64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
COPA DE 2014: O DESPERTAR PARA O EMPREENDEDORISMO NA ROTA DAS EMOÇÕES
Jessica de Sousa Meneses 1
1. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
INTRODUÇÃO:
O destino Rota das Emoções será o principal destino turístico da Copa do Mundo, segundo o Ministério do Turismo, sendo um dos destinos a ser mais trabalhado turisticamente para a Copa de 2014. Espera-se 600 mil visitantes estrangeiros e três milhões de brasileiros viajando pelo país na época do evento. Estima-se um movimento de R$ 9,4 bilhões em receita. E para que tudo ocorra bem, são necessários grandes investimentos, pois o cenário atual das cidades sedes, as sub-sedes, e os destinos comercializados inspiram grandes cuidados. Temos a Rota das Emoções que une Jericoacoara (CE), ao Delta do Parnaíba (PI), e os Lençóis Maranhenses (MA), uma dessas preocupações. Os Governos estaduais prometem mobilização e trabalho intenso para proporcionar infra-estrutura e qualidade no atendimento aos turistas, através de parceiras com o SEBRAE, com o Governo Federal e com o setor privado. Este último em especial, pois ganharam maior visibilidade e maiores retornos financeiros, já que a oportunidade de crescimento é ímpar. Aqueles considerados EI terão a chance de aumentar sua receita, e os que pretendem abrir seu próprio negócio contarão com uma variedade de setores a ser investidos, dentre eles: hotelaria, bar e restaurante, agencia de viagens, serviço de guia, locações de automóveis, etc.
METODOLOGIA:
Para a construção do presente artigo foi realizado uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvida com base nos Cadernos do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro Empresas SEBRAE em parceria com a Fundação Getúlio Vargas - FGV, do Ministério do Turismo, e artigos acadêmicos relacionados.
RESULTADOS:
Os resultados a serem alcançados é o de que o campo a ser investido em função da Copa do Mundo de 2014 no destino Rota das Emoções é bastante amplo, apresentando deficiências, principalmente, no setor hoteleiro. Ficando a cargo do Empreendedor Individual desenvolver seu planejamento considerando as estratégias de mercado, com foco em serviços inovadores e diferenciados. Tendo como sugestão da FGV de que as empresas do setor turístico devem buscar uma atuação conjunta, com indicações mútuas de seus serviços. Em especial, devem reforçar as estratégias de aumento do tempo médio de permanência do turista, com pacotes de passeios e viagens para outras atrações locais ou regionais.
A região dos Lençóis Maranhenses busca se destacar no segmento de ecoturismo, e cultural, diferenciando-se da oferta do turismo de Sol e Praia do Delta e Jeri. Ficando a cargo dos Empreendedores Individuais - EI criarem alternativas de negócios a partir do turismo proporcionado na região, ressaltando que as expectativas de quem os visita é a busca pelo diferente, o estranho ao seu cotidiano, podendo mesclar e firmar parcerias entre os mais diversos segmentos do turismo.
CONCLUSÃO:
A Copa deve ser encarada não como uma oportunidade estanque no tempo e sim como uma possibilidade de promover o desenvolvimento da empresa a longo prazo. Os empreendedores devem conhecer as dificuldades e os desafios que poderão enfrentar, a fim de elaborar um planejamento com foco na excelência em serviços, com o aproveitamento eficaz das oportunidades que surgirão antes, durante e após a Copa.
Devendo a Rota das Emoções ser vista com uma maior sensibilidade por se tratar de uma área de preservação ambiental e de patrimônio histórico com o devido cuidado para não subutilizar seu potencial. Devendo os EI ficar atentos para as oportunidades que surgirem.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Copa de 2014, Rota das Emoções.