia microbiana, Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco.
RESULTADOS:
Das linhagens diazotróficas avaliadas, foi observado que 68% apresentaram a capacidade de solubilizar fosfato inorgânico, apresentando assim um halo claro em torno das colônias. O índice de solubilização variou 1,44 a 6,98, revelando a diversidade na capacidade de solubilização por essas linhagens diazotróficas. Foi observada a eficiência de solubilização em função do tempo, sendo observado que entre as linhagens positivas, 35% apresentaram halo de solubilização após 48h de inoculação, demonstrando assim que as linhagens avaliadas apresentam essa intensidade de solubilização lentamente, mas isso não influenciou na capacidade, uma vez que após 144h as linhagens apresentaram IS ótimos, acima de 2. Em testes de solubilização em meio solido, dois é um valor considerado alto, e apenas as linhagens UAGB144 e UAGB149 apresentaram valores abaixo. Como o crescimento da planta pode ser favorecido pela interação bactéria/planta quanto maior for o IS, maior será a disponibilidade de fósforo assimilável a planta.
CONCLUSÃO:
As linhagens associadas a gramíneas das espécies de Brachiaria apresentaram alto índice de solubilização, fato que estimula a realização de mais estudas para a utilização dessas linhagens em futuros experimentos de inoculação em casa de vegetação, tendo grande interesse, pois essas linhagens também são diazotróficas. Então, elas não iriam apenas disponibilizar fósforo às plantas, mas também fixar nitrogênio, sendo ambas as características de grande importância, viabilizando um aumento de produção, sem aumentar o custo de produção, favorecendo assim a produção animal.
Palavras-chave: gramínea forrageira, promoção de crescimento vegetal, fósfaro.