64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
A BRINCADEIRA E O BRINQUEDO COMO ESTRATÉGIAS DE INCREMENTO À APRENDIZAGEM |
Marilza Pavezi 1 Laíse Soares Lima 2 Sara Fernandes de Souza 3 |
1. Profa. Ms./Orientadora - Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. 2. Co-autora - Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão 3. Co-autora - Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho apresenta algumas aproximações a partir do desenvolvimento do projeto de extensão intitulado “Distribuindo alegria: brincadeira é coisa séria” que foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino de Delmiro Gouveia, Alagoas e no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O trabalho voltou-se a crianças de 4 a 10 anos, ou seja, aquelas que freqüentam a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, bem como às professoras e instrutores que atuam com esses alunos. O projeto surgiu diante da preocupação apresentada por acadêmicos do curso de Pedagogia, que ao realizarem observação em escolas nestes níveis de ensino, perceberam a pouca utilização da brincadeira e do lúdico como estratégia pedagógica de ensino para garantir a aprendizagem. A implementação do projeto se deu através de atuação prática com estes alunos e orientação teórico-prática com os professores. Com a realização do projeto buscou-se sensibilizar as professoras e instrutores desta faixa etária para o fato de que a ampliação da obrigatoriedade do ensino dada pela EC nº 59/2009 não pode conduzi-los a utilização de metodologias inapropriadas para esta idade. |
METODOLOGIA: |
A efetivação deste projeto configura-se como pesquisa-ação. Nesta estratégia metodológica, de acordo com Severino (2007), ocorre uma interação efetiva e ampla entre pesquisador e pesquisados e todas as ações voltam-se para a resolução ou esclarecimento da problemática observada e para a elevação do conhecimento do pesquisador aumentando o nível de consciência e de ação das pessoas e grupos considerados. Os passos da elaboração, execução e avaliação deste projeto foram: levantamento de dados junto a Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia em relação as escolas que ofertam educação infantil e séries inicias do ensino fundamental e junto à Secretaria de Ação Social, para a definição do local de execução do projeto; apresentação do projeto à escola envolvida e ao PETI; organização e aplicação das ações práticas que foram desenvolvidas com alunos de 4 a 10 anos com a colaboração de 23 alunos do 4º período de Pedagogia; pesquisa e elaboração de material com fundamentação teórica e propostas práticas quanto a influência do brinquedo e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem da criança que foi disponibilizado para as professoras e instrutores. |
RESULTADOS: |
Tendo como meta promover espaços para a interação e aprendizagem da criança a partir do brinquedo e da brincadeira e momentos de reflexão teórico-prática junto às professoras e instrutores, consideramos que o projeto “Distribuindo Alegria: brincadeira é coisa séria” contribuiu significativamente com a população envolvida. Também foi possível atender ao preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão colaborando com os graduandos em Pedagogia e Letras para o desenvolvimento de algumas das habilidades/competências/atitudes contempladas nos Projetos Pedagógicos dos cursos. Foi viabilizada a aproximação da teoria com a prática, possibilitando o contato do acadêmico com o contexto no qual irá atuar profissionalmente e, sobre o qual, precisa ter amplo conhecimento para assim construir competência para contribuir na superação da condição encontrada. Reconhecemos que a inserção do Ensino Superior na Educação Básica é fundamental para que se configure um movimento de crescimento simultâneo entre os níveis de ensino. Estiveram envolvidos na efetivação deste projeto 24 acadêmicos do 4º período de Pedagogia, um acadêmico do 2º período do curso de Letras, 160 crianças com idade entre 06 e 12 anos, 12 profissionais da educação básica e 6 instrutores do PETI. |
CONCLUSÃO: |
Com a realização deste projeto foi possível perceber que a brincadeira e o brinquedo estão parcialmente presentes nas atividades planejadas pelas professoras da escola onde se desenvolveu o projeto, no entanto, esta inserção não apresenta uma intencionalidade pedagógica, mas restringe-se a proporcionar um momento de recreação aos alunos. Ainda que de forma não intencional estes momentos podem estar promovendo o desenvolvimento de habilidades que favorecerão a aprendizagem dos alunos. Em relação ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que tem como papel social atrair as crianças que se encontram em situação de risco devido à exposição ao trabalho infantil, percebemos ausência de planejamento em geral, o que leva consequentemente à não inclusão de atividades sistematizadas que envolvam a brincadeira e o brinquedo com finalidade pedagógica na rotina das crianças atendidas. Nesta situação a contribuição do projeto ficou restrita, e seus efeitos dependerão da insistência das crianças para que as atividades de recreação dirigida continuem acontecendo, mesmo com o encerramento do projeto. |
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Brincadeira, Desenvolvimento. |