64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A AVALIAÇÃO DOS VISITANTES DO ZOOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EM RELAÇÃO AO SEU USO PARA LAZER, ENSINO E PESQUISA
Algislayne Fechtner Coenga 1
Barbarah Franz de Sousa 1
Camila Benedita da Silva 1
Edylene Aguiar de Abreu 1
1. Graduanda em Ciências Biológicas - Instituto de Biociências – UFMT
2. Graduanda em Ciências Biológicas - Instituto de Biociências – UFMT
3. Graduanda em Ciências Biológicas - Instituto de Biociências – UFMT
4. Graduanda em Ciências Biológicas - Instituto de Biociências – UFMT
INTRODUÇÃO:
A diversidade biológica é um assunto fundamental para se trabalhar na educação, pois propicia a compreensão da variedade das formas de vida presentes no meio ambiente. Uma das formas de trabalhar esta temática é através da Educação Ambiental, que em 1977 na Conferencia Intergovernamental de Tbilisi, foi definida como um elemento fundamental na aprendizagem formal e informal, na qual resultara na conscientização, criação de novos hábitos e valores, alem de estabelecer critérios e orientações para a formação ambiental. Há muitos anos e hoje uma das preocupações da educação ambiental é contribuir na promoção da conservação das espécies, incluindo também as mantidas em Zoológicos. Tendo em vista que os zoológicos desempenham atividades conservacionistas da fauna silvestre, principalmente de animais classificados como ameaçados de extinção, sendo este principio amplamente reconhecido e respeitado. Desta forma atividades de ensino, lazer, pesquisa e conservação são interligadas simultaneamente pelos zoológicos. O presente estudo teve por objetivo identificar a percepção do publico adulto quanto a concepção do zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como um ambiente para praticas educativa ambientais, lazer e pesquisa.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no Zoológico da UFMT que fica localizado em perímetro urbano, funcionando de terça a domingo entre 08:00 e 17:00 horas e recebe por volta de 6000 visitante ao mês, nos quais distribuem entre turistas internacionais e nacionais, estudantes do ensino básico, idosos, etc. A metodologia utilizada foi a aplicação de 80 questionários com perguntas semi-estruturadas, ao publico adulto que visitou o Zoológico em um final de semana (domingo) no mês de março. Os visitantes que responderam aos questionários foram escolhidos randomicamente, sendo permitido que assinalassem mais de uma alternativa. As perguntas levantaram informações quanto ao entendimento do zoológico como ambiente destinado não somente a importância da manutenção e da conservação de especies ameaçadas de extinção como também ao lazer, ensino e pesquisa. Os dados foram analisados qualitativamente através de agrupamento das respostas em categorias e quantitativamente a fim de relacionar variáveis como idade, sexo e escolaridade.
RESULTADOS:
As análises dos resultados mostraram que 83% do total de entrevistados consideram o zoológico como um ambiente para lazer, 51% como lugar para ensino e 43% como local para pesquisa, considerando que cada entrevistado pôde assinalar mais de uma alternativa. Em relação frequência das respostas, 42% dos entrevistados de nível superior assinalaram as três alternativas, enquanto 40% e 60% dos entrevistados de nível médio e fundamental respectivamente, vêem o zoológico como local apenas para lazer. As motivações para a ida ao Zoológico são diversas, a família é citada como motivo principal para visita deste espaço, uma vez que entre os entrevistados 52% vão para levar crianças, 37% porque gostam de ver os animais, e 15% o fazem por haver poucas opções de lazer na cidade. Quando questionados sobre em que situação foram ao zoológico pela primeira vez, 55% fizeram sua primeira visita acompanhados dos familiares, 18% com a escola, 13% em passeio com os amigos, enquanto 14% foram sozinhos por curiosidade ou a turismo. As sugestões mais frequentes para melhoramento do zoológico foram inserção de mais placas de identificação, e um guia com informações sobre os animais. Os animais preferidos pelos entrevistados foram as onças (37%), seguido pelas aves (18%), serpentes (13%) e macacos (12%).
CONCLUSÃO:
Existe diferença significativa na concepção do Zoológico da UFMT como ambiente para estudo, lazer e pesquisa no que se refere a escolaridade, visto que os entrevistados de nível superior possuem uma visão mais ampla sobre as varias potencialidades deste ambiente. Apesar de escolas visitarem frequentemente o Zoológico, a família desempenha um papel crucial na aproximação das crianças com o contexto ambiental. Observou-se que animais grandes e coloridos, como as onças e aves, são os que mais disputam a atenção do visitante do zoológico da UFMT, o que vai de acordo com tendências verificadas em outros zoológicos do país, colocando a imagem desses animais como atrativo favorável em programas de educação ambiental e conscientização para conservação da fauna silvestre. O uso do Zoológico pelo visitante é pouco focado na educação ambiental, sendo que seu espaço é explorado com principal finalidade de lazer e diversão. Contudo foi possível identificar o interesse que o visitante tem em conhecer mais acerca da biologia desses animais, apontando para a necessidade de maiores investimentos na identificação dos espaços e de mais trabalhos explorando as potencialidades da educação ambiental nessa instituição.
Palavras-chave: Zoológico UFMT, Aprendizagem, Visitante.