64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Mostra Interdisciplinar como ferramenta didática na construção do conhecimento científico
Keyte Nayara da Silva Nascimento 1
Elizabeth Cristina Vieira do Nascimento 2
Aline Mendes Gomes 3
Iane Anunciada de Souza 4
Delza Cristina Guedes Amorim 5
Maria Leopoldina Veras Camelo 6
1. Bolsista do PIBID de Licenciatura em Química do IF SERTÃO - PE, Campus Petrolina
2. Bolsista do PIBID de Licenciatura em Química do IF SERTÃO - PE, Campus Petrolina
3. Bolsista do PIBID de Licenciatura em Química do IF SERTÃO - PE, Campus Petrolina
4. Bolsista do PIBID de Licenciatura em Química do IF SERTÃO - PE, Campus Petrolina
5. Profa./ Orientadora -Coordenadora do subprojeto de Licenciatura em Química do PIBID IF SERTÃO - PE, Campus Petrolina
6. Profa. Dra./ Orientadora - Coordenadora Institucional do PIBID IF SERTÃO - PE, Campus Petrolina
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID foi criado em 2008 com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Para o desenvolvimento deste trabalho levou-se em consideração que um dos objetivos do Programa, conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, é a elevação da qualidade de atuações destinadas à formação inicial de docentes nas licenciaturas, bem como a inserção dos licenciandos no ambiente escolar de instituições da rede pública de ensino, estabelecendo a interação entre educação básica e superior.
Partindo desse ponto e tendo como principais propósitos ampliar o conhecimento sobre Ciências e analisar uma ferramenta didática, foi realizada a Mostra Interdisciplinar na EJAD.
METODOLOGIA:
O público alvo foram os alunos de Química do 2º ano do Ensino Médio da EJAD e para fazer intermediação entre o pensar e o agir foi feito um diagnóstico através da observação criteriosa das aulas de química. Partindo disso, os bolsistas dos PIBID acompanhavam as aulas e simultaneamente realizavam testes em laboratório do IF-Sertão Petrolina, de experimentos relacionados com conteúdos vistos em sala de aula, antes de levá-los aos alunos. Depois de testados, um a um, os experimentos foram realizados em sala de aula com o auxílio de alunos. Posterior às realizações das atividades experimentais os alunos que se identificavam com o experimento candidatavam-se para apresentá-lo na Mostra, totalizando 5 grupos de alunos. Os experimentos vivenciados foram: Compostos iônicos e moleculares; vulcão enzimático; ouro de tolo; relógio de iodo e comprimido efervescente (Cinética química).
Após a escolha dos experimentos coube aos alunos buscarem explicações e relacioná-las com os conteúdos vistos durante as aulas, bem como, fazer as contextualizações.
RESULTADOS:
Após o período de observações, pode-se perceber que a turma possuía um bom perfil investigativo, pois durante as realizações dos experimentos em sala de aula sempre havia indagações e questionamentos por parte dos alunos de tudo que era vivenciado.
Com o auxílio dos bolsistas, os alunos realizaram experimentos científicos, ampliaram seus conhecimentos e tiveram contato com vidrarias e reagentes, além de materiais alternativos. Eram nítidas, a curiosidade e a vontade de desbravar este “novo universo” que os bolsistas propunham. Foi possível perceber a empolgação e o envolvimento deles ao sentirem-se “alquimistas” e “cientistas”.
Na mostra interdisciplinar, os alunos foram questionados não só pelos seus colegas, mas também pelos coordenadores do PIBID, onde foram instigados a relacionar os experimentos com situações do cotidiano e conseguiram se sobressair com êxito, demonstrando excelente fundamentação teórica, o que elevou a autoestima dos mesmos. Desta forma, na visão dos bolsistas, a Mostra Interdisciplinar surge com uma ferramenta didática de grande importância para despertar e instigar os alunos a buscarem a ampliação do conhecimento favorecendo assim o processo de ensino-aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Na busca por metodologias que sejam interessantes e viáveis de modo que desperte no aluno o desejo de participar de forma ativa da aula, pode-se considerar que a utilização de uma ferramenta didática é satisfatória quando esta consegue atingir seu público alvo de maneira que favoreça a aprendizagem. Ao analisar os resultados da mostra interdisciplinar realizada na EJAD, foi possível constatar que esta é uma ferramenta eficiente, que detém a capacidade de despertar nos alunos o aspecto investigativo tão importante ao pesquisador, além de induzi-los a buscarem as respostas bem embasadas e socializá-las com os colegas e comunidade em geral.
Palavras-chave: Ensino de química, Mostra interdisciplinar, PIBID.