64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
SÍNTESE DE NOVAS 6-TRIFLUORMETIL 1,3-OXAZINANAS N-SUBSTITUÍDAS A PARTIR DE 1,3-AMINOALCOOIS
Laura de Andrade Souza 1
Josiane Moraes dos Santos 2
Nilo Zanatta 3
1. Mestranda. Departamento de Química- Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
2. Doutoranda. Departamento de Química- Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
3. Professor Doutor/ Orientador- Departamento de Química- UFSM
INTRODUÇÃO:
Os aminoálcoois são amplamente utilizados na síntese assimétrica agindo como ligantes quirais ou como auxiliares quirais, os 1,3-aminoálcoois tem contribuído significativamente na síntese assimétrica, além de serem unidades constituintes de muitos produtos naturais biologicamente ativos, antibióticos e também por apresentarem propriedades farmacológicas. As 1,3-Oxazinas pertencem a uma classe de compostos que têm sido amplamente estudada devido à sua gama de atividade e fácil acessibilidade sintética. Atenção especial tem sido dada a esses compostos desde o desenvolvimento do Efavirenz, uma trifluorometil-1,3-oxazin-2-ona, que é um inibidor não-nucleosídeo da transcriptase reversa, que apresenta alta atividade contra uma variedade de cepas mutantes do HIV-1. Porém, poucos relatos sobre a síntese destes compostos são encontrados na literatura. Um dos primeiros métodos relatados para a síntese de 5-nitro-5-alquil-1,3-oxazinanas, a partir da reação de um nitroalcano primário com formaldeído e amônia ou aminas primárias, foi explorada nos anos cinquenta e sessenta.
METODOLOGIA:
Os 1,3-aminoalcoois foram sintetizados a partir da redução dos intermediários enaminocetonas com borohidreto de sódio em etanol por 16h em temperatura ambiente. Os intermediários foram obtidos em uma etapa anterior mediante reação entre o 3-trifluoracetil-4,5-diidrofurano com diversas aminas primárias e não puderam ser isolados, pois são instáveis e decompõem-se em poucas horas, no entanto sua formação foi acompanhada por placas de TLC. Os compostos foram purificados em coluna cromatográfica usando alumina neutra como suporte sólido e como eluentes uma mistura de clorofórmio e metanol.
As 6-trifluormetil 1,3-oxazinanas de interesse foram obtidas a partir da ciclocondensação dos 1,3-aminoalcoois com paraformaldeído utilizando refluxo de etanol por 24h na presença de ácido p-toluenosulfônico. Após o término do tempo reacional o solvente foi evaporado e o sólido residual extraído com acetato de etila e água em pH 9; a fase orgânica foi seca com sulfato de magnésio anidro e evaporada sob pressão reduzida levando assim aos produtos desejados.Os compostos foram purificados através de coluna cromatográfica usando sílica gel como suporte sólido e uma mistura de clorofórmio/metanol como eluentes.
RESULTADOS:
As 6-trifluormetil 1,3-oxazinanas foram obtidas na forma de óleos amarelos claros e como misturas diastereoisoméricas. Os rendimentos brutos obtidos para a síntese variaram de 70-88%. A identificação dos produtos foi feita através da técnica de RMN de 1H e 13C e Espectrometria de Massas. A formação de mistura de compostos, ou seja, de diatereoisomeros é devido a utilização dos materiais de partida 1,3-aminoalcoois também na forma de mistura diastereoisomericas. Outros aldeídos foram testados, tais como acetaldeído, benzaldeído e p-nitrobenzaldeído, para a síntese das 6-trifluormetil 1,3-oxazinanas com a finalidade de obter produtos substituídos na posição 2 do anel, porém mesmo utilizando catalisador nenhum resultado positivo foi obtido.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, pode-se concluir que a metodologia empregada para a síntese de uma nova série de 1,3-oxazinanas N-substituídas a partir da ciclocondensação de 1,3-aminoálcoois com formaldeído é simples e eficiente para a obtenção dos produtos.
Palavras-chave: 1,3-aminoálcoois, Paraformaldeído, 1,3-oxazinanas.