64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE GRUPO COMUNITÁRIO EM MÉTODOS DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE DE ÁGUA NA COMUNIDADE DE CACHOEIRINHA DO PAI SENHOR EM TAUÁ-CE.
José Carlos Rodrigues de Matos 1
Rutielle Clarentino da Silva 1
Isac Alves da Silva 1
Samuel Alves Lima 1
Maria Elane Carvalho Guerra 1,2
Poliana Gabriella de Araújo Mendes Alencar 1
1. Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns-UECE
2. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará-UFC
INTRODUÇÃO:
No estado do Ceará, o Programa Vigilantes da Água iniciou-se com o Projeto Gestão de Fontes Hídricas em Micro Bacias Hidrográficas, voltado para melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais da Região do Vale do Jaguaribe; uma vez que as reservas de água da região não possuem estação de tratamento e/ou um acompanhamento técnico para fornecer a garantia de água potável, visto que as águas dos açudes e barragens utilizadas pela população da zona rural não são adequadas para o consumo. O objetivo é monitorar a qualidade de fontes de água utilizadas para consumo humano, com base na capacitação e formação de agentes ambientais pertencentes à própria comunidade, denominados “Vigilantes da Água”, bem como discutir com os membros, métodos de melhoria, ou dependendo dos resultados buscarem órgãos responsáveis para análises detalhadas, que por sua vez possam solucionar os problemas que surjam.
METODOLOGIA:
A capacitação de 20 pessoas ocorreu em 29 de março de 2012 com 8 h/a na comunidade de Cachoeirinha do Pai Senhor à 62 quilômetros da sede do município de Tauá-CE, sendo o ponto inicial para a bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe. Participaram professores, agentes comunitários de saúde e representantes de associação; os trabalhos iniciaram-se de forma dialógica expositiva com referencial teórico sobre o ambiente aquático, mundo microbiano, fontes de poluição e padrões da qualidade de água. Desenvolveu-se um plano de monitoramento: conhecendo os materiais de amostragem para coleta, incubação, determinação dos resultados e limpeza do local de trabalho; utilizando kits de análise com material para coleta de três repetições de cada local a ser amostrado, fornecendo dados reais e melhores do número de colônias bacterianas. O kit utilizado é o Coliscan Easygel, uma micropipeta de 1ml, 3 frascos de “meio de cultura” e 3 placas de Petri que identifica a bactéria Escherichia coli, principal indicador da qualidade de água, e montagem da incubadora para controlar a temperatura ideal para o crescimento de bactérias. O projeto foi executado e acompanhado pela Superintendência do Meio Ambiente do Município de Tauá.
RESULTADOS:
Durante as atividades desenvolvidas notou-se uma absorção satisfatória sobre o conhecimento em diversos temas relativos ao meio ambiente, principalmente quanto a microrganismos causadores de doenças ao homem e qualidade de água; abordando a discussão local sobre a água que não é tratada com devida precaução e cuidado para melhoria da saúde na localidade. Notou-se ainda um aumento de interesse acerca do tema abordado após a capacitação e principalmente depois da visualização da presença de uma grande quantidade de microrganismos de origem fecal na água de consumo doméstico. Habilitou-se para a formação de agentes locais de transformação para que possam realizar monitoramentos participativos com a comunidade.
CONCLUSÃO:
O trabalho realizado é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida, tornando-os informados sobre conhecimentos acerca de conteúdos que envolvam a saúde humana; trazendo melhoria na qualidade da água e discutindo com a população local os problemas que trazem a contaminação por coliformes e assim possam buscar reverter os resultados ou procurar junto aos órgãos responsáveis auxílio a análises detalhadas ou ações de combate. Verificando-se resultado favorável posteriormente poderá ser disseminado por todo o município.
Palavras-chave: Qualidade de água, Capacitação, Microrganismos.