64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE MÉDIO POR MEIO DE TEMAS GERADORES: EXPERIÊNCIAS DO PIBID/QUÍMICA DA PUC GOIÁS
Ana Lídia da Silva 1
Marisa Santana Ferreira 1
Lidiane Francisca Alves dos Santos 1
Nayara Rodrigues de Miranda 2
Adélia Maria Lima da Silva 3
1. PIBID/Licenciatura em Química - PUC Goiás
2. Supervisora do PIBID-QUÍMICA no Colégio Estadual Pré-Universitário
3. Profa. Dra./Orientadora – Coordenação de Química - PUC Goiás
INTRODUÇÃO:
O Ensino de Química pode ser concebido e planejado por meio de temas ou assuntos do cotidiano, que permitam realizar uma abordagem problematizada, interdisciplinar e contextualizada. Os conteúdos da área da Química relacionados aos aspectos e temas do cotidiano facilitam a compreensão por parte dos alunos e é uma forma de contextualizar o ensino. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID/Química da PUC Goiás, numa escola estadual em Goiânia/GO, por meio de temáticas relacionadas ao cotidiano do aluno (química de produtos de limpeza e papel de fibra de bananeira). As atividades teóricas e experimentais foram realizadas em diferentes turmas do primeiro ano do ensino médio, por meio de intervenções didáticas, que correlacionaram os conceitos químicos com as diferentes temáticas, onde os alunos foram estimulados a desenvolverem os trabalhos em equipe, observando criticamente os fenômenos e a relacionando com as áreas do conhecimento.
METODOLOGIA:
A escola-campo foi o Colégio Estadual Pré-Universitário em Goiânia/GO. A pesquisa foi realizada pelos bolsistas do PIBID/Química, com duas turmas do primeiro ano do ensino médio (1°PG e 1ºPD), a qual foi dividida em três momentos: 1) delimitação da temática e seleção dos experimentos a serem desenvolvidos; 2) visita in loco para avaliação do espaço escolar e das práticas de ensino; 3) intervenções didáticas. Para cada temática foram realizadas cerca de seis intervenções didáticas: apresentação da importância do tema; avaliação do conhecimento dos alunos pré-existente sobre o tema, reconhecimento de vidrarias e EPI’s, experimentação no ensino de Química, tratamento de rejeitos e Educação Ambiental, avaliação e diagnóstico do aprendizado. As aulas experimentais específicas foram: produtos de limpeza (análises de rótulos de produtos comerciais, acidez e basicidade, corrosão de metais, reatividade química) e papel artesanal da fibra de bananeira (transformações químicas, preparação e função de indicadores ácido-base, tratamento de rejeitos).
RESULTADOS:
As intervenções didáticas, com aulas experimentais usando diferentes temáticas, permitiram relacionar os conteúdos programáticos da Química com o cotidiano. Os alunos perceberam as relações existentes em um mesmo assunto apresentado sob diferentes aspectos. Os experimentos proporcionaram aguçar a curiosidade e o interesse nos alunos, por serem atividades diferenciadas, bem como incentivadoras para a participação ativa, pois foram realizadas atividades em equipe, com liderança, organização e observação crítica dos fenômenos. Os resultados e a participação foram satisfatórios. Ao avaliar as concepções dos alunos sobre as temáticas, observou-se que eles possuíam conhecimento de senso comum, mas não dispõem de conhecimentos sobre a fundamentação química em geral. Após as intervenções, os depoimentos e respostas dos alunos sobre as questões relacionadas com as temáticas, mostraram que a aprendizagem foi satisfatória, pois a maioria dos alunos conseguiu assimilar e responder aos questionamentos abordados.
CONCLUSÃO:
A experimentação por meio de temáticas no ensino de ciências, particularmente em Química, despertou um forte interesse nos alunos, pois as intervenções apresentaram caráter motivador, lúdico, essencialmente vinculado aos conhecimentos e cotidiano dos alunos.
Palavras-chave: Experimentação, Ensino de Química, Ensino de Química.