64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto
CADEIRA DE RODAS LLCC – DINÂMICA ESTRUTURAL
Alex Braga Tonda 1
Paulo de Tarso Oliva Barreto 2
1. Design Industrial, Centro Universitário SENAC
2. Prof. Dr. / Orientador – Design Industrial, Centro Universitário SENAC
INTRODUÇÃO:
A maioria das cadeiras de rodas motorizadas disponíveis no mercado não se desmonta, são necessários veículos especiais para seu transporte. Quando desmontáveis, o processo se configura no sentido longitudinal, a partir de um quadro (chassi) em X, que permite aproximar as duas laterais tornando-as mais estreitas. Essa é uma fórmula clássica de acoplamento das cadeiras de rodas comuns, porém, para cadeiras motorizadas, a solução se apresenta como um inconveniente, por serem reforçadas e portarem motores, controles e demais acessórios relacionados.
O objetivo do redesenho da estrutura da cadeira de rodas motorizada é oferecer uma solução mais eficaz de compactação, e ao mesmo tempo, construir uma unidade formal dentro da relação estrutura e acessórios.
METODOLOGIA:
A Pesquisa foi desenvolvida por ações individuais e coletivas propostas aos estudantes de Design Industrial integrantes da Iniciação Científica. Foram realizadas consultas bibliográficas em publicações especializadas, artigos e normas na base de dados do INMETRO. Também foi realizada uma reunião na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o Secretário Adjunto Marco Pellegrini e o grupo do Laboratório de Sistemas Integrados (LSI) POLI-USP liderado pela Professora Dra. Irene Ficheman, visita à Feira de Normas Técnicas da ABNT, e uma visita ao Departamento de Estrutura Aeronáutica da USP- São Carlos, com o Professor Dr. Volnei Tita.
O projeto foi inteiramente desenvolvido no Laboratório de Design Industrial utilizando extensivamente seu equipamento completo para manipulação de materiais.
As informações coletadas, adicionadas ao desenvolvimento dos estudos de modelos matemáticos, confecção de maquetes e muitos desenhos, possibilitaram configurar claramente o projeto.
Ensaios tanto em softwares de modelagem quanto em modelos funcionais foram realizados. Isto permitiu uma análise profunda e fundamentada. A confecção de um modelo em acrílico, em escala, da cadeira também possibilitou o grupo visualizar o funcionamento simultâneo de todas as partes que compõem a estrutura da cadeira de rodas.
RESULTADOS:
As divisões e subdivisões de estrutura de cadeira de rodas comum foram substituídas por quadros formados de perfis retangulares no projeto LLCC. Restringir a compactação da estrutura da cadeira a uma caixa quadrada facilitou a organização dos elementos estruturais, viabilizando assim, um desenho uniforme, livres de cantos vivos que dificultem a manipulação do volume e sua montagem/desmontagem.
O diferencial do projeto LLCC é a concepção de um chassi que se compacta em “Z”, e não mais em “X”, concepção clássica de compactação, onde as laterais se encontram por meio de uma dobradiça. A estrutura de compactação em “Z” possibilita a junção dos quadros superiores e inferiores por meio de alças intermediárias, o que possibilita a configuração de uma geometria mais estável e organizada.
Considerando o extenso período de permanência do usuário na cadeira, outro fator crucial estudado foi o amortecimento da estrutura. A estrutura deve oferecer um balanço equilibrado para aliviar os pontos de pressão. O projeto da aplicação dos amortecedores foi seguido de testes em modelos, a fim de se descobrir uma suspensão que combinasse estabilidade com flexibilidade.
CONCLUSÃO:
Em comparação ao modelo usado como referência para o redesenho do projeto, a cadeira LLCC apresentou resultados satisfatórios em relação à demanda de compactabilidade em função de uma prática portabilidade. Cumpriu o objetivo de simplificar a estrutura em conta de viabilizar uma desmontagem prática e rápida. A aplicação do alumínio à estrutura possibilitou a redução de seu peso, contribuindo ergonomicamente para o manuseio da cadeira, quando desmontada e estocada, realizado, geralmente, por uma pessoa.
Por mais complexo que o projeto tenha se apresentado o redesenho de uma cadeira de rodas motorizada compactável se mostrou necessário a cada momento da pesquisa.
A portabilidade é crucial na vida das pessoas com mobilidade reduzida. Oferecer uma estrutura compacta e de prática manipulação potencializa a inserção social do indivíduo ao meio a partir do momento em que seu deslocamento é facilitado por um objeto que descarte a utilização de um veículo especial e geralmente dispendioso.
Palavras-chave: cadeira de rodas motorizada, compactação, alumínio.