64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação
O papel social dos pré-universitários existentes na Universidade Federal Fluminense - UFF.
José Nilton de Souza 1
Adriana Valeria Alves de Lucena 2
Bruna Maria De Souza Abreu 2
Gabrielli Branco Martins 2
Josival de Vargas Moura 2
Rodrigo Paiva dos Santos 3
1. Orientador - Professor. UFF
2. Discente de Serviço Social. UFF
3. Discente de Pedagogia. UFF
INTRODUÇÃO:
A pesquisa dos pré-universitários existentes na Universidade Federal Fluminense - UFF teve um importante papel na vida acadêmica e social dos futuros universitários. Este espaço possibilitou a realização de trocas de conhecimentos e de vivências práticas não apenas para os sujeitos pesquisados, como também para os pesquisadores. Isto significou que estes cursos possuem um papel para além do curso preparatório para o vestibular.
Sabe-se que a educação é um direito social de acordo com o art. 6º da Constituição Federal Brasileira de 1988. E por ser um direito deveria ser em igualdade para todos. Desde a década de 90, a educação vem se tornando algo voltado para o mercado e não para a função social que o futuro universitário gerará para a sociedade. A educação, neste sentido, é peça-chave para que os sujeitos coletivos organizados possam construir e exercer a cidadania plena, bem como a construção de papéis sociais relevantes para a sociedade. Papéis estes que motivam os sujeitos a alcançarem a efetivação de seus direitos e a enfrentarem as adversidades que a vida lhes impõe.
METODOLOGIA:
Para a realização da presente pesquisa foi utilizada a pesquisa documental bem como os relatos sistematizados junto aos cursos pré-universitários existentes na UFF nos anos de 2010 e 2011. Ainda sobre a metodologia do trabalho foi feito um levantamento de teses e monografias desenvolvidas dentro da universidade e o histórico de cada pré-universitário, observando a importância de cada um dos cursos para as comunidades em que visam atender. Nesta fase da pesquisa procurou-se também indagar as prioridades e as dificuldades dos cursos no ano de 2011.
RESULTADOS:
Os pré-universitários representam para os alunos que estavam afastados há um longo período de tempo e para aqueles que apresentaram uma defasagem no ensino, um espaço de oportunidades de retornar aos estudos, de construir novas sociabilidades com diferentes culturas e, principalmente, levantar a alto estima. Ainda é muito insignificante o investimento e o apoio, de forma geral, da universidade e do poder público no que se refere à infraestrutura destes espaços e a disposição de bolsas ou incentivos para os alunos graduandos e monitores dos pré-universitários que, muitas vezes, voluntariamente, contribuem para o funcionamento dos cursos. Mesmo diante destes limites, os universitários têm a oportunidade de ampliar, seus conhecimentos e discussões sobre a necessidade de melhoria educacional por parte das universidades e escolas.
CONCLUSÃO:
Concluímos que o baixo rendimento, o desinteresse, o preconceito e a evasão são fatores que levam os vestibulandos a desistirem de participar do universo acadêmico. Por outro lado, professores, coordenadores, alunos de graduação com relatos de sua história pessoal, fazem com que os alunos se sintam encorajados e motivados para continuarem mais uma jornada rumo a tão sonhada realização profissional e pessoal. O que denota uma grande importância dessas iniciativas dentro da universidade e que demonstra a importância deste trabalho que, ao longo dos anos, se transforma em excelente caminho, capaz de levar estudantes de diferentes classes sociais, sobretudo, a classe trabalhadora pobre, aos cursos universitários, dando-lhes qualidade de ensino e visão crítica da realidade na qual vivenciam. Desta forma, estes sujeitos transformam estes cursos em espaços abertos de discussão e formação acadêmica de qualidade, trazendo para o debate a questão da necessidade de uma educação popular participativa, voltada para a garantia de direitos efetivos em nossa sociedade.
Palavras-chave: Educação, Serviço social, Participação Popular.