64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS: QUEM SÃO ESSES SUJEITOS? |
Michelle Oliveira de Matos 1 Raquel Barbosa Cunha 1 Rosinéia Cruz Côrtes 1 |
1. Graduanda em Pedagogia - UNEB/Campus XVII - Bom Jesus da Lapa/BA |
INTRODUÇÃO: |
O presente artigo intitulado “Nativos e imigrantes digitais: quem são esses sujeitos?” surgiu a partir das discussões realizadas na disciplina TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, bem como pela interação das autoras graduandas do curso de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XVII na cidade de Bom Jesus da Lapa - BA. E, teve como objetivo analisar os olhares dos sujeitos em diferentes faixas etárias. |
METODOLOGIA: |
A fim de alcançarmos os objetivos da pesquisa realizamos um levantamento de dados por meio de uma enquete realizada na Universidade do Estado da Bahia, Instituto Federal Baiano, algumas unidades escolares, bem como nos programas de inclusão digital e com sujeitos de diferentes espaços sociais. Para isso fizemos uso de alguns autores importantes na fundamentação e análise da pesquisa como Ludke e Andre (1986), Moraes (2003), Kenski (2007), Prensky (2001) e Lévy (1999). |
RESULTADOS: |
Apesar de tanto se falar em inclusão digital, sabemos que a sociedade brasileira é meramente excludente, principalmente quando se trata das políticas públicas educacionais que não favorecem oportunidades igualitárias para todos e que não propiciam verdadeiramente a inclusão em todos os âmbitos. Assim, diante das dificuldades evidentes, percebe-se que os Imigrantes Digitais por conta da necessidade de participar do contexto social, muitas vezes acabam fazendo uso dos recursos tecnológicos mesmo tendo pouca ou nenhuma habilidade, dificultando a relação destes com as tecnologias da informação e comunicação. Já os Nativos Digitais tem mais facilidade em desenvolver-se no contexto tecnológico. São sujeitos acostumados a receber informações com muita rapidez, tem habilidade de desenvolver várias tarefas simultaneamente e interagem melhor com as redes sociais. No que tange a educação, evidenciamos também que algumas escolas não viabilizam o conhecimento em torno das tecnologias da informação e comunicação, mesmo que em alguns casos há recursos disponíveis para tal fim e isso se reflete na prática docente e consequentemente na formação dos educandos. |
CONCLUSÃO: |
Diante das pesquisas realizadas com os diferentes sujeitos, compreendemos que a sociedade atual é composta por Nativos e Imigrantes Digitais, o que nos levou a perceber que tanto uns quanto outros enfrentam diversos entraves. Os imigrantes por sua vez têm dificuldades em aderir e adaptar-se aos avanços tecnológicos propostos pelo meio social. Já os nativos apesar de ter nascido na era digital sentem dificuldade de acompanhar e interpretar as informações recebidas. Assim, o sistema de ensino tem como finalidade preparar um novo cidadão para que tenha capacidade de inserção social, critica/transformadora no contexto em que vive. Desse modo é preciso que este desenvolva ações que viabilizem o acesso, a permanência, e o sucesso dos sujeitos envolvidos no processo educacional. Portanto, concluímos com este estudo que a instituição educativa é uma das principais responsáveis pela inclusão desses sujeitos na sociedade da informação e comunicação, uma vez que é por meio dela que o educando constrói e reconstrói seus conhecimentos se tornando autônomo para exercer sua cidadania. |
Palavras-chave: Imigrantes Digitais, Nativos Digitais, Papel da Escola. |