64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO GRAU DE SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DO HOTELEIRO NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Elisângela Pereira da Silva 1
Lourdenete Cecília dos Anjos Costa 1
Welyza Carla da Anunciação Silva 1
1. Depto.de Turismo e Hotelaria – UFMA
INTRODUÇÃO:
O clima de uma organização retrata os interesses, valores, motivações pessoais, as relações interpessoais e as práticas de gestão adotadas pela organização no ambiente de trabalho, sendo o reflexo da cultura organizacional construída a partir dos fatores internos, externos, do segmento mercadológico e a cultural local onde a organização está inserida. É através do diagnóstico do clima organizacional por meio de pesquisa, que se caracterizam as relações no ambiente de trabalho que direcionam o comportamento e desempenho das pessoas, permitindo compreender a satisfação ou insatisfação das mesmas, identificando informações relevantes para constatar deficiências, pontos positivos e expectativas da mesma. Assim, este trabalho tem o objetivo de examinar as percepções dos profissionais hoteleiros em relação à influência do Clima Organizacional como fator interventor para satisfação profissional no ambiente de trabalho, analisando sua importância como instrumento de interação social e ferramenta para alcançar novos métodos de ações para cada organização. A relevância da pesquisa consiste em identificar como os colaboradores tem percebido a importância do clima organizacional para sua satisfação e realização profissional no ambiente de trabalho que faz parte.
METODOLOGIA:
O trabalho foi elaborado a partir de dois momentos distintos para alcance dos objetivos. O primeiro através de pesquisa bibliográfica acerca da temática de Clima Organizacional e áreas afins em livros, revistas, documentos cedidos por organizações e sítios eletrônicos. Logo em seguida desenvolveu-se a pesquisa de caráter quantitativo, utilizando como instrumento um questionário fechado contendo 12 (doze) questões, aplicado junto aos colaboradores hoteleiros, no próprio ambiente de trabalho, com o intuito de avaliar quais fatores influenciam o clima organizacional nas empresas hoteleiras de São Luís – MA, sendo considerada uma amostragem por conveniência. No total foram entrevistados 16 (dezesseis) colaboradores durante o mês de março de 2012.
RESULTADOS:
Após a coleta de dados obtiveram-se os resultados: 81% dos colaboradores acreditam que a organização leva em consideração sua participação através de sugestões, enquanto 13% não opinaram e 6% disseram que o hotel não leva em consideração suas sugestões. Perguntado sobre o relacionamento entre as pessoas no ambiente de trabalho 75% dos entrevistados responderam que têm um bom relacionamento, 19% avaliam ótimo e 6% regular. Questionados se eles consideram a empresa um lugar bom para se trabalhar 62% responderam ser muito agradável, enquanto que 38% responderam agradável. Os entrevistados afirmaram que o nível de cooperação entre os colaboradores é relativamente bom, sendo considerado o principal item destacado por eles, tendo um percentual de 88%. Ainda de acordo com os colaboradores o grau de estabilidade no emprego 56% seguro, enquanto 19% acreditam ser muito seguro, outros 19% veem como parcialmente seguro. Em relação ao reconhecimento pelo trabalho exercido 69% optaram em responder que sempre ocorre; 25% quase sempre e 6% informaram que às vezes. Os entrevistados reconhecem que a organização os mantém informados sobre eventuais mudanças na empresa, entretanto, grande parte dos entrevistados ainda consideram que a empresa deveria oferecer mais treinamentos.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a importância da pesquisa de Clima Organizacional contribuiu para mensurar como os profissionais sentem-se no ambiente de trabalho hoteleiro. A partir do mapeamento do clima da organização foi possível sugerir melhorias nos hotéis por parte de seus colaboradores, obtendo um feedback das percepções dos hoteleiros, tendo entre as sugestões melhorias na comunicação interna, apesar de ser considerada boa pela maioria, almejando um nível ótimo. Os hoteleiros reconhecem a importância do seu trabalho juntamente com a empresa que também o reconhece. A pesquisa teve seu objetivo principal contemplado ao diagnosticar a influência do clima na satisfação profissional do hoteleiro no ambiente de trabalho analisando a importância do clima sadio, que incidi no relacionamento interpessoal como foi observado por grande parte dos entrevistados. Ainda foi possível examinar a influência do clima organizacional como instrumento de interação social e ferramenta para novas e contínuas ações de gestão contribuindo para o melhor desempenho da mesma a partir da satisfação profissional de todos os envolvidos, potencializando seus pontos fortes e minimizando possíveis deficiências geradas dentro deste contexto.
Palavras-chave: Clima Organizacional, Satisfação no Trabalho, Hotelaria..