64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
O ENSINO DE BIOLOGIA: O VÍDEO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA |
Luciana de Abreu Rocha 1 Joelma Conceição Severo Xavier 1 Marlúcia Cereja de Alencar 2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IF Fluminense 2. Profa. Dra./ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IF Fluminense |
INTRODUÇÃO: |
Vive-se em uma época em que as tecnologias têm se mostrado uma forte aliada ao ensino O desafio é como utilizar estes recursos para formar cidadãos críticos e contribuir para o processo de aprendizagem. Pois muitos professores não estão preparados para a utilização desses recursos tecnológicos usando-os de forma inadequada, passando para esses equipamentos a simples função do quadro branco. Dessa forma, sentiu-se a necessidade de identificar se os professores de Biologia do Ensino Médio utilizam o vídeo em sala de aula e de que forma é feita essa utilização. A partir dos resultados alcançados foram selecionados vídeos, que possam ser utilizados contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e participativo na área de Biologia. Essa seleção é importante, pois existem vários vídeos com erros de conceitos e gráficos ruins, o que leva o alunado a perder o interesse por esse recurso tão valioso. A pesquisa envolve: elaboração de questionários, aplicação e análise dos dados e seleção de vídeos. Outra relevância deste projeto reside no fato de oportunizar os alunos da Licenciatura em Ciências da Natureza a produzirem materiais pedagógicos que auxiliem seu desempenho no exercício do magistério seja como bolsista no Projeto ou utilizando os vídeos no campo de estágio. |
METODOLOGIA: |
A área de abrangência da pesquisa foi o município de Campos dos Goytacazes, RJ. Foram levantadas 35 escolas públicas estaduais que oferecem o Ensino Médio. Dessas foram selecionadas 12 escolas, onde trabalhavam ao todo 36 professores de Biologia. As escolas selecionadas localizam-se no centro da cidade e em bairros adjacentes. Foram aplicados 24 questionários, totalizando 24 professores de Biologia participantes da pesquisa. A aplicação desse questionário teve como finalidade identificar se esses professores utilizavam vídeos em suas aulas, como faziam a seleção e suas maiores dificuldades na utilização. O questionário foi organizado contendo perguntas fechadas e abertas agrupadas em relação: a) tempo de magistério; b) utilização de vídeo; c) conteúdos explorados; d) dificuldades encontradas. Os dados foram organizados, analisados e tabulados utilizando a metodologia quantitativa e qualitativa. Após a tabulação dos dados, iniciou-se a de seleção dos vídeos, cujos temas são referentes aos que os professores apontaram como mais difíceis de serem trabalhados. A pesquisa foi feita no You tube com o auxilio de livros didáticos, para que não fossem selecionados vídeos com erros conceituais. Professores do IF fluminense também contribuíram com vídeos de seus acervos particulares. |
RESULTADOS: |
Dos professores entrevistados 96% deles afirmaram que utilizam o vídeo em sala de aula, porém apontaram como principal dificuldade a falta de tempo para preparar aulas que utilizem o vídeo. Quando o vídeo é utilizado, 68% é como complemento ao conteúdo. Todos os professores afirmaram a importância da utilização do vídeo nas aulas e 92% afirmaram que os alunos se mostram interessados diante a exibição do vídeo. Sobre as fontes de vídeos, 35% correspondem à videoteca, o You Tube 26%. Porém na videoteca das escolas, não existem vídeos com os conteúdos que os professores apontaram como de difícil entendimento. Essas porcentagens colaboram com a baixa frequência de utilização: 44% a casa mês e 30% raramente, pois a videoteca, não disponibiliza os conteúdos relatados dessa forma para o professor buscar um bom vídeo no you tube, ele precisa de tempo disponível. Os conteúdos que os professores citaram em que o vídeo auxiliaria são: Divisão Celular, Síntese de proteínas, evolução das espécies, genética, fotossíntese, Glicólise, Ciclo de Krebs, Ecologia, Reino Plantae, Reino Animália, citologia, embriologia. |
CONCLUSÃO: |
Conclui-se que a utilização de vídeos em aulas de Biologia atualmente é importante para auxiliar os alunos no processo de ensino-aprendizagem e consequentemente auxilia o professor em suas aulas, pois muitos conteúdos são de difícil entendimento, sendo difícil abstraí-los e assim tomam muito tempo das aulas, pois são explicados várias vezes e em alguns casos não são compreendidos com êxito pelos alunos e estes ficam com déficits na disciplina. Além disso, os alunos gostam e se interessam por aulas que são utilizados vídeos, pois os jovens de hoje nascerem nessa cultura midiática sendo então acostumados com essa nova linguagem. Entretanto a maioria das escolas ainda deixam a desejar no espaço de multimídia, porém é notável que cada vez mais vem aumentando o investimento nesse espaço, o que leva-se a concluir que é nítido a importância de utilizar esse recurso, mas, por outro lado os vídeos disponíveis nas videotecas não são das áreas de conhecimento que os professores necessitam, além de que quando utilizados são pouco vinculados aos conteúdos específicos, servindo mais ao entretenimento que ao processo de ensinar e aprender. Neste sentido, é fundamental que a utilização de vídeos em aula seja acompanhada de roteiro de discussão que atendam aos objetivos propostos das aulas. |
Palavras-chave: Vídeos, Ensino de Biologia, Procedimentos didáticos. |