64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PROJETO SEMEANDO SABERES: AÇÕES CONCRETAS DESENVOLVIDAS EM 2011
José Alberto Pestana Chaves 1
Anízia Araújo Nunes 1
Jorge Milton Ewerton Santos 1
José Angelo Cordeiro Mendonça 1
José de Arimatéa Abreu 1
Ulisses Denache Vieira Souza 1
1. Professores do Colégio Universitário - Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
A questão ambiental é um tema que vem ganhando espaço na agenda social de debate, dado o atual desequilíbrio ocasionado pela relação do homem com a natureza, expressos em verdadeiros retratos do desrespeito aos recursos naturais.
Enquanto espaço privilegiado para implementação de ações educativas que busquem promover mudanças e adoção de práticas mais condizentes com a noção de cidadania, a escola deve sensibilizar o aluno para a compreensão da realidade social e ambiental na qual se vive, despertando para uma reflexão crítica acerca da problemática da questão ambiental.
A defesa do patrimônio escolar se insere nessa proposta, ao evitar o desperdício e a depredação do ambiente escolar, visando desenvolver nos alunos o reconhecimento e a valorização dos bens patrimoniais, suscitando posturas e atitudes condizentes à construção de uma sociedade mais justa e um ambiente mais saudável.
Dessa forma, o Projeto Semeando Saberes vem com esse objetivo, despertar a consciência ambiental nos alunos do Colégio Universitário, levando a mudança de comportamento, mostrando a importância da organização e preservação do meio em que se vive, tanto a nível macro, quanto a nível local, trazendo a reflexão como elemento norteador para uma intervenção consciente.
METODOLOGIA:
O projeto se constitui como uma proposta interdisciplinar, envolvendo técnicos administrativos e professores das áreas da Geografia, Química, Biologia e do Curso de Meio Ambiente do Colégio Universitário, tendo como público-alvo alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do COLUN.
O desenvolvimento deste projeto se deu concomitantemente ao período letivo do ano de 2011, com as seguintes etapas: Apresentação do projeto e construção de regras de convivência e preservação do patrimônio escolar nas turmas; Exposição fotográfica de situações reais observadas no ambiente escolar que refletem a falta de organização e de cuidados com a escola; Estímulo a adequação do espaço com a aquisição de cestos de coleta seletiva de lixo; Realização de uma oficina com alunos do ensino médio sobre o reaproveitamento do óleo comestível para a fabricação de sabão artesanal; Aquisição de mudas para arborização do entorno da escola, visando ornamentar o ambiente; Realização da “Semana de Meio Ambiente do Colégio Universitário”, com uma programação bastante diversificada constituída de cinco palestras, quatro mini-cursos e quatro oficinas destinados aos alunos, familiares e à comunidade escolar em geral, além de exibição de vídeos sensibilizando para a problemática ambiental.
RESULTADOS:
O projeto começou a ser executado pela apresentação ao corpo discente da escola através de vídeos educativos e slides, mostrando os principais objetivos e metas do projeto e a que ele se propunha, solicitando também para o engajamento e participação de todos nessa nova proposta de educação ambiental.
Algumas propostas sugeridas pelos alunos, na apresentação do projeto em cada turma, foram transformadas na forma de um painel (exposto no pátio do colégio) e placas educativas (fixados em cada sala de aula), numa forma de colocar efetivamente em prática aquilo que se havia sugerido e que deveria ser lembrado a cada dia a partir do momento em que adentrasse na Instituição.
O projeto também contemplava a campanha de coleta de óleo comestível usado em frituras para a fabricação de sabão em barra na própria escola. O objetivo era produzir uma quantidade de sabão suficiente para o consumo mensal da escola.
A Semana de Meio Ambiente do Colégio Universitário (19 a 23 de setembro) foi a ação de maior visibilidade e maior interação dos alunos pela participação nas palestras, mini-cursos, oficinas, encenações teatrais, no plantio de mudas no entorno da escola e dentro do espaço escolar.
CONCLUSÃO:
O projeto Semeando Saberes tem como grande proposta, desde a sua concepção até a sua implementação, introduzir dentro da rotina acadêmica do Colégio Universitário da UFMA novas formas de despertar a consciência ambiental e por em prática condutas saudáveis e corretas de preservação do meio ambiente e manutenção do patrimônio da escola. A difusão dessas ideias gera um intenso trabalho de educação e socialização em toda a comunidade acadêmica, estendendo-se para além dos muros da escola. Algumas ações pretendidas, dentro daquelas consideradas relevantes para o desenvolvimento do projeto, já foram realizadas e outras ainda deverão ocorrer neste ano de 2012. Os resultados obtidos já começaram a aparecer; alguns de forma modesta, pela própria natureza da atividade desenvolvida, e outros atenderam de maneira satisfatória e plenamente o que fora planejado pelas propostas iniciais. Porém, o que mais se ressalta como conclusão dessas ações é o fato que, trabalhar com as questões ambientais em um local bastante diversificado como é a escola, requer uma intensa conscientização e um tempo bem maior do que aquele estipulado para acontecer. Portanto, esperamos que os nossos resultados comecem a dar frutos daqui a 2, 5 ou 10 anos, com resultados a médio e longo prazos.
Palavras-chave: Meio ambiente, educação ambiental, preservação do patrimônio.