64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE MONITORAMENTO DE FAUNA NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
João Guilherme Cavalcante Rocha 1,2
Silvio Alencar Cândido Sobrinho 1,2
Cíntia Gonçalves Sombra 1
Andressa Rocha Fraga 1
Fátima Aurilane de Aguiar Lima 1,2
Oriel Herrera Bonilla 3,4
1. Graduando em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará
2. Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Ciências Biologicas da UECE
3. Dr./ Orientador - Curso de Ciências Biológicas - UECE
4. Professor Tutor do Programa de Educação Tutorial de Ciências Biológicas UECE
INTRODUÇÃO:
Há um grande estímulo para o desenvolvimento de estudos ecológicos, em razão dos problemas ambientais relacionados a ação antrópica e é crescente a procura por profissionais especializados e capacitados para elaborar laudos técnicos resultantes de avaliações ambientais, atuando criticamente na solução dos problemas ambientais causados por grandes empreendimentos que necessitam de regularização, incluindo Estudos de Impacto ao Meio Ambiente e de seus Relatórios (EIA/RIMA). Um dos mecanismos disponíveis para mensurar o nível de impacto sobre a fauna local, diagnosticando condições de preservação e conservação de um ambiente, é o monitoramento de fauna, fazendo dessa área de atuação importante ferramenta de trabalho do biólogo. Faz-se necessária a realização de cursos que introduzam os alunos interessados e profissionais da área de Ciências Biológicas e afins, então o grupo do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) organizou com professores da área o I Curso em Monitoramento de Fauna, com o objetivo de proporcionar aos interessados conhecimentos teóricos e práticos acerca desta área de atuação profissional, possibilitando uma introdução deste campo de atuação da biologia.
METODOLOGIA:
O curso foi dado em duas etapas onde houve explanação de conteúdos relacionados a legislação, ética, técnicas de captura, mastofauna, ornitofauna, herpetofauna, ictiofauna, entomofauna, importância da coleção animal, manejo e contenção da fauna, marcação de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, telemetria e chipagem, bioestatística básica e montagem e confecção de relatórios. Essa etapa foi distribuída ao longo de 15 dias na sala didática do Laboratório de Ornitologia e Sistemática Animal da UECE e teve como carga horária 60 horas. As atividades práticas decorreram nos campi Itaperi e Estação Ecológica da UECE - Pacoti, onde teve carga horária de 40 horas. A partir dessas atividades práticas também foram compostos pelos alunos relatórios, sendo utilizados para avaliar o seu desempenho e se estavam aptos a receber o certificado, visto que a confecção do relatório contou também como critério de avaliação. A presença durante as aulas teóricas e práticas também contaram como critério de avaliação. Foi feito também um questionário com a finalidade de avaliar a qualidade do curso, com perguntas específicas sobre as aulas, de questões objetivas e subjetivas. Dentre os questionamentos objetivos, as perguntas podiam ser respondidas por: Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo.
RESULTADOS:
Todos os alunos tiveram participação efetiva no curso e não houve reprovação. Participaram do curso 31 alunos em que 17 preencheram o questionário de avaliação sobre a organização do evento. Em relação aos questionamentos referentes às aulas teóricas, obstante ao material didático disponibilizado que foi classificado pela maioria como “Bom”, observou-se que a carga horária, o conteúdo ministrado e o local onde o conteúdo foi ministrado foi considerado pela maioria dos participantes como “Ótimo”. Em relação às aulas praticas observou-se que a carga horária, o conteúdo ministrado e o local onde ocorreram as aulas foram considerados pela maioria como “Ótimo”; o material e equipamentos disponíveis para as aulas práticas foram considerados pela maioria como “Bom”. Nas aulas práticas, a didática utilizada pelos professores foi de divisão da turma em duas equipes com um monitor cada, onde a maioria dos participantes não gostou da metodologia por ter surgido até uma espécie de rivalidade entre os grupos além de que cada professor e monitor participam de projetos e monitoramento específico de fauna, tendo conhecimentos próprios em campo e não houve essa rotatividade, compartilhamento de informações entre os participantes.
CONCLUSÃO:
O curso apresentou pontos positivos em relação aos fatores relacionados a carga horaria, conteúdo e local das aulas e segundo os participantes sob questionário, deveria ter sido melhor no tocante ao material didático e equipamentos. Os alunos também comentaram da pouca coleta de animais, apesar de que o curso tinha como intuito o ensino teórico e prático de um monitoramento de fauna e não houve espaço amostral o suficiente para caracterizar o evento como um monitoramento.
Palavras-chave: Monitoramento de Fauna, Curso, Ceará.