64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
CONFECÇÃO E OBSERVAÇÃO DE LAMINAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Cynthia Maria Cardone 1 Laís Monteiro de Souza 2 Rodrigo Barros Ramos 2 Grace Kelly Barros da Silva 2 Débora José do Nascimento Pereira 2 Jéssica Casado Pereira dos Santos 2 |
1. Depto. de Embriologia e Histologia, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE 2. Depto de Embriologia e Histologia – UFPE |
INTRODUÇÃO: |
O uso de atividades práticas é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, visto que, elas contribuem para a assimilação do conteúdo teórico e funcionam como uma ótima ferramenta para deixar a aula mais dinâmica e interdisciplinar. A relevância das atividades experimentais no ensino de Ciências (Ensino Fundamental) e em disciplinas como Física, Química e Biologia (Ensino Médio) é de fundamental importância para a sedimentação de certos conceitos abordados nestas ciências. Este trabalho faz parte do projeto Interiorização do Ensino de Biologia incluída no programa Pipex (Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão) da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com a prefeitura municipal de Limoeiro-PE. A pesquisa tem como objetivo principal apresentar os resultados observados a partir da avaliação de uma aula de prática de microscopia óptica. |
METODOLOGIA: |
Participaram desta atividade os alunos do 8º ano, sendo esta dividida em Turma A e B, que continham respectivamente 22 e 28 alunos. Este mesmo trabalho foi aplicado após a exposição teórica sobre microscopia. A atividade foi dividida em três momentos, no primeiro, os estudantes receberam um questionário com seis perguntas fechadas sobre microscopia. No momento seguinte houve execução da prática onde os alunos com a ajuda do professor confeccionaram uma lâmina para observação. Para realização desta atividade foi entregue para cada aluno uma lâmina onde foi solicitado que colocassem um recorte com a letra “E”, logo em seguida que pingassem uma gota de água sobre ela e colocassem a lamínula. Após a confecção da lâmina foi pedido que os alunos levassem a lâmina ao microscópio para a visualização e que eles observassem a imagem da letra com a objetiva de menor aumento e comparassem com a posição em que se encontra no microscópio e logo após, que mudassem à objetiva seguinte e fizessem uma comparação com a imagem anterior. E finalmente no terceiro momento, foi reaplicado o mesmo questionário. Este método serviu para se comparar os resultados de antes e após a aula prática. |
RESULTADOS: |
A partir da análise dos dados pode-se observar que após a aula prática os alunos responderam os questionários com um maior nível de acertos, observando-se assim a importância das aulas práticas no ensino de ciências. No conhecimento prévio, 45% dos alunos responderam corretamente as questões. Após a realização da experiência, houve um aumento porcentual de respostas corretas (aproximadamente 39%) subindo para 84% no nível de respostas corretas. Nota-se um verdadeiro empenho da parte do aluno durante a realização da prática. Quando entendem um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno desenvolve sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem ao seu redor. O ensino de Ciências e Biologia é algo muito fascinante, entretanto nota-se uma extrema dificuldade dos alunos para poder perceber o conteúdo abordado. Refletimos e indagamos quais possíveis hipóteses podem ser sugeridas para relevar as respostas incorretas, entre elas: Falta de atenção e interpretação das perguntas, o nível de dificuldade do assunto, bem como, a quantidade de termos científicos. |
CONCLUSÃO: |
Com base nos resultados, pode-se concluir que a aula prática sobre microscopia proporcionou uma melhor compreensão do conteúdo abordado, auxiliando na aquisição do conhecimento do aluno de uma forma didática e dinâmica. Através da aula prática, houve ainda um despertar no interesse da parte dos alunos no momento em que a experiência foi realizada. |
Palavras-chave: Biologia, Ensino, Aulas Práticas. |