64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
ASTRONOMIA: PEQUENOS ASTRONAUTAS EM UMA VIAGEM PELO UNIVERSO. PRÁTICAS DOCENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Erica de Oliveira Gonçalves 1,3,4 Alba Regina Battisti de Souza 5 Lourival José Martins Filho 6 Sabrina Rios 1 Juliana Rosa Pacheco 1,4 Bruna Nau 2 |
1. Bolsista CAPES/PIBID – Depto Pedagogia - FAED – UDESC 2. Bolsista Iniciação Científica – COMUTE - Depto Pedgogia - FAED – UDESC 3. Discente Voluntária Iniciação Científica – Depto Pedagogia - FAED – UDESC 4. Colaboradora Extensão Depto Ciências Humanas DCH – FAED - UDESC 5. Profa. Dra./Orientadora e Coordenadora PIBID - Depto de Pedagogia – FAED – UDESC 6. Prof. Dr./Orientador e Coordenador PIBID - Depto de Pedagogia – FAED - UDESC |
INTRODUÇÃO: |
Os movimentos dos corpos celestes, desde as mais antigas civilizações, despertam a curiosidade e o interesse da humanidade. Os questionamentos e a busca constante das respostas acerca dos mistérios do universo, presentes em diversas áreas do saber, são responsáveis pelo ciclo contínuo da ciência e da educação. A partir do cenário disposto nos conteúdos de astronomia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Pedagogia) realizaram atividades com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal inclusiva. O objetivo desse projeto foi construir com as crianças o conceito de universo, galáxia, sistema solar e planetas, além de estimular o trabalho em equipe na perspectiva da educação inclusiva e do letramento. A interdisciplinaridade da temática permitiu criar um contexto lúdico de ensino e aprendizagem, culminando no envolvimento das crianças, como pequenos cientistas e astronautas em uma divertida viagem ao universo. A fundamentação teórica do conceito de letramento remete-se a Magda Soares (2008). Já o de interdisciplinaridade, com base em Ivani Fazenda (2003). Quanto aos referenciais no ensino de astronomia, Carl Sagan (1995) e a tese de Rodolfo Langui (2008) que defende o ensino de astronomia na educação básica. |
METODOLOGIA: |
A partir da leitura de artigos, teses, vídeos, documentários, literaturas que abordam a temática, da participação em cursos de astronomia ministrados pelo Grupo de Estudos em Astronomia (GEA), além de visitas constantes ao Planetário da UFSC, surgiu a oportuna possibilidade de desenvolver o projeto “Astronomia: Pequenos Astronautas em uma Viagem pelo Universo”. A ação foi realizada no Centro Educacional Municipal Interativo, São José (SC), com bolsistas do PIBID/Pedagogia/UDESC. A atividade envolveu duas turmas (1º e 2º ano) do Ensino Fundamental e teve como ponto de partida a elaboração de cartazes para uma viagem ao universo. Os recursos utilizados foram: folhas de papel em tamanho A3, lápis de cera, canetinhas e bastante criatividade. A proposta inicial foi denominá-los cientistas e pequenos astronautas cujo objetivo era de desenhar, relatar, descrever e representar os corpos celestes encontrados ao longo da expedição. Para estimular o trabalho em equipe foi necessário pensar em materiais, roupas, alimentos e objetos que poderiam seriam levados nessa aventura. Durante a viagem lúdica, a alfabetização e o letramento eram inseridos junto aos conteúdos de astronomia: Estrelas, Galáxias, Planetas, Seres Extraterrestres, Cinturão de asteróides, Buracos Negros, entre outros. |
RESULTADOS: |
Logo no início as crianças demonstraram um olhar curioso sobre a astronomia. Ao mencionar que faríamos uma expedição ao universo uma delas perguntou se era de verdade, logo em seguida outra respondeu que era uma viagem na imaginação e assim foram se manifestando sobre a aventura. Percebeu-se que as crianças tinham um conhecimento prévio sobre planetas, galáxias, buracos negros e asteróides. Ao longo da atividade perguntavam sobre as órbitas, a expansão do universo, seres extraterrestres, sobre as cores dos planetas e como se escreviam algumas palavras, demonstrando o interesse e a preocupação em escrever corretamente no cartaz. Outro ponto significativo foi a forte interação das equipes, pois o consenso do grupo e as discussões surgidas sobre a expedição desencadearam a cooperação e validaram a importância dessas ações interativas, lúdicas e científicas na escola. O caráter interdisciplinar do tema astronomia envolveu a alfabetização e o letramento - por meio da escrita, aprendizagem de palavras novas, teatralização, oralidade, expressões por desenhos e interpretações - conjugado a conceitos de ciências, geografia e história. A integração em grupos rompeu as barreiras da exclusão e criou uma interdependência dos pequenos cientistas para alcançar os objetivos propostos. |
CONCLUSÃO: |
A abordagem adotada proporcionou a inclusão de todas as crianças em uma vivência de descoberta e autonomia nas relações entre os conhecimentos prévios e adquiridos. A atividade ratifica a ideia de que é possível trabalhar astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental ao mesmo tempo em que as crianças se apropriam do código alfabético e do letramento, bem como o estímulo à interação e ao trabalho em equipe e a inclusão. Os resultados apontam para a importância da formação do professor iniciar os estudos em astronomia. Como sugestão: a busca de site que abordam a temática, cursos livres e de formação continuada, literaturas, artigos, teses, além de visitas aos planetários e observatórios da cidade. Percebeu-se que esse tema interdisciplinar desperta o interesse e a curiosidade dos alunos. Dessa forma, essa ação indica a possibilidade de se desenvolver diversos outros projetos em sala de aula, com as crianças, garantindo a atenção e o comprometimento dos pequenos com as disciplinas e no envolvimento da sala de aula. A relevância do projeto “Astronomia: pequenos astronautas em uma viagem pelo universo” também ficou evidenciada na solicitação da escola para que seja dada a continuidade da atividade para o ano de 2012 com novas versões e aplicadas a outras turmas. |
Palavras-chave: Astronomia, Prática Docente, Alfabetização/Letramento. |