64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NO ESTUDO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Jonas Batista de Azevedo 1 Jorge Gonçalo Fernandez Lorenzo 1 Joseane Batista de Azevedo 2 Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos 1 Sérgio Ricardo Bezerra dos Santos 1 Yane Lisset Barreto Vasquez 1 |
1. Coordenação de Licenciatura em Química – PIBID/IFPB 2. Prof. Dr./ Orientador - Coordenação de Licenciatura em Química - PIBID/IFPB 3. Dept. de Ciências Jurídicas, FPB. 4. Coordenação de Licenciatura em Química - PIBID/IFPB 5. Coordenação de Licenciatura em Química - PIBID/IFPB 6. Coordenação de Licenciatura em Química - PIBID/IFPB |
INTRODUÇÃO: |
A disciplina Química é uma ciência teórica-prática que envolve a explicação dos fenômenos que ocorrem no cotidiano, sejam nas casas, no meio ambiente, no nosso corpo e nas inúmeras reações que regem o universo. Entretanto, para a maioria dos alunos a química é uma disciplina que não apresenta significado prático, a qual se faz necessária apenas a mera memorização de fórmulas e nomenclaturas, ao ponto de se tornar monótona, originando desmotivações durante as aulas. Outros estudos, por meio de dados obtidos, indicam que o maior percentual, ou seja, 33% dos alunos de João Pessoa apenas gostam da disciplina. Sendo assim, a disciplina Química é tida como uma das menos agradáveis por parte dos discentes, devido principalmente às metodologias tradicionais aplicadas. Por isso, na busca de minimizar a falta de interesse pelos conhecimentos químicos, foi proposto um jogo lúdico, tendo em vista que a utilização de jogos é um método que desperta e favorece o interesse e a aprendizagem dos alunos e não se constitui como uma simples atividade com o propósito de passar tempo ou de diversão aparente sem objetivo. Ela é uma ação pertinente às crianças, aos jovens e aos adultos, pois educar ludicamente tem significância na vida das pessoas desenvolvendo inúmeras funções cognitivas e sociais. |
METODOLOGIA: |
Esse estudo foi realizado na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, no mês de dezembro de 2011 no Instituto de Educação da Paraíba em uma turma de 1ª série do ensino médio, com a participação de 15 (quinza) alunos divididos em 5 (cinco) grupos de 3 (três) pessoas. A pesquisa consistiu em um estudo avaliativo baseado em medidas qualitativas sobre o desenvolvimento do assunto ligações químicas em sala de aula a partir de um roteiro com o uso de um questionário com perguntas objetivas para servir de subsídio para a relação aluno-professor no ensino de química. O jogo consiste na formação das ligações químicas através de cartas que equivalem às informações a respeito dos elementos de acordo com a tabela periódica. Frisa-se que o material utilizado para a confecção do jogo foram folhas de papel ofício, tesoura, cola e cartolina. Em cada grupo, por sua ordem, foram apresentadas as cartas lúdicas e os alunos montaram no mínimo uma ligação iônica, uma ligação covalente e uma ligação metálica explicando o motivo pelo qual cada ligação foi formada através de conceitos químicos como: a regra do octeto, distribuição eletrônica de Linus Pauling, propriedades da tabela periódica e também conceituaram a característica de cada uma das ligações produzidas. |
RESULTADOS: |
A partir dos questionários aplicados, os quais eram compostos por questões objetivas sobre a utilização do jogo, e depois do levantamento dos dados, obtivemos informações importantes sobre o ensino de Química com a utilização de ludos. Do total de alunos que participaram da atividade, 9 (nove) afirmaram que a compreensão do conteúdo antes do jogo era regular,1 (um) afirmou que era boa, 3 (três) disseram que era ruim e 2 (dois) afirmaram que era excelente. Na segunda pergunta todos afirmaram que a contribuição do jogo lúdico para aprendizagem foi excelente. Também foi perguntado sobre o que eles acharam a respeito do jogo: 4 (quatro) acharam bom, nenhum achou ruim, 10 (dez) afirmaram que era excelente e 1 (um) disse que era regular. Ainda foi feito a última pergunta que dizia: “Depois da aplicação do jogo, como está a sua concepção sobre o conteúdo?” Logo, 4 (quatro) afirmaram que estava boa; nenhum disse que estava ruim; 4 (quatro) disseram que estava regular e 7 (sete) disseram que estava excelente. Tais resultados indicam que os jogos caracterizam-se como uma forma de atividade intrínseca ao ser humano, um fator decisivo que enriquece o senso de responsabilidade e fortifica as normas de cooperação e contribuem significativamente para o aprimoramento intelectual dos alunos. |
CONCLUSÃO: |
É possível estimular a aprendizagem dos alunos através de jogos lúdicos, porque é uma atividade simples, mas de caráter objetivo em sua contribuição, sendo uma atividade de recurso auxiliador no processo de ensino-aprendizagem, visto que propicia esclarecer dúvidas pertinentes sobre o conteúdo. De acordo com os dados do estudo, é perceptível uma minimização com relação às deficiências no entendimento sobre o assunto ligações químicas através da utilização de jogos, pois muitos conceitos no ensino da disciplina são abstratos, e logo com a utilização desses recursos pode-se trazê-los para o mundo concreto dentro da realidade dos alunos. A utilização dos jogos torna as aulas de química dinâmicas e interativas e menos enfadonhas, pois com a participação efetiva dos alunos, articulam-se os conceitos compreendidos e aproxima-os da linguagem cientifica, surgindo assim uma ponte entre a química e o cotidiano, desenvolvendo aptidões e capacidades dos alunos. Por isso, de forma clara e objetiva deve ocorrer à compreensão desses conteúdos descartando os métodos ineficazes e priorizando metodologias inovadoras fundamentais na racionalização para levar a construção dos conhecimentos de maneira eficiente e inteligível. |
Palavras-chave: Ensino de Química, Metodologias Inovadoras, Ligações Químicas. |