64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
COM XOTE, XAXADO E BAIÃO, ALFABETIZAR LETRANDO DO CAIS AO SERTÃO
Juliene de Araújo Gueiros 1
Mauricéa Soares da Silva 2
1. Escola Municipal Nova Aurora da Prefeitura da Cidade do Recife - Pernambuco / PE
2. Escola Municipal Nova Aurora da Prefeitura da Cidade do Recife - Pernambuco / PE
INTRODUÇÃO:
A alfabetização é o processo indispensável na apropriação do sistema de escrita, a conquista aos princípios alfabéticos e ortográficos que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia, enquanto que o letramento é o processo que oportuniza a inserção e participação do estudante na cultura da escrita. Quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade. Daí originou-se o projeto alfaletramento através de músicas regionais por entender que por meio destes instrumentos far-se-á com que cada criança tenha assegurado o seu direito de aprender a ler e a escrever de sua maneira e a vir participar do mundo da escrita. Tendo como objetivo principal despertar e estimular o interesse dos participantes alunos do 4º e 5º ano, a concretizar, ou seja, tornar real que eles também como tantos outros podem chegar ao mundo palpável da leitura, escrita e interpretação com compreensão, através das oficinas de canto e danças, textos musicalizados, gêneros textuais e produções diversas. Não trata-se de escolher entre alfabetizar ou letrar, a questão é alfabetizar letrando, onde todos os letrados tenham a oportunidade e o privilégio de fazer parte de fato e de direito da sociedade cultural do universo das letras.
METODOLOGIA:
Foi feita uma avaliação durante todo o projeto tanto na participação dos alunos do 4º e 5º ano, no que refere-se à leitura, escrita e reescrita dos textos, como na participação das atividades de canto e danças nas oficinas. Para alcançar os objetivos foi realizada uma série de atividades com os estudantes, iniciando com leituras diárias com diversos gêneros textuais, letras de músicas, poesias, parlendas, fábulas, etc, enfim decidiu-se infiltrar as músicas do Luiz Lua Gonzaga o rei do baião. Os alunos trabalharam com pesquisas sobre a vida e a obra do compositor e cantor, assistiram filmes referentes à vida do mesmo, cantaram músicas como A, B, C do Sertão, xote ecológico, entre outras, também organizaram uma maquete sobre a música a feira de Caruaru, a turma do 4º ano, além de escreverem os textos (poemas) das músicas, interpretaram de acordo com a compreensão de cada um. O projeto foi realizado na escola como forma de homenagem aos 100 anos do nascimento de Luiz Lua Gonzaga o rei do baião, socializado a toda comunidade escolar. A apresentação foi feita na feira de conhecimento (maquete representando a feira de Caruaru) e oficina de dança para todos. Teve-se como recursos didáticos: os textos xerocopiados com as letras das músicas, CD’s, DVD’s (filmes), livros, micro sistem, microfone e transporte coletivo, etc.
RESULTADOS:
Os estudantes participantes do projeto demonstraram entusiasmo e satisfação durante todas as apresentações realizadas durante a oficina de canto e dança ensaiado dentro dos respectivos ritmos para apresentarem-se para todas as classes da escola, dançando e cantando conseguiram apropriar-se dos textos trabalhados dentro do processo de letramento com as músicas do referido cantor nordestino, entre as quais estão o A, B, C do Sertão, xote ecológico, a feira de Caruaru e asa branca.
Foi observado também que durante este período de realização das atividades os estudantes esboçaram um entusiasmo a contento de plena satisfação por terem vivenciado e conhecido mais de perto à cultura nordestina, através da musicalidade, bem como a leitura, escrita e compreensão dos textos.
CONCLUSÃO:
Entende-se que é de fundamental importância que os alunos dos primeiros anos passem por todo o processo de alfaletramento, chegando ao 5ºano, capaz de apropriar-se consolidando a fase alfabético-ortográfica de forma que já conseguem produzir textos e ao lê-lo poder compreendê-lo o que diz, assim sendo, poderá considerar-se letrado e fazendo parte da sociedade do mundo das letras o que lhe dar plenos poderes de participar de qualquer atividade cultural podendo concorrer com tudo e com todos, pois o mundo é uma competição e vence quem tem o poder e o domínio das letras que juntas e organizadas formam palavras, frases, textos e contam histórias que são levadas e interpretadas, através dos livros que leitores e pesquisadores independente de idades um dia passaram por todo o processo de alfaletramento e conseguiram vencer o medo e os obstáculos da ortografia, da leitura e escrita e tornaram-se autores de sua própria história, através do despertar e do estimular dos participantes da atividade do projeto em tela.
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Alfaletramento.