64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante |
O PERFIL E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS TÉCNICO E DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC EM SECRETARIA ESCOLAR NO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO-DF |
ACSA SANTOS ALEXANDRE DE SOUZA 1 GUILHERME RIBEIRO DE SOUZA SANTOS 1 JAQUELINE CALDEIRA PERES 1 PATRICÉLIA NUNES DE OLIVEIRA 1 VERONICA LIMA DA FONSECA ALMEIDA 2 |
1. ESTUDANTE DO CURSO TÉCNICO EM SECRETÁRIA ESCOLAR - IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO-DF 2. PROFESSORA Mcs PESQUISADORA/ORIENTADORA - IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO-DF |
INTRODUÇÃO: |
O que se sabe sobre a profissão de secretário escolar além de atender telefone e elaborar históricos, fazer matrícula e outros documentos escolares? São poucos os estudos que abordam sobre esta profissão e foi a partir desta realidade que foi desenvolvida esta pesquisa. Podemos destacar como fator determinante para a realização dos estudos, a importância de se conhecer a visão dos discentes dos cursos sobre a profissão do Secretário Escolar ao qual escolheram. Estudar a fase de implementação desta modalidade de ensino no referido Campus foi importante, pois o fato de os investigados serem os primeiros alunos a ingressarem nos cursos e os professores iniciantes nesta prática de ensino indicou alguns aspectos relevantes que podem ajudar na formação de futuros profissionais na área. Objetivou-se analisar o universo de vivências e perspectivas dos estudantes ingressos nos cursos Técnico e FIC em Secretaria Escolar do Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião/DF. |
METODOLOGIA: |
Tem como metodologia a abordagem quantitativa e qualitativa, através de aplicação de questionário semi-estruturado com pesquisa diagnóstica realizada no Campus São Sebastião/DF, no 1º Semestre de 2012, no componente curricular Gestão e Organização Educacional. A pesquisa foi realizada com 41 alunos do Curso Técnico e 51 alunos do curso FIC, no primeiro dia de aula da disciplina. Os dados foram organizados em tabelas e gráficos, sendo posteriormente analisados. Nesta procurou-se investigar sobre o perfil dos alunos e o conhecimento prévio da profissão que estes alunos possuíam. |
RESULTADOS: |
Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos ingressos nos Cursos FIC e Técnico em Secretaria Escolar são de origem popular e 83% são mulheres. As idades de todos os entrevistados variam entre 18 e 57 anos e a maioria são trabalhadores ativos e relacionam o que sabem da profissão com as experiências pessoais que tiveram desde que entraram na escola. Foi verificado que a maioria dos entrevistados possui boa relação com a equipe de secretaria escolar. Estes compreendem que a importância de um secretário escolar está no atendimento ao público, no tratamento de questões burocráticas e administrativas da escola, assim como na boa comunicação entre todos os setores. Ainda foi possível verificar, através de relatos dos entrevistados, que a maioria julga como tarefas difíceis o atendimento à comunidade e a execução de demandas de tarefas consideradas não habituais para um secretário. Relataram ainda, em sua maioria, que o secretário escolar pode fazer a diferença na vida escolar ao ser ético, organizado e tendo afeição à profissão. |
CONCLUSÃO: |
Foi possível concluir que os alunos são na maioria jovens de origem popular e apresenta precariedade no acesso a informação e à formação educacional. A formação destes futuros profissionais não deve compreender apenas a sua condição social, cultural, política e econômica, mas deve propor ainda mecanismos dinâmicos que influenciem a um progresso significativo no processo de ensino-aprendizagem, tornando possível seu ingresso ao mercado de trabalho com êxito. E só é possível essa adequação conhecendo de perto a realidade e demonstrando-as, fugindo do pensamento empírico e trazendo para a ciência esta análise sob a ótica metodológica. Conhecer o perfil, características vivenciais e perspectivas para o futuro dos alunos que desejam fazer parte deste mundo do trabalho dentro da escola significa proporcionar ao mercado de trabalho local um ganho significativo de profissionais cada vez mais qualificados, preparados para atuação no sistema educacional vigente e com características que possibilitem os mesmos a conquistarem estabilidade profissional. E quem pode ajudar a transformar tudo isso em realidade é próprio Instituto, quando possui uma visão mais contrastada do universo contextualizado da comunidade a qual atende. |
Palavras-chave: secretário escolar, alunos, profissionais. |