64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
VISÃO DO ENSINO DO BIOMA CAATINGA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO BAIXO ACARAÚ – CE
Chayane Ramos Costa dos Santos 1
Francisco Robson Carvalho de Oliveira 1
Eugênio Pacelli Nunes Brasil de Matos 2
1. Graduando do Curso de Ciências Biológicas – IFCE/Acaraú
2. Prof. Ms./ Orientador - Curso de Ciências Biológicas – IFCE/Acaraú
INTRODUÇÃO:
A caatinga é o único ecossistema exclusivamente brasileiro, composto por um mosaico de florestas secas e vegetação arbustiva, com enclaves de florestas úmidas montanhosas e de cerrados. Apesar de sua extensão e riqueza este é um dos biomas menos estudados. Durante muito tempo prevaleceu a idéia de que a caatinga não tinha fauna própria, mas hoje já se reconhece que essa foi uma visão limitada por ser baseada em amostragens pouco representativas. Os conceitos apresentados pela literatura científica tem oferecido uma descrição vaga sobre o referido bioma, por isso é necessário discutir o ensino do mesmo nas regiões onde ocorre. É papel do professor fazer com que o aluno possa relacionar os conceitos apresentados nos livros com a realidade na qual estão inseridos. Além disso, a preservação deste bioma se torna difícil se pouco conhecimento acerca do mesmo é repassado. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar como o ensino do bioma caatinga é tratado na disciplina de biologia do ensino médio de escolas públicas estaduais no município de Acaraú-CE e cidades vizinhas, tendo como objetivo específico verificar como os professores destas escolas abordam o tema caatinga em suas aulas e comparar com o que é proposto no livro didático.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi realizado junto aos professores de biologia das escolas estaduais da Terceira Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação que é responsável pela cidade de Acaraú e municípios circunvizinhos. Foram realizadas com os professores entrevistas estruturadas contendo onze questões abertas, onde nas três primeiras pretendeu-se obter uma breve descrição do perfil profissional dos docentes entrevistados e, nas oito questões seguintes, questionou-se a abordagem do tema caatinga durante as aulas. Além disso, foi ainda analisado o conteúdo relacionado aos biomas no principal livro adotado no município e cidades vizinhas a fim de comparar o conteúdo apresentado e a realidade observada. Para a análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdos onde se contabilizam conceitos-chave e palavras-chave presentes nas entrevistas, avaliados conforme sua incidência.
RESULTADOS:
Foram entrevistados vinte e dois professores, todos biólogos, salvo duas exceções que são pedagogos. A maioria leciona há mais de seis anos. Dois terços destes professores abordam os biomas brasileiros de maneira aprofundada, fato que reflete sua formação. Observou-se que esta mesma quantidade estudou adequadamente o tema em sua graduação, julgando ser suficiente o conteúdo recebido, o que também se mostrou diretamente proporcional a segurança que os mesmos têm para ministrá-lo em sala. Em contrapartida os demais não abordavam o assunto a fundo, pois estudaram superficialmente o tema e não se sentiam preparados para repassá-lo adequadamente. Em relação ao livro didático, os professores julgaram ser insatisfatório o conteúdo relacionado à caatinga, fato este que leva três quartos dos professores a buscar outras fontes de estudo antes de repassá-lo aos alunos. Poucos enfatizam o estudo do bioma caatinga relacionando os conceitos didáticos com a realidade. A maioria dos entrevistados conceituou o bioma de forma simples, citando apenas características básicas e relacionando-o com a seca e escassez de recursos naturais. O livro didático adotado pelos professores foi analisado e percebeu-se uma abordagem menos ampla do bioma caatinga quando comparados aos demais biomas que são mais conhecidos.
CONCLUSÃO:
Neste estudo verificou-se que a abordagem do tema caatinga em salas de aula do ensino médio das escolas analisadas deixa a desejar, visto que os conhecimentos que os professores entrevistados apresentaram são, de certa forma, limitados, demonstrando que nem todos detêm o conhecimento amplo acerca do assunto. Por mais que a maioria destes professores tenham estudado sobre caatinga durante sua formação ou tenham adquirido conhecimentos por meio de outras fontes de acordo com sua experiência profissional, alguns ainda se prendem a associação do bioma com a seca e a pobreza de recursos naturais. A falta de recursos oferecidos pela escola contribui para a baixa difusão do conhecimento sobre a caatinga, fazendo com que o ensino da temática não seja tão adequado quanto deveria ser. Espera-se que os livros, futuramente adotados, tenham uma maior relação com o ambiente onde estão inseridos os alunos e que não tragam apenas informações globais.
Palavras-chave: Caatinga, Conhecimento, Professores..