64ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE ÓPTICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO EM SANTARÉM-PA |
Rubem Silvaney Maia da Silva 1 Cláudia Silva de Castro 2 |
1. Escola São José/SEDUC-PA 2. Profa. Msc/orientadora - Programa de Física Ambiental/ICED/UFOPA. |
INTRODUÇÃO: |
O Ensino da Física realizado nas escolas de Ensino médio é desenvolvido, na maioria das vezes, dando maior ênfase a memorização de fórmulas e a utilização apenas do quadro, pincel e livro didático. Visando superar este cenário temos buscado desenvolver práticas diferenciadas no ensino de física em uma escola da área rural no município de Santarém-Pa, de modo a favorecer a aprendizagem significativa em que os alunos sejam agentes de mudança em situações do seu cotidiano. Assim, dentre as atividades desenvolvidas neste contexto está a produção de vídeos pelos estudantes, atividade esta proposta aos alunos do 3º ano do ensino médio, para abordar os conteúdos de óptica durante o 4º bimestre de 2011. A proposta objetivava a produção, em equipe, de vídeos de curta duração com o referido assunto, com o intuito de despertar o interesse pela disciplina e motivá-los na construção de novos conhecimentos utilizando ferramentas que aguçam a curiosidade e que frequentemente estão manuseando como máquinas fotográficas e celulares. Procurou-se a partir da atividade verificar se através dessa metodologia os alunos despertavam maior interesse pela disciplina, assim como, observar se a experiência foi relevante e os mesmos conseguiram aprender os conteúdos relacionados a produção de vídeos. |
METODOLOGIA: |
Esta experiência foi desenvolvida na Escola Conveniada São José, situada na área rural, Rodovia BR-163, Km 14, município de Santarém, estado do Pará, a qual atende alunos provenientes de comunidades do entorno, algumas a 40 km distantes da escola. Participaram da atividade duas turmas de 3º ano do turno matutino, totalizando 54 alunos, sendo que cada turma foi dividida em 4 equipes e cada uma responsável por um tópico do conteúdo de óptica previsto para o bimestre: introdução ao estudo da luz, reflexão, refração e dualidade onda partícula. Cada equipe produziu um vídeo com no mínimo 10 minutos, em cada vídeo deveria constar: explicação sobre o referido assunto, pelo menos um experimento e aplicações no cotidiano. Após a produção, os vídeos foram apresentados nas turmas e a partir daí, foram realizadas atividades de resolução de exercícios propostos no livro didático. Após esta etapa foi disponibilizado um questionário para que os alunos respondessem sobre a aprendizagem dos conteúdos de óptica relacionados ao tema do vídeo produzido, os aspectos mais relevantes da experiência, os desafios enfrentados durante a atividade e dessem sugestões para atividades posteriores. Do material coletado neste questionário organizamos a investigação sobre a experiência que trazemos neste trabalho. |
RESULTADOS: |
Quanto a aprendizagem dos conteúdos verificamos que os estudantes indicaram que houve um grande aprendizado, pois este perceberam na prática, como a luz se manifesta, os meios em que se propagam, reflexão e refração e ainda que esta pode se comportar como onda e como partícula. No que se referem aos aspectos mais relevantes da experiência, os alunos afirmaram que conseguiram aprender com mais prazer, pois se divertiram muito no decorrer da produção dos vídeos, além de explicarem muitas situações do cotidiano, tais como, o funcionamento dos olhos, os eclipses, a máquina fotográfica e etc. Dos desafios enfrentados na produção dos vídeos, os mais citados foram as dificuldades técnicas, como a falta de um local e equipamentos apropriados para capturar áudio, outra, além da dificuldade de utilizar o contra turno de aula. Como sugestões para atividades futuras foram indicados pelos estudantes, que houvesse uma interação maior entre os alunos e o professor na hora da filmagem, que os equipamentos fossem disponibilizados pela escola e fossem utilizadas as aulas normais do bimestre, evitando assim, o contra turno. Contudo os alunos perceberam que esta metodologia foi uma experiência bastante significativa para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos da disciplina. |
CONCLUSÃO: |
A produção de vídeos como metodologia diferenciada no ensino de Física possibilitou melhorias quanto à relação dos estudantes com a disciplina e quanto à aprendizagem dos conteúdos. Na relação com a disciplina verificamos que houve melhorias no interesse pelas aulas, na busca pela compreensão dos conteúdos em comparação com o ensino tradicional. No que se refere à aprendizagem dos conteúdos verificamos avanços quanto à atribuição de significados aos conceitos estudados, bem como nas explicações de situações do cotidiano, o que indica que houve melhorias no aprendizado. Diante disso, entendemos que a produção e exposição de vídeos de curta duração, como metodologia facilitadora do processo ensino aprendizagem pode contribuir para motivar os estudantes a aprenderem Física. Assim, a experiência, apesar de alguns problemas na sua realização, foi de grande importância, pois os estudantes produziram vídeos procurando explicações para acontecimentos do seu cotidiano, a partir da relação com a teoria. Outro aspecto relevante da experiência é que esta pode ser considerada como uma alternativa para estudar de maneira mais dinâmica os conteúdos de óptica, nos casos em que não há disponibilidade de laboratório para atividades experimentais, como é o caso da escola em que a atividade foi desenvolvida. |
Palavras-chave: Produção de vídeos, Ensino de óptica, Metodologias diferenciadas. |