64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
O Impacto da Indução e Dedução no ensino de Metodologia da Pesquisa Científica.
Raimundo Nonato Oliveira Furtado 1
Mônica Maria Montenegro de Oliveira 1
1. Prof. M.Sc. Unidade Acadêmica I: Design, Infraestrutura e Ambiente - IFPB
2. Profa. Dra. Unidade Acadêmica IV: Licenciaturas e Formação Geral - IFPB
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada com alunos da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, dos Cursos Superiores de Tecnologia em Geoprocessamento, Construção de Edifícios, Gestão Ambiental e o de Licenciatura em Química, dos semestres 2010.2 e 2011.2, levadas a efeitos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa, no sentido de avaliar-se os níveis de compreensão/apreensão, entre os dois grupos, no processo de ensino-aprendizagem com constantes de mudanças entre os referidos grupos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi metodologicamente construído em bases quantitativas, por ser do interesse dos pesquisadores obter uma leitura de resultados objetivos mediatos. Tal formato permitiu a aplicação de questionários à totalidade discente, ou seja 100%. As turmas que estudaram Metodologia da Pesquisa Científica no grupo 2010.2 receberam instruções no processo de ensino-aprendizagem amparados nos padrões de leituras e identificações das diversas tipologias de Conhecimentos, estabelecidos pela ABNT NBR 14724, ABNT NBR 10520, com Referências Normativas desde a ABNT NBR 6023. Por outro lado, o grupo 2011.2, teve alijado do seu processo de ensino-aprendizagem o estudo normativo da ABNT. Essas normas foram consideradas como mero elemento de consulta na ausência normativa da IES. Como contraponto, introduziu-se na base primária de estudos da disciplina, princípios da Lógica Formal, explorando-se a Indução e a Dedução e o Cálculo Sentencial como fundamento para se refletir sobre um determinado objeto de pesquisa, o comportamento intelectivo de construção de um Projeto de Pesquisa e sua operacionalização.
RESULTADOS:
Os questionários foram constituídos no formato subjetivo e objetivo. Os subjetivos dialogaram com situações como ambiente, administração e tecnologia. Em 2010.2, foram formuladas 61 questões; em 2011.2, 43 questões. Desses totais, 14 (catorze) incidências dialogavam diretamente com a disciplina. Nos resultados as constantes aplicadas mudaram a visão discente frente a um dado problema e a construção de um Projeto de Pesquisa Científica e a sua consequente execução. As observações gráficas contidas nos resultados dos dados analisados mostram a elevação da qualidade do processo de aprendizagem elevando-se dos baixos 40% para próximo de 90%. Esses resultados foram apresentados aos dirigentes (Coordenadores) dos Cursos envolvidos na pesquisa, que autorizaram o redesenho do ementário da disciplina nos respectivos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) adotando os indicadores desta pesquisa.
CONCLUSÃO:
Os resultados da pesquisa deixaram claro que o fator mais importante, no processo de ensino-aprendizagem discente, no que tange ao campo do conhecimento para a produção de Pesquisa, não é a caracterização dos formatos ou modelos estruturais da composição de dados de um Projeto. As evidências apontaram que é de suma importância elevar, desde o primeiro momento, a visão intelectiva (racional) discente sobre as bases que norteiam a ordem reflexiva (indutiva ou dedutiva) relacionadas ao problema objeto de estudo, deixando-se os modelos indicados pelas normativas da ABNT ou das IES, como o elemento secundário nos estudos da Metodologia da Pesquisa Científica.
Palavras-chave: Metodologia, Indução, Dedução.