64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia |
A Sociologia e a cultura escolar em Escolas de nível médio em Mossoró-RN |
Lidiane Alves da Cunha 1 Alexandro de Paula Silva 2 Jaqueline Alves da Costa 3 Joriana de Freitas Pontes 4 Alcione Costa de Azevedo 5 Vinícius Martins de Oliveira 6 |
1. Profa. Ms./orientadora - Depto de Ciências Sociais - UERN 2. Graduando em Ciências Sociais - UERN/Bolsista PIBID/CAPES 3. Graduanda em Ciências Sociais - UERN/Bolsista PIBID/CAPES 4. Graduanda em Ciências Sociais - UERN/Bolsista PIBID/CAPES 5. Graduanda em Ciências Sociais - UERN/Bolsista PIBID/CAPES 6. Graduando em Ciências Sociais - UERN/Bolsista PIBID/CAPES |
INTRODUÇÃO: |
A obrigatoriedade do ensino de Sociologia na educação básica trouxe novos desafios para a construção de uma prática docente condizente com a realidade escolar. Neste sentido, esta pesquisa propõe-se a realizar um diagnóstico do cotidiano de duas Escolas Estaduais situadas no município de Mossoró-RN, sendo elas o Centro Educacional Professor Eliseu Viana – CEPEV- e a Escola Estadual Moreira Dias. Observamos as concepções de alunos, docentes e diretores, acerca da estrutura, funcionamento, finalidade e metodologia de ensino de cada escola, realizando um estudo acerca destas percepções e de como o ensino de sociologia pode contribuir para uma outra cultura escolar mais participativa e baseada em princípios cidadãos. |
METODOLOGIA: |
Optamos pelo método de entrevistas semi-estruturadas, com roteiros diferentes para professores e alunos, muito embora tratassem dos mesmos pontos de vista, proporcionando assim, a visão de cada uma dessas amostras. Ao todo, foram realizadas 13 entrevistas com docentes e quarenta e seis com os discentes do nível médio, divididos entre as duas escolas. Essas entrevistas foram transcritas e analisadas a partir de uma metodologia qualitativa, baseada na sociologia compreensiva de Weber, em que buscávamos o significado das ações/respostas dos sujeitos para somente em seguida compará-las, buscando compreender a cultura. |
RESULTADOS: |
Após analisarmos em profundidade as informações colhidas, percebeu-se que para 77% dos alunos das escolas envolvidas, o ensino médio é uma etapa necessária para ingressar no mercado de trabalho e na faculdade, e por isso, a sociologia ainda não é vista como uma disciplina importante neste contexto. Mesmo assim, 90% dos Professores e 60% dos alunos citam a importância em se obter melhores metodologias para tornar o ensino mais atrativo e eficiente.Com relação ao convívio e relacionamento na escola, 70% dos alunos apontam a sociologia como uma disciplina que pode contribuir para a cidadania e a melhoria do relacionamento interpessoal com a comunidade escolar. Com relação à escola, 62% dos alunos afirmam que as mesmas precisam de mudanças estruturais, elemento apontado por 100% dos docentes entrevistados. No entanto, para 88% dos docentes, esta contribuição se dá através da adesão da escola à projetos extracurriculares,capazes de por em prática os conhecimentos apreendidos e favorecer a vinda da comunidade para a escola. Destes docentes, 92% participam de algum desses projetos. |
CONCLUSÃO: |
Após a analise dos dados colhidos, o estudo nos mostra a necessidade de uma nova significação do ensino de sociologia e do ensino médio. Como podemos observar nos dados, os alunos vêem o ensino médio como um passaporte para ingressar no mercado de trabalho e na universidade. Por isso mesmo que precisamos desenvolver metodologias com potencial de inserir a sociologia como disciplina fundamental, capaz de fortalecer uma nova cultura escolar baseada nos princípios da cidadania e na formação crítico-cognitiva dos alunos. Ao trabalhar com os docentes percebemos que estes acreditam na educação como base de uma nova sociedade, porém em termos profissionais, encontram-se bastante desmotivados, muito embora desfrutem de bom relacionamento com a comunidade escolar. Sentem a urgência de novas metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizado, detectando as dificuldades em se aplicar todo o conteúdo e utilizar os muitos recursos disponibilizados de forma dinâmica e que colabore com a formação do aluno enquanto profissional e cidadão. A Sociologia pode contribuir ao trabalhar transversalmente diversos temas pertinentes à vida social de maneira dinâmica. É neste cenário que precisamos desafiarmo-nos a buscar novas alternativas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem utilizando métodos de ensino diferenciados, e construindo um novo significado a inserção da sociologia no ensino médio. |
Palavras-chave: cultura escolar, ensino médio, sociologia. |