G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
|
Uso do Blog por Professores de História do 6º ao 9º Ano da Rede Municipal do Recife, Visando a Melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem. |
|
Mirtes de Oliveira Diniz 01
|
|
1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer do Recife - PE
|
|
INTRODUÇÃO: |
O projeto surgiu da necessidade de analisar a utilização do Blog como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, visando dinamizar a prática pedagógica numa proposta de construção coletiva do conhecimento, trabalhando com projetos que envolvem a comunidade escolar. Escolhi este tema devido experiência como Vice Dirigente numa Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC), onde além de gerenciar a parte técnico-pedagógica e administrativa de uma Unidade de Ensino, participo também como formadora na Equipe Técnica da Diretoria de Tecnologia na Educação e Cidadania (DTEC) - Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL) - Prefeitura do Recife - PE. Quais instrumentos do Blog são utilizados em sala de aula visando melhorar o processo ensino-aprendizagem? Apontarei os caminhos percorridos por professores de História do 6º ao 9º Ano, que utilizam essa ferramenta na sua prática pedagógica, enquanto instrumento capaz de facilitar a transmissão de conteúdos, promover a interação aluno-aluno, aluno- professor, estimulando à aquisição da aprendizagem dos alunos. Busco também oferecer possibilidades de ampliar o debate referente à utilização do Blog no processo ensino-aprendizagem, visando oferecer informações que contribuam como elementos de dados para futuras pesquisas. |
|
METODOLOGIA: |
A DTEC ofereceu 06 formações no uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), para professores do 6º ao 9º Ano, nas varias áreas do conhecimento, de 08/2010 à 08/2011, ocorridas no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, SEEL / Recife-PE. O projeto envolveu a autora, técnicos da DTEC, área de História e Professores de História, com participação de 30 a 50 professores em cada uma delas. Estratégias desenvolvidas: exposição do conteúdo da formação na lousa digital e nos computadores do laboratório de informática, leitura e interpretação de textos, imagens, vídeos, individual e coletivamente. Apresentação das ferramentas do Linux, de alguns softwares de domínio público instalados nos computadores dos professores e nos laboratórios das escolas, apresentação e produção de Blog, de documentos no Gdocs, criação individual e moderação de blog. Abertura de contas no gmail, onde nos comunicávamos com eles nos intervalos das formações. Criação de um blog para a formação http://formaedutec.blogspot.com, onde era postado o material, as produções dos professores, sendo usado também o Blog do professor, para postar as produções conforme aprendizagens adquiridas ao longo das formações. Elencamos também uma série de sites para serem utilizados no ensino de História. |
|
RESULTADOS: |
Na primeira formação, abrimos e-mail para os professores no Gmail, informamos que nele seria elaborado boa parte das produções no decorrer da formação, muitos deles não tinham ou não estavam usando seus e-mails, nem o pessoal, nem o institucional criado pela Secretaria de Educação do Recife, para facilitar a comunicação com os servidores, (mirtes.diniz@educarecife.com.br), onde também podemos encontrar todos os servidores da rede municipal. Neste encontro além de apresentarmos a proposta de toda formação, através do Blog (http://formaedutec.blogspot.com.br/), apresentamos de forma geral o conteúdo do programa LINUX, que é instalado nos computadores dos laboratórios das escolas e no dos professores, bem como o pacote de programas contido neles. Verificamos que vários professores tinham resistências em utilizar as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), por falta de conhecimento e domínio delas. No decorrer das formações tentamos desmistificar a utilização das mídias em sala de aula, como meio para melhorar o processo ensino aprendizagem, com ênfase no uso do Blog. Vários professores passaram a utilizá-lo nas suas aulas, trazendo as atividades feitas em sala para a formação seguinte. |
|
CONCLUSÃO: |
No início da formação percebemos que poucos professores possuíam Blog, menos ainda eram os que utilizavam como ferramenta para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Após a criação do Blog, verificamos que vários professores passaram a utilizá-los em suas aulas, tudo que era produzido na formação, tinha como um dos objetivos mostrar ao professor que poderia ser trabalhado em uma h/a, sendo realizadas atividades individual e em grupo. Alguns Blogs criados pelos professores: http://memoriaevida.blogspot.com.br, http://professorlucianoborges.blogspot.com.br, http://historiaeprogresso.blogspot.com.br, http://corpocasacidade.blogspot.com.br, http://nastramasdecaliope.blogspot.com.br. Na última formação, em 08/2012, a proposta era os professores escreverem um projeto on line, segundo modelo oferecido, no entanto eles estavam tão entusiasmados para mostrarem aos colegas os blogs com a produção dos alunos, que não foi possível criar o projeto, ficando esta parte da atividade para casa, devendo ser enviada para o e-mail da formação. Constatamos que os professores quando motivados e devidamente capacitados transformam a sala de aula, num espaço de construção coletiva de conhecimentos, onde ensinar e aprender é um processo de mão dupla. |
|
|
Palavras-chave: Formação de Professores, Uso do Blog, Ensino-Aprendizagem. |