64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
MEDIDAS DA RADIÇÃO GAMA AMBIENTAL EM ATIVIDADE DE ENSINO
Inacio Malmonge Martin 1,2
Mauro Angelo Alves 3
Franklin Anderson da Silva 2
1. Instituto Tecnologico de Aeronáutica - ITA
2. Universidade de Taubaté - UNITAU
3. Instituto de Aeronautica e Espaço - IAE - AMR
INTRODUÇÃO:
É de conhecimento geral que vivemos em um ambiente do qual fazem parte radiações ionizantes (raios-X, raios gama, particulas alfas e betas). Essas radiações, em situações normais, são produzidas por fenômenos naturais tais como raios cósmicos de fontes diversas e o decaimento de elementos radioativos presentes na crosta e atmosfera do planeta. Radiações ionizantes também podem ser produzidas por atividades humanas tais como as relacionadas à geração de energia nuclear e uso na medicina e odontologia. Apesar das radiações ionizantes fazerem parte do nosso cotidiano, poucos alunos ou mesmo pesquisadores têm a oportunidade de realizar medidas e observações da radiação de fundo. Para suprir essa carência na área educacional, iniciamos um programa piloto de medidas e observações da radiação ambiental de fundo com alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, SP) e Universidade de Taubaté – UNITAU, usando medidores compactos e portáteis de radiação gama.
METODOLOGIA:
Medidas de radiação gama foram realizadas com um cristal cintilador de NaI(Tl) (área, 182 cm2) montado em uma célula de alumínio e acoplado a um tubo fotomultiplicador PM da (Aware Electronics, E.U.A.). Este detector é acoplado a um computador PC para armazenamento das séries de dados. Medidas da radiação de fundo são coletadas a cada 1 minuto e por intervalos de tempo ininterruptos de um dia a três meses. Análise estatística e análise de Fourier são os métodos utilizados para estudar as séries de dados.
RESULTADOS:
O sistema de análise de dados se mostrou confiável e de fácil uso, tanto pelos alunos como pelos pesquisadores. A coleta dos dados é relativamente simples e pode ser realizada em vários tipos de situações. A análise das séries de dados longas (período de coleta maior que 2 meses) mostra que a radiação gama de fundo possui várias componentes: a principal corresponde a um valor médio que varia pouco com o tempo e que deve estar relacionada ao decaimento de elementos radioativos naturalmente presentes no ambiente, outra componente identificada está relacionada à variações de radônio no meio ambiente que ocorrem em função de precipitação. Variações outras de ~15 dias são encontradas nessas análises porem maior numero de dados sera necessário para confirmação estatistica da mesma.
CONCLUSÃO:
O uso de um detector de raios gama compacto, portátil e de fácil operação permitiu que alunos coletassem séries de dados de radiação gama ambiental com facilidade e segurança. Além da coleta, a observação e análise das séries de dados observadas permitiram que os alunos ganhassem uma maior compreensão sobre o fenômeno sendo estudado e fossem treinados para a operação de instrumentos científicos. Um aspecto importante desse estudo foi a introdução de conceitos e procedimentos novos aos alunos, o que sem dúvida podem enriquecer a sua formação.
Palavras-chave: radiação gama ambiental, detetores de radiação gama, ensino.