64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas |
Gestão por competências como estratégia competitiva. |
Salmo Lima Costa 1 Marcela Santana Rocha 1 Ildeflávio dos Santos Silva 2 Ivan de Oliveira Couto 3 Vinícius Santana Pedreira 3 |
1. Faculdade juvêncio Terra (FJT) 2. Prof. Esp. Faculdade Juvêncio Terra (FJT) 3. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
INTRODUÇÃO: |
O novo cenário do mercado atual conduz a uma nova reorganização na gestão estratégica. Neste cenário, onde as pessoas, com suas habilidades, conhecimentos e atitudes, passa a ser a nova vantagem competitiva das empresas, a gestão tradicional tem sido substituída progressivamente pela gestão por competências, privilegiando o incentivo e desenvolvimento de habilidades por parte das empresas (competências organizacionais) e das pessoas (competências individuais). A evolução do conceito de GRH que, segundo ALBUQUERQUE (et. al.2002), antes era da “estratégia de controle” (que considera as pessoas apenas como fontes de custos para a empresa), agora passa a ser reconhecido como “estratégia de comprometimento” (onde as pessoas se envolvem mais ativamente com seu trabalho). Segundo MASCARENHAS (2009), as organizações estão em estado de dependência com seu ambiente, onde esse ambiente impõe restrições e as empresas devem se adaptar a tais imposições. Neste sentido, DUTRA (2010) fala da gestão estratégica nessa perspectiva ao se referir a um “novo contrato entre pessoas e organizações”. Assim sendo, aspectos como profissionalismo, promoção interna, seletividade, iniciativa e atitudes em situações complexas, são fundamentais para definir as estratégias para gestão de pessoas conseguindo o máximo de desempenho da equipe. |
METODOLOGIA: |
Foi feita uma pesquisa com os funcionários da Farmácia de Manipulação NathFarma, pioneira no mercado do Sudoeste da Bahia, agora com 29 anos de existência e que em 2010 começou a implantar a gestão baseada em competências, analisando principalmente a motivação e o progresso em termos de capacitação e resultados. Foram entrevistados todos os funcionários e após coletados os dados, foram comparados com os dados da empresa do ano de 2010. Ainda foram pesquisados os dados referentes ao desempenho atual dos funcionários em relação aos daquele ano. Adicionalmente foi feita uma pesquisa do desempenho geral da organização e comparados com os dados referentes ao exercício 2009 (anterior ao início da implantação do programa de gestão baseada em competências). |
RESULTADOS: |
Uma análise sobre a rotatividade demonstrou que no período envolvendo os últimos dois anos, houve um aumento significativo no índice turnover na empresa. Antes essa variável apresentava números relativamente baixos (aproximadamente 7% ao ano) e nos últimos anos ascendeu a uma média superior a 30%. Quanto a qualificação, à época da primeira pesquisa, apenas 18% dos funcionários estavam se qualificando ou tinham procurado qualificação nos dois anos que antecederam, seja por incentivo da empresa ou por iniciativa própria. Atualmente, esse número subiu para 32,14%. A quantidade média de inconformidades (erros nos setores de atendimento, geração de documentos de produção, conferência farmacêutica e manipulação), que no primeiro período era em média de 7 por mês, caiu para 0,58 por mês. Finalmente, quanto aos dados referentes à eficiência, a empresa aumentou seu faturamento bruto em 20% nesse período sem que fosse necessário, a contratação de pessoal adicional. |
CONCLUSÃO: |
A gestão por competências, quando implantada, procura alocar pessoas com as características próprias para cada trabalho, impactando invariavelmente em migração de pessoas para setores diferentes ou até o seu desligamento, caso não se adapte aos requisitos desejados para o cargo. A busca por qualificação passa a ser uma variável importante para a progressão interna, ou mesmo para a busca de alternativas no exercício da sua função, sendo comum a busca por iniciativa própria o que, em consequência, possibilita a experimentação de melhores resultados de eficiência. Portanto, a gestão de pessoas que leva em consideração suas competências procurando desenvolvê-las sinaliza a alternativa eficaz para o crescimento da empresa e, sobretudo para a valorização e o crescimento profissional das pessoas e consequentemente sua transformação em vantagem competitiva. |
Palavras-chave: Administração de RH, Gestão de Pessoas, Competências. |