64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO: LEITURA DE IMAGEM
Cleudiane de Jesus Costa Leite 1
Fernanda Lopes Rodrigues 2
1. Profa. Especialista/ Autora - Secretária de Estado da Educação/MA - SEDUC
2. Profa. Mestre/ Orientadora - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
INTRODUÇÃO:
O projeto a representação do Negro no Livro Didático: leitura de imagem foi desenvolvido no Centro de Ensino América do Norte, escola da rede pública estadual de ensino de São Luís, Maranhão. A elaboração e implementação do projeto objetivou:
Promover discussões críticas sobre a representação do negro nas imagens dos livros didáticos do 7º e 9º ano da Coleção Novo Diálogo, Língua Portuguesa adotada pela rede pública de ensino no triênio 2008, 2009 e 2010;
Oportunizar reflexões acerca da influência que as imagens de pessoas negras ilustradas em livros didáticos exercem na construção da identidade étnico-racial dos alunos;
Instigar reflexões sobre questões étnico-raciais a partir de exercícios de leitura de imagens vinculadas pela mídia; Promover a educação das relações étnico-raciais no ambiente escolar com base na lei Nº 10.639/03.
O desenvolvimento do projeto teve ampla relevância para a comunidade escolar que até a realização do mesmo não havia oportunizado estudos abordando a educação das relações étnico-raciais e nem o desenvolvimento de conteúdos referentes à temática história e cultura afro-brasileira, embora o ensino dos referidos conteúdos sejam obrigatórios nas instituições de ensino fundamental e médio, das redes publica e privada de educação no Brasil.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos que nortearam o desenvolvimento do projeto foram realizados de acordo com as etapas seguintes.
Apresentação e sensibilização: o projeto foi apresentado para a comunidade escolar;
Construção e apropriação: desenvolvimento dos conteúdos que nortearam as discussões e reflexões sobre a educação das relações étnico-raciais no ambiente escolar, através de rodas de conversa, abordando temas como diversidade cultural, preconceito e discriminação racial; Exibição dos filmes Vista minha Pele e Mãos Talentosas, ambos abordando temas relacionados aos objetivos do projeto; Aulas expositivas e dialogadas sobre a Lei Nº 10.639/03, a implementação da mesma nas escolas e suas proposições e inovações para o currículo escolar brasileiro;
Levantamento de imagens de pessoas negras e Oficina de leitura de imagem: Os estudantes analisaram criticamente imagens de pessoas negras, selecionadas dos livros de Língua Portuguesa do 7º e 9º da Coleção Novo Diálogo. As imagens foram analisadas com base no entendimento que as mesmas transmitem noções e valores, além de registrarem informações culturais e influenciam na formação da identidade do sujeito articulando representações visuais oriundas de visões de mundo que estão presentes em modelos sociais.
RESULTADOS:
Ao longo do projeto foram realizados estudos sobre temáticas relacionadas a educação das relações étnico-raciais, afim de que, a comunidade escolar refletisse sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e as resignificasse.
Realizamos uma pesquisa sobre a composição étnica da população brasileira e descobrimos que mais de 60% dos brasileiros que se dizem “brancos” descendem de índios ou negros, ou seja, são mestiços e isso influencia na maneira como as pessoas se enxergam. O tipo de beleza exaltado pelos meios de comunicação, anúncios de publicidade e passarelas de moda é idealizado e excludente, revelando que a população brasileira parece envergonha-se de sua mestiçagem.
Os alunos constataram através de um levantamento das imagens de pessoas ilustradas nos livros didáticos do 7º e 9º ano da Coleção Novo Diálogo, Língua Portuguesa que a grande maioria das imagens é de pessoas brancas. Essa presença majoritária de pessoas brancas nos livros contribui para a não identificação dos alunos com os padrões de beleza adotados pela sociedade. Essa não identificação dos alunos pode suscitar neles um sentimento de autorrejeição e a não aceitação de seus semelhantes étnicos, e isso reflete diretamente na socialização dos mesmos no ambiente escolar e em outros espaços coletivos.
CONCLUSÃO:
A metodologia utilizada tornou possível o alcance dos objetivos pretendidos com a realização do projeto.
A abertura de um canal de diálogo entre professora e alunos viabilizou a socialização de relatos de preconceito e discriminação racial, vivenciados ou presenciadas pelos alunos nas famílias e na própria escola. Com isso evidenciamos a importância que o projeto teve na comunidade escolar, enquanto espaço de discussão e reflexão de temas relacionados às educação das relações étnico-raciais.
O desenvolvimento dos conteúdos propostos pelo projeto ampliou aprendizado sobre o respeito e valorização da pessoa, independentemente da cor da pele, da classe sócia.
A promoção de uma reflexão crítica sobre a representação do negro em imagens de livros didáticos trouxe à tona o sentimento de exclusão, que os alunos sentem ao não se identificarem com as imagens dos livros, que geralmente trazem o negro representado de forma pejorativa, em situação de inferioridade e em menor quantidade que pessoas não negras.
O cotidiano escolar foi alterado pelo projeto que gerou mudanças de comportamento na comunidade escolar, uma vez que a mesma se propôs a evitar reprodução de condutas preconceituosas, que colaboram para a manutenção do preconceito e da discriminação racial no ambiente escolar.
Palavras-chave: Leitura de Imagem, Identidade, Étnico-racial.