64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
No ritmo do texto: uma prática pedagógica lúdica para desenvolver e acompanhar a leitura e escrita dos alunos do 6º ano em sala de aula.
Moises Garcês Silva 1
Celso Ulisses Costa Campos 1
Francisca Maria da Cunha Cardoso 1
1. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
3. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
No ritmo do texto foi o nome dado para uma oficina proposta por bolsistas e coordenadoras do PIBID, para uma primeira aproximação dos pesquisadores com a sala de aula, com o objetivo de diagnosticar as práticas de leitura e escritas dos alunos do 6°ano de uma escola de São Bernardo – MA. Pois segundo o IDEB de 2009 a escola registrou uma nota de 2,4. E essa nota indica a deficiência na leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental. Sendo assim um incentivo para os alunos da graduação que iniciam a prática docente nos primeiros semestres da licenciatura trabalhem com olhar voltado para essa realidade.
Tendo intimidade com a leitura, sendo esta realizada com prazer, tem como resultado alunos que demonstrem competência nas diversas práticas de leitura e escrita na escola. Facilitando assim o seu desenvolvimento em sala de aula. Fazendo com que as formas lúdicas de ensino, desenvolvidas pelos bolsistas possam ajudar no melhoramento desses alunos. Pois como os bolsistas não tinham contato com o ambiente escolar, essa era uma boa forma deles constatarem como é que funcionam as práticas de leitura e como são trabalhadas em sala de aula. E desenvolver com esses alunos a leitura e escrita através da musica e de vários gêneros textuais.
METODOLOGIA:
No planejamento da oficina No ritmo do texto foram utilizados materiais recicláveis para a produção de instrumentos musicais, utilização do corpo como percussão, a produção de um diário no qual os alunos fizeram anotações após cada dia da oficina, que duraram três dias. Pois no primeiro dia entregamos diários que foram confeccionados pelos bolsistas a todos os alunos e pedimos que eles anotassem o que tinha acontecido de melhor para eles. Com isso não buscávamos saber só a parte formal da escrita desses alunos, como também o ambiente social que ele estava inserido.As músicas e textos de vários gêneros em verso e prosa, dentre eles o conto, a biografia e o diário, envolveram a temática da amizade. Esse tema foi delimitado considerando relatos da comunidade escolar sobre a violência na escola. A criação do muro da gentileza inspirado nos muros escritos pelo Profeta Gentileza, no qual os alunos escreveriam no muro da escola frases de gentileza, amor e carinho. O planejamento prévio dos bolsistas sobre as atividades, textos, músicas, explanação de conteúdo, confecção do muro e do tempo que seria utilizado a cada dia de oficina fez com que ocorresse tudo em total harmonia.
RESULTADOS:
Os bolsistas foram bem aceitos pelos alunos, como também as músicas e os textos trabalhados, sobretudo ao constatarmos nas análises dos diários os seus relatos de como foi à oficina e a atuação dos bolsistas. O que permitiu uma melhor compreensão dos pesquisadores (bolsistas) sobre o ambiente da sala de aula e as formas de como se trabalhar gêneros de uma maneira lúdica que estimula o aluno a participar da aula e assim compreenderem todo o conteúdo passado pelo professor.
Foi possível também perceber o ambiente social em que esses alunos estão inseridos a partir das análises dos diários, principalmente no dia das crianças que alguns relataram que mesmo não tendo ganhado presente neste dia, mas só por ter passado junto com sua família foi o melhor presente para eles.
CONCLUSÃO:
A nossa proposta da oficina no ritmo do texto foi bastante proveitosa, pois conseguimos fazer tudo aquilo que havia sido planejado. E a metodologia utilizada demonstrou ser uma prática eficiente, pois houve interação entre bolsista e um primeiro contato com alunos em sala de aula. Também conseguimos analisar a leitura e escrita de nossos alunos e reconhecer que existem problemas quanto à leitura que ainda não é a ideal para alunos do 6ºano, mas isso serve para que através destes resultados possamos buscar soluções junto aos professores sobre formas novas de fomentar a leitura e escrita de nossos alunos. E compreender acima de tudo como é o ambiente em que vive esses alunos dentro e fora da sala de aula, pois com a pratica da escrita nos diários foi possível compreender um pouco mais sobre eles. O que servirá para ajudá-los no seu desenvolvimento dentro e fora do convívio do ambiente escolar. No decorrer das ações a turma não demonstrou nenhuma atividade considerada violenta. Como prova a construção do muro sem nenhuma frase de violência e giravam todas em torno da mesma temática amizade, amor e carinho. E essa atividade tem nos permitido pensar em novas intervenções em torno dessa temática que foi tão bem sucedida.
Palavras-chave: Pratica pedagógica, Leitura, Escrita.