64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 1. Biofísica - 5. Biofísica
A Ciência na Tela: A exploração do filme comercial como recurso didático.
Fernanda Rocha Moreira 1
Pedro Guilherme Rezende Drumond 1
Audrey Heloisa Ivanenko Salgado 1
1. Ciências Biológicas/ ICB/UFMG
2. Ciências Biológicas/ ICB/UFMG
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Fisiologia e Biofísica/ICB/UFMG
INTRODUÇÃO:
O projeto Ciência na Tela: A exploração do filme comercial como recurso didático busca uma nova abordagem de ensino de Biofísica. Utilizando da exibição de filmes de longa-metragem para promover o aprendizado de Biofísica baseando na problematização e no diálogo propostos por Paulo Freire. Propiciar ao licenciando experiências e oportunidades, que o capacite a refletir, apropriar-se e constituir criticamente o conhecimento provocando, assim, uma melhoria na qualidade de ensino. Os conteúdos de Ciências (química, física e biologia) foram trabalhados extrapolando-os para a prática docente em escolas de ensino fundamental e médio. Atualizar e instrumentar o professor de ciências e biologia para motivar o ensino e a transmissão do conhecimento foi um dos nossos objetivos. Esse projeto teve o seu reconhecimento através da concessão de prêmio no evento Ciência & Cultura – UFMG.
METODOLOGIA:
Dois bolsistas trabalharam como tutores da disciplina sob supervisão continuada. Seis filmes foram selecionados cujos temas foram relacionados ao conteúdo de Biofísica integrado aos conteúdos de Ciências. Cenas foram analisadas e editadas. Foram preparadas seis aulas, em formato power-point, com conteúdo de Biofísica (neurotransmissão, desidratação, mecanismos de ação de drogas, comunicação celular, radiação e radiobiologia) associados aos filmes. Os conteúdos de ciências foram integrados aos assuntos de Biofísica, em níveis de conhecimento hierarquizados, e de maneira a contemplar os conteúdos programáticos do ensino médio e fundamental. Foram elaborados roteiros de discussão para cada filme, atendendo ao conteúdo passível de ser explorado. Uma disciplina optativa para licenciatura em Ciências Biológicas, com 20 alunos, foi criada para aplicação das aulas e discussões. Dois fóruns de discussão foram preparados para cada filme selecionado, um de caráter básico e associativo e outro analítico conteúdista e disponibilizados na plataforma Moodle para discussão. Cada grupo de dois alunos, da disciplina criada, preparou e elaborou o plano de aula relativo a um novo filme e uma aula expositiva com temática biofísica associada ao conteúdo de ciências.
RESULTADOS:
A disciplina optativa apresentou uma demanda maior do que o número de vagas oferecidas, indicando o interesse e a necessidade da disciplina na grade curricular do Curso de Ciências Biológicas. A Biofísica é tida como uma disciplina de difícil entendimento, com pouca motivação dos alunos ao cursá-la. Na nova disciplina parte do conteúdo teórico de biofísica foi abordada, de maneira integrativa ao conteúdo de ciências, colocando o licenciando em contato com universos distintos: a aquisição de conhecimento teórico em biofísica e a aplicação, como prática docente, desse conteúdo de ensino médio e/ou fundamental. A estratégia adotada foi motivadora. Os filmes: - Íris, Decisões Extremas, Diário de um Adolescente, Réquiem para um Sonho, 127 Horas e Os Simpsons - foram trabalhados associados ao conteúdo de neurotransmissão, mecanismo de ação de drogas, desidratação, distúrbios eletrolíticos, radiação, radioproteção e radiobiologia. Foram trabalhadas as possibilidades de extrapolação do conteúdo ali abordado em várias frentes de discussão, sempre tendo como ponto de partida a temática apresentada no cinema e o saber acumulado. Os tutores exerceram diferentes atividades docentes (análise de conteúdo, elaboração de material, aulas expositivas, edição de filmes, discussões avaliativas).
CONCLUSÃO:
A formação inicial dos licenciados foi enriquecida com essa experiência educativa onde o filme foi reconhecido como recurso didático, respeitando-se suas limitações. A prática docente foi exercida pelos tutores da disciplina. A experiência vivenciada pelos tutores foi multiplicada pelo grupo de alunos que cursou a disciplina. Foram trabalhadas as possibilidades de extrapolação do conteúdo de ciências abordado em diferentes níveis de ensino. A não exigência de pré-requisitos permitiu a reflexão e revisão dos conceitos em diferentes níveis de interesse, pois a vivência de cada aluno foi postada em fóruns específicos, promovendo o debate em várias frentes de discussão, sempre tendo como ponto de partida a temática apresentada no cinema e o saber acumulado. Pretendemos levar, na forma de projeto de extensão, essa experiência pedagógica junto às instituições escolares em que os egressos atuam profissionalmente. A disciplina também deverá ser oferecida à distância. Portanto, esperamos promover o progresso da educação e da ciência.
Palavras-chave: Educação, Cinema, Biofísica.