64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
A ATUAÇÃO DO ASISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL REGIONAL Dr. ABELARDO SANTOS- DISTRITO DE ICOARACI-PA.
Lidia Luany Palheta Souza 1
Aline Vitor da Silva 2
Carla Ribeiro dos Reis Barbosa 3
Cinthia Cordeiro Teles 4
Michele Elane de Sá Monteiro 5
Sandra Helena Salgado de Morais 6
1. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - UFPA
2. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - UFPA
3. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - UFPA
4. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - UFPA
5. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - UFPA
6. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - UFPA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho acadêmico desenvolvido a partir de pesquisa documental e Institucional tem por finalidade apresentar as conquistas do assistente social na área da saúde e como se deu o processo de absorção a partir de demandas que culminaram na participação deste profissional nessa área, assim como apresentar o processo de trabalho do mesmo. Este profissional utiliza alguns instrumentais técnicos da profissão como, entrevista, acolhimento, encaminhamento, observação, plantão e orientação, com intuito de garantir os direitos do usuário, por meio da articulação entre teoria e prática, este trabalho ressalta as atividades desenvolvidas pelos assistentes sociais no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos - PA. O trabalho realizado pelos assistentes sociais nesta instituição é intersetorial e multidisciplinar. A estrutura organizacional do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é dividida em clinica médica e urgência e emergência, o que possibilita o assistente social a se revezar em vários setores.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido a partir da utilização de metodologias, como pesquisa bibliográfica, que possibilitasse conhecer a base conceitual do processo de trabalho do assistente social na área da saúde, assim como o processo histórico que culminou na inserção deste profissional nesta área; observação de campo, realizado no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, para identificar a divisão sócio-ocupacional, assim como a dinâmica institucional advinda da atuação dos profissionais da saúde; entrevista, com o intuito de conhecer as atividades desenvolvidas pelo profissional de Serviço Social na área da saúde por meio de seus instrumentais técnicos, levantamento de dados acerca da instituição, para conhecer o contexto institucional, registro fotográfico da visita de campo e gravação da entrevista com a assistente social.
RESULTADOS:
A inserção do assistente social na área da saúde deve-se a diversos fatores entre eles o novo conceito de saúde elaborado em 1948, que se refere ao enfoque no tratamento de doenças que estão relacionadas a aspectos psicossociais, que demandou uma equipe multidisciplinar que atuassem nesse setor. Os assistentes sociais no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, utilizam diversos instrumentais técnicos para o atendimento do usuário, primeiramente por meio da acolhida e da escuta este profissional irá identificar as necessidades reais do paciente e em seguida fazer a orientação e posteriormente os encaminhamentos necessários seja internamente ou serviços externos ao hospital, utilizando as redes de serviços de acordo com a demanda identificada pelo profissional. O assistente social faz todo o acompanhamento do paciente na perspectiva da garantia dos direitos desde o ingresso até sua melhora ou até mesmo o agravamento do quadro do usuário.
O trabalho do assistente social no campo da saúde, como afirma Bravo e Matos (2009) passa pela compreensão dos aspectos sociais, econômicos, culturais que interferem no processo saúde- doença e a busca de estratégias para o enfrentamento destas questões.
CONCLUSÃO:
De acordo com o resultado da pesquisa realizada no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, foi constatado a importância da inserção do Profissional de Serviço Social na área da saúde, a pesquisa documental e a observação de campo, nos permitiu identificar que a articulação entre teoria e prática é extremamente importante para a atuação deste profissional, no sentido de preservar o que está previsto no projeto ético- político do assistente social, e essa articulação é uma condição para o êxito profissional.
Apesar de entender a importância desses profissionais na área da saúde, para a compreensão dos direitos que devem ser garantidos aos usuários, ainda percebemos a falta de reconhecimento por parte dos outros profissionais, e a não compreensão das atribuições dos mesmos. Percebemos também que para a garantia dos direitos sociais, o profissional esteja sempre atualizado, para que sua prática profissional seja de fato comprometida com os usuários. E que supere práticas que são imediatistas, nesse sentido, que lute em favor da qualificação do acesso ao serviço.
Palavras-chave: Serviço social, Saúde, Direitos.