64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 5. Relações Internacionais
Calourada: a importância da recepção acadêmica discente no curso de Relações Internacionais da UFRJ
Iara Borges Carneiro 1
Laura Sombra de Medeiros 1
Marina Pereira Certo 1
Milena de Carvalho Martins 1
Rebeca de Freitas Santos 1
1. Graduação em Relações Internacionais - UFRJ
INTRODUÇÃO:
Os eventos de recepção de calouros vem ocorrendo cada vez com mais frequência nas universidades, substituindo trotes, muitas vezes violentos, por brincadeiras de cunho cultural e solidário. Este tipo de evento é uma maneira de incentivar os novos alunos a participarem mais ativamente das atividades universitárias, assim como ajudá-los a tomar conhecimento da realidade do curso. Nesses moldes, o curso de Relações Internacionais da UFRJ vem organizando o evento chamado Calourada, que tem o intuito de instruir os calouros sobre o curso, as possíveis áreas de atuação e outros assuntos afins. A iniciativa parte normalmente dos alunos em períodos avançados do próprio curso, que se organizam com o apoio do Centro Acadêmico (CA) e da coordenação do curso. Esse trabalho tem como objetivo analisar criticamente o evento acadêmico Calourada, tendo como foco o realizado no primeiro semestre de 2012 no curso de Relações Internacionais da UFRJ. Portanto, será analisada a importância real deste evento, seus pontos fracos e fortes, seus benefícios para os alunos e para o próprio curso, a fim de que este possa prosseguir com maior solidez.
METODOLOGIA:
Primeiramente, foram analisados os dados de outras edições que balizaram alterações na organização deste evento.
A principal técnica de avaliação da Calourada foi o uso de uma pesquisa de opinião na forma de questionário com perguntas abertas feitas ao publico alvo, incluindo os veteranos participantes. Também foi feito um levantamento de dados para analisar a a frequência dos novos alunos, com o objetivo de saber em quais dias foram mais significantes as participações destes e em quais dias a presença de veteranos foi maior. Esses dados foram comparados com alguns dados obtidos nas duas edições anteriores, a fim de saber se houve um aumento, ou não, de alunos presentes.
Também coletou-se informações em caráter informal, acrescidas de observações do comportamento do público e dos comentários feitos por este. Foi feito um tratamento dos dados obtidos com análise semi-quantitativa, permitindo conhecer melhor o perfil dos alunos ingressantes, suas necessidades e uma avaliação geral do evento como um todo.
RESULTADOS:
Com base nos dados dos anos anteriores, substituiu-se a palestra de “Direito Internacional” por assuntos mais atuais, como “Rio+20” e “Think Tanks”. Outra modificação foi a mudança do horário das palestras, com objetivo de fazer um evento único, com cinco dias de duração e horário regular, o que ampliou a quantidade de temas abordados e aumentou o tempo de cada palestra. Além disso, seguindo a linha do evento do ano anterior, a organização convidou o maior número possível de palestrantes renomados não vinculados ao curso, como por exemplo ex-embaixadores e representantes de grandes centros de pesquisa.
Essas mudanças ajudaram a atrair cerca de 100 inscritos, dos quais 80 participaram efetivamente em cada dia. Este número foi muito acima dos registrados nos eventos anteriores.
O resultado do questionário mostrou que, em geral, a avaliação foi positiva, aprovando, portanto, as mudanças feitas. Observamos que em especial a palestra sobre a Primavera Árabe foi de grande agrado do público. Além disso, como era de se esperar, os calouros mostraram um interesse mais geral, já que querem saber um pouco de tudo, e os veteranos, foram mais específicos, principalmente em relação às palestras sobre carreiras. Porém, em relação às palestras de assuntos gerais, houve interesse igual de todos.
CONCLUSÃO:
A Calourada foi extremamente trabalhosa e produtiva. Com a ajuda de veteranas, foi possível realizar um evento acadêmico de excelência, mesmo sem experiência prévia das organizadoras, possibilitando o contato com pessoas renomadas e o aprendizado sobre organização de eventos.
Os calouros foram participativos, aproveitando todas as oportunidades para tirarem suas dúvidas e as palestras foram muito proveitosas no sentido de abrir as mentes a possibilidades pouco conhecidas.
O evento foi importante para estabelecer conexões entre alunos e palestrantes. Ao fim das palestras, observamos muitas conversas entre eles, com esclarecimentos e troca de contatos. A receptividade dos palestrantes e o desembaraço dos ouvintes foram surpresas agradáveis. A semana foi atraente também para os próprios palestrantes, que puderam divulgar um pouco de seu trabalho inspirando os presentes.
O objetivo principal foi alcançado com sucesso além do esperado, e acreditamos que conseguimos incentivar os calouros a dar continuidade ao evento, cuja realização também se relaciona ao fortalecimento do curso. O debate gerado na Calourada reafirma o caráter da universidade como local de efervescência intelectual, reunindo palestrantes experientes da área e estudantes advindos de outros centros de ensino.
Palavras-chave: Recepção acadêmica, Relações Internacionais, Eventos.