64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 7. História Política
Mídia e poder no processo de redemocratização no Brasil: As diretas Já.
Rochelle Gutierrez Bazaga 1
Clayton Cardoso Romano 2
1. Universidade Federal do Triângulo Mineiro
2. Prof. Dr./Orientador - Departamento de História- UFTM
INTRODUÇÃO:
O movimento “Diretas Já“ foi um momento histórico de grande relevância para a política do Brasil contemporâneo, de abertura política, de participação e mobilização popular e de construção de um “sentimento nacional” que girava em torno das eleições diretas e a votação da Emenda Dante de Oliveira. É nesse momento também que a sociedade civil se mostra em ebulição, como mostram as fundações da CUT e do MST , reforçando o momento de efervescência política da época . O movimento iniciou-se em 1983 e ganhou dimensão nacional no inicio de 1984. Em 25 de abril de 1984 a emenda Dante de Oliveira é derrotada no Congresso Nacional e, no ano seguinte, acontecem eleições diretas para prefeito nas capitais brasileiras e em 1986 as eleições diretas para Governadores de Estado e a formação da Assembléia Constituinte.O objetivo do trabalho é debater se as mídias tiveram de fato influência na reorganização democrática do Brasil e na retomada da participação política popular, relacionando-se com o poder político da época nas “Diretas Já”, levando em consideração o momento de transição da ditadura militar para uma perspectiva de redemocratização.
METODOLOGIA:
São utilizadas fontes orais do banco de entrevistas da Fundação Getúlio Vargas,da Fundação Perseu Abramo,do Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP , bibliográficas teóricas,históricas e historiográficas no que se refere ao período histórico em questão e o acervo dos jornais Estado de Minas e Folha de São Paulo.
RESULTADOS:
A discussão central do trabalho, é debater se as mídias tiveram de fato influência na reorganização democrática do Brasil e na retomada da participação política popular, relacionando-se com o poder político da época nas “Diretas Já, buscou-se também compreender as oscilações ideológicas através da cobertura midiática,a construção e trajetória da Emenda Dante de Oliveira e as alianças políticas que organizaram o movimento das diretas já e questionar se houve um controla dos militares no processo de redemocratização além de analisar o movimento cultural e a participação de artistas nas diretas e a sua influência no processo político. Os resultados apontaram para que a mídia e principalmente os jornais analisados se não influenciaram diretamente o poder político da época, foram determinantes para a construção do “sentimento nacional” que mobilizou a sociedade civil e colocou milhares de pessoas nas ruas. Os meios de comunicação que inicialmente foram indiferentes ao movimento, aos poucos acabaram por dar cobertura total às diretas, servindo como grande mobilizador em torno da unidade em torno do desejo de mudanças e dos comícios pelas Diretas, o maior deles aconteceu no Anhangabaú, em São Paulo, que contou com cerca de 1,7 milhão de pessoas.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que as “Diretas Já” foram o extrato do processo de transição da ditadura militar para a redemocratização brasileira, onde o longo período de censura aparece como ponto determinante para a votação da Emenda Dante de Oliveira. Assim, as mídias e principalmente as fontes usadas para o trabalho comprovam a importância dos meios de comunicação para a política brasileira e para a mobilização da sociedade civil para as pautas sociais, também mostrou como a sociedade civil organizada apresentou o movimento e ganhou as páginas dos jornais e a participação de artistas, gerando também um grande movimento cultural que contribuiu para a mobilização popular.
Palavras-chave: diretas, mídia, redemocratização.