64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ENSINO DE FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E ARTES: APRENDENDO BRINCANDO E CRIANDO
Adriana Alves Moreira dos Santos 1,2
Cintya Albânia de Souza 1
Maria Auxiliadora da Silva 1,2
1. Prefeitura de Municipal do Paulista-PE
2. Prefeitura Municipal de Olinda-PE
INTRODUÇÃO:
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, muitas vezes a geometria acaba sendo esquecida pelos professores, ou tratada como um conteúdo menos importante. No entanto, ela é necessária para nossa vida cotidiana, e deve estar inserida no programa curricular das escolas. Os sólidos geométricos, por exemplo, estão presentes em quase tudo (construções e objetos em geral) ao nosso redor, que passam despercebidos, pois já estamos tão habituados a ver que não os identificamos. Dessa forma, faz-se necessário que os alunos saibam identificá-los e reconheçam sua importância não só para a vida escolar, como para seu dia-a-dia. Aliar o ensino da geometria ao ensino de artes proporciona ao aluno compreender o assunto de forma prazerosa, pois ele poderá criar, produzir e brincar, assim, ele estará construindo sua aprendizagem.Diante do exposto, sentimos a vontade de desenvolver o presente projeto com as turmas do 4º ano, da Escola Izaulina de Castro e Silva, situada no município de Olinda, e Escola Professor Salvador Dimech, situada no município do Paulista, ambas em Pernambuco, que tem por objetivo unir o ensino das figuras e sólidos geométricos à aula de artes com oficinas de desenho/pintura, construção de bonecos a partir de sólidos geométricos e uso do tangram.
METODOLOGIA:
O presente projeto teve início com a investigação do conhecimento prévio dos alunos, que logo trouxeram os nomes das figuras mais conhecidas e onde as encontramos. Diante disso, foi preciso trazer figuras que eles desconheciam e introduzir os sólidos geométricos, no intuito de ampliar o conhecimento já existente. O próprio livro didático foi usado, uma vez que o mesmo tratava o assunto e trazia figuras e sólidos diversificados. Após essa aula mais expositiva do conteúdo, foram feitas atividades diversas, tanto do livro didático como outras pesquisadas pelas professoras, a fim de fazer uma análise do que os alunos conseguiram compreender e do que não ficou bem entendido pela turma. Como forma de facilitar a aprendizagem, unimos o conteúdo ao lúdico, realizando duas oficinas de bonecos utilizando os sólidos geométricos; o uso do tangram, no qual eles puderam ir identificando as figuras geométricas à medida que iam fazendo o tangram; para que os alunos percebessem a diferença entre as figuras geométricas planas e não-planas, foi realizada uma atividade de leitura de paisagem, para o aluno desenhar e pintar uma imagem que tivesse figuras geométricas. Foi disponibilizada a imagem, papel sulfite, régua, hidrocor, lápis de cor e de cera.
RESULTADOS:
Os alunos conseguiram compreender que a geometria, assim como a matemática em si, está presente em várias situações do nosso cotidiano, nas paisagens, em objetos que utilizamos diariamente. Dessa forma, se apropriaram do conteúdo, e hoje conseguem identificar as figuras pelo nome e percebê-las no ambiente. Além de construírem materiais didáticos, como o tangram; e lúdicos, como os bonecos feitos com papel ou garrafa de refrigerante. Em relação aos desenhos, os alunos apresentaram um pouco de dificuldade e resistência em fazer, alguns não utilizaram a régua, o que dificultou a elaboração do trabalho e comprometeu a identificação das figuras. As oficinas de bonecos foram aceitas com mais animação, no entanto, os alunos encontraram mais dificuldade na confecção.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento do presente trabalho nos levou a refletir na importância de desenvolver projetos e de ensinar geometria nas séries iniciais, ficando motivadas a realizar o projeto com nossas turmas futuras, uma vez que pode ser aplicado a alunos de qualquer ano/série do ensino fundamental. Outra reflexão foi a de inserir atividades lúdicas em nossas aulas, de como é positivo aprender brincando. Percebemos que unindo a teoria, a prática e o lúdico os alunos conseguiram atingir os objetivos propostos no que tange ao conteúdo, como identificar formas geométricas em construções, paisagens e objetos, e também se divertiram ao aprender.
Palavras-chave: Geometria, Figuras planas e não planas, Artes.