64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing |
O DESING DO PRODUTO COMO FATOR DECISÓRIO PARA COMPRA: O CASO DOS TELEFONES CELULARES |
Thátya Regina Rodrigues Pinho 1 Thays Pinho 2 |
1. Faculdade Sete de Setembro 2. Profª Msc. / Orientadora – DETUH - UFMA |
INTRODUÇÃO: |
O design apresenta um papel relevante na medida em que abrange atividades de planejamento, decisão e prática, além disso, é uma maneira consistente de diferenciar os bens e os serviços oferecidos pelas empresas, tornando-as mais competitivas, o que é de suma importância, uma vez que a concorrência se intensifica a cada dia. As pessoas têm participado do crescimento do mundo material pela capacidade de criação, reprodução e transformação de produtos. Hoje, os telefones móveis, denominados celulares, objeto de estudo dessa pesquisa, são aprimorados em ritmos cada vez mais velozes. Na compra do produto, o consumidor deve ser conquistado pela beleza e funcionalidade, entretanto, saber qual dos dois o influenciará mais na hora de sua escolha pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso. A resposta a essa indagação é o objetivo principal desta pesquisa, visto que, permite uma visão atualizada das tendências de compra, das expectativas e das necessidades dos consumidores, a partir do grupo pesquisado, no caso, estudantes universitários. Os dados apurados podem ser utilizados, inclusive, como orientação para empresas do setor, no que diz respeito à fabricação dos mesmos. |
METODOLOGIA: |
Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que utilizou como instrumentos para a coleta de dados: pesquisas bibliográficas, pesquisas em meio digital e levantamentos estatísticos, com aplicação de questionários, além do método de observação, em busca da predominância do desejo do comprador, determinando quais elementos são os mais valorizados e quais não apresentam muita importância dentro do processo decisório de compra de um telefone celular. O grupo selecionado para servir de referência, foi o de universitários, matriculados em Instituição de Ensino Superior privada, denominada Faculdade Sete de Setembro, situada na cidade de Fortaleza, Ceará. Para tornar a investigação o mais abrangente possível, participaram da pesquisa, pessoas de ambos os sexos, de distintas faixas etárias e com diferentes rendimentos financeiros. No total, foram aplicados trinta questionários com perguntas fechadas com estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Direito, nos turnos manhã e noite. |
RESULTADOS: |
Os resultados da pesquisa demonstraram que dentro do grupo estudado, o uso de celular está cada vez mais massificado. 100% dos entrevistados possuem telefone móvel, independente da renda familiar, da idade ou do sexo. A marca é um forte condicionante na compra do aparelho, pois 93% das pessoas conhecem a marca do seu telefone, enquanto apenas 33% souberam informar o modelo do mesmo. Os dados indicam que não há troca constante de celular entre os universitários e que quando esta ocorre é devido, na sua grande maioria, por motivos de avanços tecnológicos. A funcionalidade é mais valorizado na escolha do aparelho celular do que a beleza. Quanto à valorização das características do celular: ter acesso à televisão, teve pouca importância; música, internet, câmera e cor possuem nível intermediário de importância; e despertador, calculadora, peso, tamanho e teclado são características de muita importância |
CONCLUSÃO: |
O design do produto é importante no momento da compra, pois causa grande impacto visual, despertando o interesse do seu público-alvo e, consequentemente, gerando um aumento no percentual de vendas da empresa, além de ser um importante fator de diferenciação no mercado. Hoje em dia, em especial com o avanço da tecnologia, observa-se o crescimento da capacidade de transformação dos telefones móveis, em modelos cada vez mais diferenciados, com múltiplas funcionalidades e formatos inovadores. O telefone celular, que está em grande ascensão no mundo, tem evidenciado a importância de valores como a qualidade, a aparência e a versatilidade para o consumidor no momento de sua compra. Analisando os dados coletados na pesquisa, fica evidente que, por mais que as funções dos aparelhos celulares estejam mais sofisticadas, que as cores estejam mais estilizadas e que a inserção de outras mídias esteja mais moderna e com níveis impressionantes de qualidade, no que diz respeito à transmissão e recepção de dados, imagens e sons, mesmo assim, as funções básicas e consideradas ultrapassadas por alguns, continuam tendo um peso decisivo no momento da escolha do celular e devem ser contempladas ao planejar o design destes produtos. |
Palavras-chave: Design do produto, Telefones celulares, Decisão de compra. |