64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
A PERCEPÇÃO DE PESSOAS COMUNS SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS POR MOTOBOYS.
Adriana Oliveira da Silva 1
André Cardoso Freire 1
Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento 1
Eneida Orbage de Britto Taquary 1
1. Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
2. Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
3. Profa.Dra. Orientadora – Departamento de Letras - UDF
4. Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
INTRODUÇÃO:
Atualmente, verifica-se que o Brasil possui em sua frota mais de 13 milhões de motocicletas, representando um crescimento vertiginoso desde a década de 70, quando se possuía apenas 62.459. Esse crescimento foi orientado por condições culturais e socioeconômicas, entre elas pode-se citar o fato de que o adquirente de uma moto objetiva utilizá-la como fonte de trabalho. No entanto o exercício dessa profissão é marcado pela pressão exercida pelas empresas e clientes por entregas rápidas e eficientes. Assim, o cumprimento célere das obrigações dessa função tem sido objeto de preocupação em razão do alto índice de mortalidade, que excede os 74.5%. Este quadro levou a realização de um trabalho com o objetivo de conhecer a percepção dos usuários de serviços fornecidos por motoboys em relação ao estabelecimento de prazo e horário de entrega da mercadoria, bem como as implicações do serviço nas atitudes assumidas pelo condutor durante o exercício de sua profissão.
METODOLOGIA:
Realizou-se esse estudo por meio do método quantitativo e qualitativo, frequência e conteúdo das respostas, com o objetivo de conhecer a percepção dos usuários de serviços fornecidos por motoboys. O presente estudo contou com a participação de 40 pessoas, sendo 25 do sexo feminino e 15 do masculino, na faixa etária entre 17 e 68 anos, com a formação acadêmica desde o nível médio à pós-graduação. Os dados foram obtidos em diferentes locais do Distrito Federal, incluindo o ambiente de trabalho (instituições públicas e privadas) e de estudo (duas instituições de ensino superior). O instrumento utilizado consistiu em um questionário com oito questões mistas sobre a temática, organizadas em três categorias: serviços (entregas realizadas por motoboys), ampliação da frota, legislação e comportamento do condutor (atitudes assumidas no contexto das vias de circulação). O instrumento foi aplicado individualmente, em local e horário previamente estabelecido. Os dados foram analisados segundo a frequência e conteúdo das respostas.
RESULTADOS:
Os dados obtidos mostram que todos os participantes entendem o lado dos motoboys e não se importariam em esperar mais tempo pela entrega do produto solicitado, visando evitar manobras arriscadas, abusos de velocidade e desrespeito as leis de trânsito. Ao serem questionados sobre a ampliação da frota de veículos nas vias, 80% dos participantes entenderam que o aumento da frota de veículos é fator que contribui para os acidentes de trânsito, principalmente, para a profissão de moto-boy. Todos os participantes concordaram que o exercício da profissão de moto-boy muitas vezes leva a adoção de altas velocidades e de manobras arriscadas no trânsito fato que contribui para os índices atuais de acidentes envolvendo seus condutores. Ao serem questionados sobre a legislação de trânsito aplicada no Brasil, apenas 50% afirmaram conhecer e, 67% evidenciaram que as leis específicas, como a “Lei Seca” influenciam mais do que o próprio Código de Trânsito. Ressaltaram a necessidade de mais investimentos em programas educacionais, em especial aos motoboys que utilizam a motocicleta como meio de trabalho e logo como fonte de renda e são pressionados pelo tempo fixado de entrega da mercadoria, que se excedido pode ocasionar uma penalidade para a empresa prestadora do serviço.
CONCLUSÃO:
Os dados permitem concluir que 80% dos participantes são tolerantes aos atrasos nos serviços de entrega de produtos realizados por motoboys, porque entendem que a predeterminação de prazos para cumprir tais serviços poderá levar a não observância das condições da via e da legislação de trânsito, e logo, o incremento do risco de causar um acidente, expondo a sua incolumidade e a de terceiros a perigo de lesão ou de morte. O estudo permite concluir que o grande desafio colocado no momento, tanto para os condutores de moto, por meio da união da categoria e luta por seus direitos, como para a sociedade em geral, consiste no Estado estabelecer normas que aumentem a segurança desses motociclistas no desempenho do seu trabalho, bem como fiscalizar o cumprimento das normas pelas empresas que oferecem serviços de entrega, bem como a necessidade de intensificação dos programas de educação no trânsito.
Palavras-chave: Motoboys, Comportamento dos condutores, Legislação de trânsito.