64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Arte e Educação – implantação da disciplina como optativa da área pedagógica nas Licenciaturas em Química, Física e Biologia. REUNI – FUFT – TO.
Joseilson Alves de Paiva 1
Luma Elaine Assunção Silva 2
Aline Barbosa Dias 2
Jakeline de Sousa Bastos 2
Eliane Gomes Araujo 2
1. Prof. Dr. / Orientador - Licenciatura em Química - FUFT
2. Acadêmica - Licenciatura em Química - FUFT
INTRODUÇÃO:
Recentemente várias abordagens para o ensino das ciências naturais no Ensino Médio, vêm sendo pesquisadas e divulgadas em revistas na área. No entanto, muito pouco tem sido, efetivamente, feito para mudar a forma tradicional de transmitir conhecimento, as metodologias que se utilizam de meios lúdicos, de certa forma, auxiliam uma maior assimilação dos conteúdos. Nosso olhar hoje, esta voltado para a universidade e as dinâmicas aplicadas para auxilio dos futuros docentes. Sendo importante ressaltar que, a educação de qualidade possa dar uma perspectiva interdisciplinar mais abrangente. O ensino nas áreas das ciências naturais deve ser um instrumento facilitador para que o aluno interprete e compreenda o mundo em que vive, para depois ser um instrumento para a cidadania. Neste sentido inseriu-se a disciplina Arte Educação como optativa da área pedagógica para os cursos de licenciatura em química, física e biologia no Campus da UFT- TO, com o intuito de fomentar entre os alunos a interpretação e representação do seu cotidiano científico através das formas de arte existentes, como: teatro, artes plásticas, vídeos e música, trazendo assim para o alunado novas formas de exposição de conteúdos, e com isto implementar dinâmica educacional mais próxima a interdisciplinar.
METODOLOGIA:
A implantação da disciplina Arte-Educação como optativa da área pedagógica para os cursos novos no projeto de expansão universitária REUNI para os cursos de Licenciatura em Química, Biologia e Física, foi desenvolvida a partir do semestre 2010-2, no Campus da UFT-Araguaína-TO. O projeto inicialmente levou a foco, as formas de artes e meios audiovisuais que poderiam ser utilizados pelos acadêmicos para desenvolvimento de metodologias de ensino na grande área de ciência natural. Foram realizadas oficinas variadas como: montagem de cartazes, dinâmica de grupo, expressão corporal, teatro, música e cinema. Como também utilização de recursos como computadores, filmadoras, câmeras fotográficas, revistas e análise de textos livres de escolha dos acadêmicos. No final de cada semestre, os acadêmicos matriculados na disciplina apresentaram trabalhos artísticos envolvendo conteúdos clássicos como também temas atuais referente a grande área Ciência Natural.
RESULTADOS:
Os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos acadêmicos 2010-2 envolveram temas como, educação informática, necessidade de participação em pesquisa e evolução, estes temas foram desenvolvidos em forma de espetáculo teatral com tempo de duração de 20 minutos. Em 2011-1 o trabalho teve como foco entrevistas filmadas, onde os alunos da disciplina entrevistaram os acadêmicos dos cursos de licenciatura em química, física e biologia. Os entrevistados assistiam a vídeos existentes na rede, envolvendo fenômenos naturais que caracterizavam processos químicos, biológicos e físicos, com a intenção de registrar as interpretações individuais destes acadêmicos a respeito de fenômenos existentes no nosso cotidiano. Em 2011-2, os alunos trabalharam com na construção de uma paródia tomando como base a música exagerado dos autores Cazuza, Ezequiel Neves e Leoni, a paródia “Oxidado” descreve de forma lúdica o comportamento dos átomos metálicos e suas possibilidades de ligações, onde o átomo tinha a concepção que o ato de ligação era similar às relações afetivas humanas. Durante a implantação desta disciplina observou-se a necessidade de habilitar os alunos em uso da internet, filmadoras, câmeras fotográficas e também compreender o uso de programas específicos de edição de imagem e vídeos.
CONCLUSÃO:
Observou-se durante a implantação da disciplina, que os alunos matriculados não compreendiam a proposta do curso e apenas se inscreveram para o cumprimento de carga horária. Com o desenvolvimento do semestre principalmente nas oficinas realizadas observou-se o empenho por parte dos acadêmicos. A construção e execução dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos levaram ao fortalecimento e consolidação da disciplina, que passou a ser oferecida semestralmente. Durante os primeiros semestre observou-se a necessidade de um local próprio para desenvolvimento dos trabalhos artísticos, pois a disciplina requer um ambiente adequado para reunião e discussão do grupo, com isto houve a necessidade de criação do laboratório pedagógico multidisciplinar.
Palavras-chave: Multidisciplinaridade, Projeto, Ensino.