64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/IFG) NA ESCOLA ESTADUAL HUGO LÔBO |
Rafael Gonçalves Bezerra 1 Leandro Santos Goulart 2 |
1. Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas – Instituto Federal de Goiás – IFG/ Câmpus Formosa 2. Prof. Ms. / Orientador – Instituto Federal de Goiás – IFG/ Câmpus Formosa |
INTRODUÇÃO: |
Segundo Brasil (2011), o PIBID é um programa destinado para promover a iniciação à docência aos estudantes dos cursos de licenciaturas das instituições públicas de ensino Superior. Visando atender à grande demanda por professores na área de Ciências da Natureza, o IFG - Câmpus Formosa iniciou, em agosto de 2010, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o qual em 2011 já fora contemplado pelo PIBID/IFG. O subprojeto PIBID/Biologia tem a Escola Estadual Hugo Lôbo como parceira, conta com dez alunos de graduação, um professor supervisor e um professor coordenador. Dentre os seus objetivos estão: incentivar o exercício da docência na educação básica e práticas pedagógicas dos licenciandos e dos alunos da Rede Pública de Educação Básica da região de Formosa (GO); socializar os conhecimentos e habilidades produzidas no âmbito da licenciatura do Câmpus com a escola parceira; promover a melhoria da qualidade da educação básica; valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores; proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras. Assim, este trabalho tem o intuito de apresentar alguns pontos do desenvolvimento do subprojeto na escola parceira. |
METODOLOGIA: |
As atividades propostas pelo subprojeto estão sendo desenvolvidas diariamente a partir de atividades de ensino de Biologia, desde agosto de 2011, nos turnos matutino e vespertino. Para isto, os bolsistas foram separados em trios, permitindo uma melhor interação com todas as turmas da escola e um melhor controle do professor supervisor, de forma a atender o maior número de alunos da escola. Primeiramente, foi realizada uma caracterização do espaço escolar para conhecer as principais carências e recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades. Os bolsistas fizeram levantamentos dos materiais disponíveis nos laboratório de ciências e de informática da escola. O professor supervisor explicou como é feito e disponibilizou os diários de classe para, ao término dos trabalhos do subprojeto, serem feitas comparações. As principais atividades desenvolvidas foram às seguintes: aulas expositivas e práticas com auxílio de projetor e notebook, notebook e equipamento de som no laboratório de ciências da escola, ajuda na realização da Amostra Cientifica da escola, participação em reuniões pedagógicas, realização de planos de aula. Os dados foram registrados em fotografias, nos relatórios mensais, nos planejamentos das atividades desenvolvidas e das atividades vivenciadas com os alunos. |
RESULTADOS: |
O PIBID é um projeto pioneiro na região de Formosa tanto que a sua familiarização, até por parte dos servidores da escola, apresentou dificuldades: na educação, infelizmente, há muito conservadorismo, o se constatou nas reuniões pedagógicas que os bolsistas participaram. Os alunos têm dificuldades em várias disciplinas, não apenas biologia. Também a quantidade exarcebada de alunos por turma, cerca de quarenta e dois, torna realmente o ensino-aprendizagem precário, tanto por parte do professor quanto por parte do discente. No começo, o professor mostrou-se inseguro com a presença dos bolsistas do PIBID/IFG em sala, mas aos poucos percebeu que aquele contato seria proveitoso; então passou a confiar no trabalho, participou das atividades e interviu em alguns casos. Constatou-se que o trabalho gerou alguns frutos logo nos primeiro semestre: os alunos passaram a procurar os bolsitas para tirar dúvidas e cobraram atividades no laboratório que, quando realizadas com planejamento, aliado às aulas teóricas faz com que eles assimilem o conteúdo. Além disso, o auxílio de um projetor e notebook para a visualização de imagens, diagramas e gráficos facilita a compreensão do conteúdo. Infelizmente, constamos uma grande irregularidade no quadro docente da escola: uma estudante de Geografia está ministrando aulas de educação física. Esta foi contratada através do processo seletivo destinado a prover cargos temporários de professores, que ocorreu no fim do ano de 2011. |
CONCLUSÃO: |
Primeiro, quando se constata que o Estado não seleciona um profissional graduado para ministrar aulas, ou pior, uma graduanda de um curso diferente de seu campo de atuação, verifica-se que o mesmo não está cumprindo a legislação a que se submete, fere um direito da educação de qualidade, que é de todos (artigo 205 da Constituição de 1988). Também desrespeita o que dispõe a LDB (1996) em seu artigo 62, o qual diz que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena. Segundo, o PIBID além de incentivar a formação e a valorização dos profissionais da educação, está contribuindo de forma decisiva para a melhoria da tanto da formação dos licenciandos em Ciências Biológicas do IFG - Câmpus Formosa, através da inserção destes estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas da rede pública, como dos alunos de ensino básico, promovendo, desta forma, uma melhor integração entre educação superior e educação básica, além de proporcionar experiências inovadoras. Terceiro, o PIBID abre a possibilidade de aliar a docência à pesquisa. Certamente, esta experiência será reflexo na melhoria do ensino de Ciências da Natureza, nos níveis fundamental e médio, ministrado pelos futuros docentes na região de Formosa. |
Palavras-chave: PIBID, Biologia, LDB. |