64ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO: ANÁLISE DE DISCURSOS E PRÁTICAS |
Camila Almada Nunes 2 Rafael Sousa Ferreira 3 Pedro Mansueto Melo de Souza 3 Izabeli Sales Matos 2 Silvia Maria Nóbrega-Therrien 1 |
1. Profa. Dra./ Orientadora- Depto de Ciências da Saúde- UECE 2. Depto de Educação- UECE 3. Depto de Ciências da Saúde- UECE |
INTRODUÇÃO: |
Considerando a importância da pesquisa para a prática pedagógica dos professores, este trabalho buscou discutir a concepção e a relação entre ensino e pesquisa na prática de professores que participam de grupos de pesquisa e/ou ministram disciplinas ligadas à pesquisa no curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE).O estudo em questão é parte integrante da investigação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação e Saúde Coletiva (GPESC), que discute a relação entre ensino e pesquisa em cursos de graduação na UECE na área da saúde, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UECE com o processo n° 09503560-5. |
METODOLOGIA: |
Para investigar a prática pedagógica dos professores-pesquisadores do curso de Nutrição, selecionamos dois docentes sob os critérios acima referidos e que aceitaram participar da pesquisa. Foi realizada então a observação de suas aulas, seguidas por entrevistas para auto-confrontação e esclarecimentos. O caminho metodológico trilhado para realizar este trabalho teve como ponto de partida a análise dos roteiros de observações e das entrevistas de explicitação realizadas com os dois professores, no caso, que ministravam as disciplinas de Nutrição e Dietética e Nutrição e Saúde Pública. |
RESULTADOS: |
O material coletado nas observações e entrevistas foi categorizado mediante a escolha de temáticas de interesse da pesquisa como: desenvolvimento das aulas; os modos de ensinar e construir conhecimento; desenvolvimento de uma postura investigativa e integração ensino e pesquisa. Com essas análises identificaram-se concepções e práticas dos professores voltadas para a pesquisa refletida através de relatos e ações em sala de aula. Apesar de constatações diferenciadas, mesmo assim, é possível afirmar que o curso de Nutrição possui professores atentos a pesquisa como no mínimo estratégia de ensino-aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
Concluímos que a pesquisa se faz presente de modo transversal na gestão do saber curricular dos investigados, de modo que a prática pedagógica observada foi marcada pelo equilíbrio entre o repasse de informações acerca do tema abordado nas disciplinas, no propósito de favorecer com ênfase o desenvolvimento de atitude ético-profissional dos graduandos como futuros nutricionistas, constatando que a pesquisa vem alcançando reconhecimento como instrumento necessário à atuação do profissional em nutrição. |
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Professores de Nutrição, Ensino e Pesquisa. |