64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação |
SISTEMAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO |
Tiago Gautier Ferreira Borges 1 Maria Helena Weber 2 |
1. Faculdade De Biblioteconomia e Comunicação - UFRGS 2. Profa. Dra./ Orientadora - Faculdade De Biblioteconomia e Comunicação - UFRGS |
INTRODUÇÃO: |
O objetivo principal do projeto é identificar os sistemas de comunicação dos poderes legislativo, executivo e judiciário e formular modelos sobre a comunicação pública do Estado Brasileiro. |
METODOLOGIA: |
O trabalho realizou-se pelo método da pesquisa documental e análise de conteúdo – em publicações, websites e relatórios de gestão dos órgãos de comunicação dos três poderes – unida à pesquisa bibliográfica, de modo a descrever práticas, identificar e tipificar produtos de comunicação do poder público. Como base teórica, ressalta-se o conceito de Comunicação Pública enquanto concepção de comunicação estatal, como proposto, entre outros, por Pierre Zémor, Wilson Gomes, Heloisa Matos, Maria Helena Weber e Jorge Duarte, além da ideia de esfera pública postulada nos estudos de Jürgen Habermas e a dicotomia público-privado como colocada por Hannah Arendt. |
RESULTADOS: |
Nessa etapa, procurou-se detalhar (1) o funcionamento da comunicação no poder executivo (estrutura, regulamentação e funções da SECOM e da EBC, políticas de comunicação adotadas e alocação de recursos), (2) os produtos gerados (mídias, eventos, campanhas, veiculação de material nos canais estatais privados, pesquisas de opinião e comunicação digital) e (3) a formulação de um modelo de comunicação pública (quais órgãos geram o que, com quais recursos, com quais objetivos, quais são os meios para se aferir o cumprimento desses objetivos, quais as lacunas e quais os resultados percebidos em termos de formação da imagem e posicionamento da opinião pública). |
CONCLUSÃO: |
O discurso estatal se insere na esfera pública de maneira estratégica e efetivamente abrangente, tendo o potencial de qualificar o debate público, aperfeiçoando o modelo representativo e tornando possível a deliberação. Desafio: aperfeiçoar os mecanismos de controle de corrupção/apropriação privada dos meios estatais (sejam recursos de ordem econômica, seja capital simbólico), ao mesmo tempo em que se ampliem os meios e os estímulos para a participação política efetiva, não apenas através da adesão (ou não) a determinados discursos por parte do eleitor: trata-se, enfim, de viabilizar a autonomia política do cidadão. |
Palavras-chave: comunicação pública, sistemas de comunicação, comunicação estatal. |