64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO EJA
Andressa Soares Santos 1
Fellipe Pereira Rodrigues 1
Kleyton Danilo da Silva Costa 2
Woodland de Souza Oliveira 1
Joelma Sampaio da Costa 1
Lydayanne Lilás de Melo Nobre 3
1. Graduando em Química
2. Mestrando em Agronomia (Produção Vegetal)
3. Mestranda em Dinâmica do Espaço Habitado
INTRODUÇÃO:
As disciplinas de ciências naturais presentes na grade curricular do ensino básico são muito importantes para formação intelectual e social do educando, tendo como uma de suas principais objetividades prepara-lo para a vida, tornando-o um cidadão crítico e consciente com a realidade. O estudo da química, nestas considerações, é de suma importância para os estudantes, já que esta ciência procura explicar as transformações que a matéria pode sofrer e ressaltar aspectos sobre as suas propriedades, e de forma contextualizada, busca e possibilita o entendimento dos fenômenos micro e macroscópicos que ocorrem a nossa volta. No entanto, o grande entrave no ensino de química se encontra no fato de tornar este significativo e proveitoso para os discentes, já que muitas vezes a abordagem dos conteúdos e conceitos se dá de forma puramente conceitual, não tendo nenhuma associação e correlação com o cotidiano do aluno, fazendo assim com que este último não desperte o interesse pelo estudo e aprendizado dessa disciplina. Em tais ressalvas, o presente trabalho realizado procura explicitar como a experimentação em química pode auxiliar no aprendizado dos educandos, levando em consideração uma experiência realizada na modalidade de ensino da educação de jovens e adultos (EJA).
METODOLOGIA:
O referente estudo foi realizado durante o mês de agosto do ano de 2011 em uma escola da rede pública estadual de ensino situada no CEPA (Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas), localizado no bairro do Farol na cidade de Maceió, Alagoas, numa turma do 2° ano do ensino médio com 17 alunos matriculados na modalidade de ensino EJA, educação de jovens e adultos. As atividades que compuseram a estrutura do referido trabalho consistiram em ministrar-se aulas teóricas a respeito dos conceitos fundamentais sobre ácidos e bases e, em seguida, aplicar-se questionários para todos os discentes com a seguinte pergunta: 1- De acordo com o que foi estudado em sala de aula, o que são ácidos e bases e quais os conceitos relacionados a estes? Logo após a aplicação dos questionários mencionados, foi realizada aula experimental sobre o tema em estudo através da utilização de materiais simples utilizados no cotidiano dos alunos, como por exemplo água sanitária, suco de limão, vinagre, entre outros, de forma a se verificar qual o pH médio de cada uma dessas espécies utilizando-se para isso indicadores ácido base naturais, como o encontrado no repolho roxo. Em seguida, o mesmo questionário foi reaplicado, observando-se qual o desempenho dos alunos após a experimentação química.
RESULTADOS:
A partir dos dados coletados na realização da presente pesquisa, constatou-se que após a aula teórica, 41% dos alunos responderam corretamente a pergunta sugerida, enquanto 47% responderam erroneamente e 12% não responderam. No entanto, por intermédio do recurso da experimentação química utilizando-se materiais comuns encontrados no cotidiano dos discentes, procurando-se assim contextualizar os conteúdos e conceitos expostos, tornando a aprendizagem mais significativa e concreta para os alunos, observou-se que 82% dos educandos responderam corretamente a pergunta sugerida no questionário, e 18% erraram na sua resposta.
CONCLUSÃO:
Em suma, fica evidente, após análise dos resultados expressos no respectivo trabalho, que a experimentação em química é um recurso muito importante a ser utilizado junto às aulas teóricas, pois possibilita que os discentes façam associações entre teoria e prática, aprendendo efetivamente o conteúdo exposto e despertando, sobretudo, o seu interesse em estudar ciência. A utilização de materiais comuns ao educando nas aulas práticas é bastante importante, pois dessa forma procura-se mostrar ao mesmo que os assuntos e conceitos químicos estudados estão presentes de forma natural no seu dia a dia. Vale ressaltar que, além da experimentação, outros recursos podem auxiliar as aulas teóricas, cabendo ao docente observar e analisar quais as necessidades da turma e o que seria mais viável fazer em cada situação específica.
Palavras-chave: Experimentação, Ensino de química, Educação de jovens e adultos.