64ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética |
LABWICK PORTAS ABERTAS: POPULARIZANDO A CIÊNCIA |
Andressa Isabela Ferreira da Silva 1 Jessica Oliveira de Sousa 1 Elizama Conceição Rocha 1 Renata Martins Lima 1 Lilia Carla Almeida Fonseca 1 Lígia Tchaicka 1,2 |
1. Depto. de Química e Biologia, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA 2. Profa. Dra./Orientadora – Departamento de Química e Biologia – UEMA |
INTRODUÇÃO: |
Sabendo da necessidade e importância de disseminar a ciência, o laboratório de Genética e Biologia Molecular Warwick Estevam Kerr (LabWick) da UEMA iniciou um projeto chamado LabWick Portas Abertas: Popularizando a Ciência. O mesmo tem como objetivo romper as barreiras do conhecimento, a partir da democratização dos trabalhos obtidos dentro do LabWick, promovendo o contato de estudantes de ensino médio e fundamental com o ambiente e ações de pesquisa em genética e conservação biológica, assim como a discussão e a prática da educação em ciências junto a estudantes de ensino superior e professores da rede pública e privada. |
METODOLOGIA: |
O Projeto levou a comunidade estudantil para visitar as dependências do laboratório. Além de conhecer os equipamentos, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar práticas laboratoriais, como extração de DNA de banana, manuseio de microscópio óptico, centrifugação, receberam noções sobre genética e segurança laboratorial por meio de palestras proferidas pela própria equipe do LabWick. As práticas foram pensadas com o intuito de garantir a segurança de todos, bem como a integridade do laboratório. Entre as atividades desenvolvidas, encontram-se incluídos um seminários periódicos abertos à comunidade, e a viabilização de um blog informativo. Ao término das atividades os alunos ainda receberam questionários investigativos, estratégia adotada com o intuito de avaliar o aprendizado. |
RESULTADOS: |
Foram realizadas três visitas ao laboratório, totalizando oitenta e nove alunos, de escolas públicas e privadas, de ensino médio e fundamental. Seminários paralelos foram realizados, todos abertos ao público acadêmico. Diante disso, observou-se a aceitação dos alunos de acordo com o esperado, incluindo a interação efetiva de todos, alcançando as expectativas. As ditas atividades podem ser acompanhadas pela página da UEMA e pelo Blog: labwickggc.blogspot.com.br. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho realizado mostrou-se produtivo. Pretende-se continuar com o trabalho de popularização para aumentar o interesse no aprendizado da ciência, tornando os alunos, de fato, disseminadores do conhecimento científico. |
Palavras-chave: Popularização da ciência, Educação em genética, Práticas de ensino. |