64ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS, MARANHÃO |
Larissa Maria Fernandes Morais 1 Domingos Lucas dos Santos Silva 1,4 Milane Oliveira dos Santos 1 Francisca Natália Silva 1 Gonçalo Mendes da Conceição 2,3,4 Carlos Augusto Silva de Azevêdo 2 |
1. Depto. de Química e Biologia, Universidade Estadual do Maranhão-CESC/UEMA 2. Prof. Dr./Orientador - Departamento de Química e Biologia, Universidade Estadual do Maranhão-CESC/UEMA 3. Universidade Estadual do Piauí – UESPI 4. Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses - RBCEM |
INTRODUÇÃO: |
A instituição escolar é importante para o desenvolvimento da Educação Ambiental, desde que haja um engajamento dos seus atores quanto a esse objetivo. Durante séculos, a humanidade desvendou, conheceu, dominou e modificou a natureza para melhor aproveitá-la, estabeleceu outras formas de vida, e, por conseguinte, novas necessidades foram surgindo e sendo criadas novas técnicas para suprirem suas necessidades, muitas delas decorrentes do consumo e da produção. Nos dias atuais com a maioria da população vivendo em centros urbanos a natureza vem sendo administrada como um “supermercado gratuito”, gerando, entre outros, o esgotamento dos recursos naturais, a destruição de ecossistemas e a perda da biodiversidade. A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades e, principalmente, perceberem como integrantes do meio ambiente. O presente estudo objetivou em estimular o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental no contexto escolar, visando à ampliação da consciência sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais e sua relação com a qualidade de vida da população estudantil. |
METODOLOGIA: |
Durante o período de execução do presente estudo foram investigadas duas escolas públicas municipais da zona urbana de Caxias/Maranhão, nos 4º ano do ensino fundamental, elegendo ações educativas junto aos alunos, através de palestras sobre os problemas ambientais, na proposta que este trabalho seja utilizado como um plano piloto para outras séries que poderão usufruir dessa conscientização e que os alunos envolvidos possam agir como multiplicadores de informações a respeito do tema. Em cada escola, durante 4 horas a cada dia, em um total de 8 horas. Foram coletadas informações relacionadas a educação ambiental, importância dos vegetais e animais, contribuição para o meio ambiente, as consequências maléficas que estão ocorrendo com o ambiente em que vivemos, higiene da sala de aula. A análise e coleta dos dados foram feita por meio de questionários subjetivos e estruturado, aplicados aos alunos do 4º ano das escolas citadas. As crianças responderam o questionário com base nos seus conhecimentos sobre educação ambiental. Foram entrevistados 76 alunos. Após a aplicação dos questionários, fez-se a prática das palestras, seguida de atividades educativas e arborização do espaço escolar. |
RESULTADOS: |
A análise dos questionários resultou quanto, à interrogação a respeito da Educação ambiental que 56,6% dos entrevistados afirmaram que “sim”, que conhecem e compreendem a Educação Ambiental. Os alunos sendo interrogados no questionário sobre a sua contribuição para o meio ambiente, todos afirmaram que contribuem, fato que chamou muita atenção pelo alto índice de contribuição. Por conseguinte, 23,7%, 5,3% e 6,5% contribuem cuidando das árvores/animais, economizando água/Luz e outras colaborações, respectivamente. Quando interrogados a respeito da importância das plantas para a nossa vida, e suas multiutilidades, os alunos com ênfase afirmaram que “Sim”, que conhecem a sua importância (81,6%). Fazendo a analise dos questionários, presencia-se uma variação de respostas. A maioria responderam que são fontes de alimentação, outros responderam que são utilizadas como remédios. Nesse sentido, vale mencionar que um reduzido percentual (18,4%) não sabem a importância das árvores. O fato conduz ao entendimento que seja falta de atenção ou até mesmo falta de compromisso com a resposta do questionário, uma vez que os professores constantemente ministram aula, dando ênfase ao assunto. |
CONCLUSÃO: |
O presente estudo visando os problemas ambientais que estão no auge do cotidiano, o respeito e a conscientização das pessoas para o meio ambiente e até mesmo problemas no ensino da educação ambiental. Numa boa perspectiva de síntese e instalação dos resultados, pode-se notar que os alunos, por meio das palestras, conheceram uma realidade onde se percebe um mundo diferente do seu em que vive, conclui-se que se faz necessário a Educação Ambiental no espaço escolar, pois contribui para a construção de conhecimentos, possibilitando a criação de novos valores diante da relação ser humano/ambiente. E que com as crianças são bem mais fáceis de lidar com este tema, pois ainda estão criando um mundo de conhecimento sobre o assunto e que estes podem levar os conhecimentos adquiridos para disseminar em casa. E também valendo as considerações a programas de orientação ambiental, já que são poucas as atividades levada a Educação Ambiental no município de Caxias, MA. Visando a pobreza, em publicação de periódicos para Caxias/MA e de ensino da educação ambiental no município, reforçamos a idéia de que somente da educação das pessoas é que poderemos assegurar e preservar os interesse das gerações futuras e ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais. |
Palavras-chave: Meio Ambiente, Arborização, Educação. |