64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA? A COMPREENSÃO DO DISCURSO DA COMUNIDADE ACADÊMICA ESTUDANTIL DO CAMPUS VII DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA SOBRE SEU CONCEITO |
Raphael do Nascimento Gentil 1 Antônio Hugo Moreira de Brito Júnior 2 Jennefer Abreu da Silva 3 Rossiany Cordeiro Pereira 3 |
1. Profº. Esp./Orientador - Depto de Artes Corporais - UEPA 2. Profº. Esp. - Depto de Artes Corporais - UEPA 3. Graduada em Educação Física - UEPA |
INTRODUÇÃO: |
A busca por entender o discurso dos acadêmicos da Universidade do Estado do Pará – Campus VII – Núcleo de Conceição do Araguaia sobre o conceito de educação física partiu do objetivo de analisar a presença do curso de educação física na Uepa/ Campus VII no que diz respeito à área de conhecimento que discute e produz conhecimento; além de identificar nos acadêmicos de educação física se existem confusões teóricas sobre a prática da educação física nas diversas abordagens. Tal debate se justifica uma vez que na prática pedagógica os acadêmicos de educação física não reconhecem a educação física como campo de conhecimento e, no espaço escolar sentem dificuldades de trabalhar com os conteúdos da educação física, reproduzindo nos escolares uma educação física esvaziada, acrítica e descontextualizada da realidade, além de verificarmos se existe alguma relação da prática pedagógica dos docentes da UEPA - Campus VII do curso de educação física com o discurso dos acadêmicos das outras áreas e do curso de educação física. |
METODOLOGIA: |
Como coleta de dados foi aplicado um questionário à 10% da população de acadêmicos dos cursos de graduação da UEPA/ Campus VII – Núcleo de Conceição do Araguaia, escolhidos de forma aleatória. Para o curso de educação física foi adotada a porcentagem de 10% da população de acadêmicos para cada uma das quatro turmas (1º 2º, 3º e 4º ano), também escolhidos de forma aleatória, totalizando 74 acadêmicos, sendo que para os alunos de educação física foi aplicado um questionário com 5 perguntas e dos outros cursos 4 perguntas. Todos os acadêmicos responderam ao questionário na UEPA de Conceição do Araguaia. Para análise utilizamos o Discurso do Sujeito coletivo estudado por Lefevre (2006) que visa através dos recortes das falas criar um discurso que expresse a ideia coletiva e em seguida apresentá-las em forma de gráfico. |
RESULTADOS: |
Sobre a decisão da escolha do curso, constatamos que 41,6% (5 alunos) optaram por uma questão de identificação; 33,3% (4 alunos) afinidade e os demais, aproximadamente 25,1% (3 alunos), por acharem interessante e também por falta de opção; quanto ao conceito de educação física, 33,3% (4 alunos) associaram às ideias centrais: “corpo e mente”, os demais se dividiram entre “qualidade de vida” 8,3% (1 aluno), “prática corporal” 8,3% (1 aluno), “conhecimento do corpo” 8,3% (1 aluno) e outros; sobre a relevância da educação física na comunidade local, 50% (6 alunos) dos acadêmicos entrevistados de educação física afirmaram que é importante na prevenção e manutenção da saúde, 41,6% na criação de projetos sociais e os demais no surgimento de atletas. 58,3% (7 alunos) atribuíram as aulas de educação física escolar uma perspectiva esportivista. Para os acadêmicos dos outros cursos, quando questionados sobre o conceito de educação física, as respostas foram: esporte, corpo, qualidade de vida, descontração e passatempo, prática de atividade física, prática de exercícios físicos, corpo e mente, bem-estar e outros. 36 alunos dos outros cursos (58,4%) acreditam que a educação física corresponde às práticas esportivas, brincadeiras e passatempo; 26,15% (aproximadamente 16 alunos) desconhecem totalmente sobre os conteúdos da educação física escolar e aqueles que dizem saber afirmam que é saúde, esporte, atividade física, jogos e brincadeiras. |
CONCLUSÃO: |
Percebemos que a maioria dos alunos de educação física à conceituam como sendo “corpo e mente”, sendo em maioria alunos do 4º ano; aos alunos dos 3º, 2º e 1º ano responderam que o curso é “um bom curso” ou “um curso bom”, expressando uma resposta superficial, não dando condições de organizar na categoria um conceito que projetasse alguma abordagem da educação física. Os dados indicam que os alunos de educação física não têm conseguido desenvolver um pensamento crítico sobre a intervenção na educação física e finalizam o curso sem saber discutir as diferentes abordagens da educação física e suas implicações na prática pedagógica do professor no espaço escolar. Verificamos que boa parte dos alunos entrevistados dos outros cursos (58,4%, aproximadamente 36 alunos) acreditam que a educação física é “passatempo” e “diversão”. Esse número chega a 26,15% (cerca de 16 alunos) que disseram que não sabem nenhum tipo de conteúdo que é realizado nas aulas de educação física escolar. 12,3% dizem que a educação física não tem nenhuma importância, seja para a sociedade, para a cidade de Conceição do Araguaia ou para o Campus da UEPA. Acreditamos que a dinâmica adotada pelo curso de educação física na UEPA - Campus VII contribuiu para que essa forma de pensamento apresentada pelos acadêmicos da instituição permitisse tal compreensão a cerca do conhecimento a ser tratado no curso de educação física UEPA/ Campus VII. |
Palavras-chave: História, Abordagem, Conceito. |