64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO BERÇO DO HOMEM AMERICANO |
DANILO SABINO DA SILVA LIMA 1 ELAYNE FERREIRA DE NEGREIROS 2 HAROLDO RIBEIRO DA COSTA 3 RODRIGO OLIVEIRA DE NEGREIROS 4 MAÉVE MELO DOS SANTOS 5 |
1. Aluno - Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF 2. Aluna - Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF 3. Aluno - Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF 4. Aluno - Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF 5. Profª orientadora - Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF |
INTRODUÇÃO: |
Trabalhar com projetos surge como uma possibilidade viável na sala de aula. Caracteriza-se como ensino para compreensão e pesquisa a partir de um currículo integrado com caráter transdisciplinar, atuando como uma forma de intervenção eficaz, em meio a essa sociedade repleta de informação superficial e ligeira. Partindo dessas premissas, sentiu-se a necessidade de desenvolver um Projeto de Trabalho com os alunos das escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI, onde se localiza o Parque Nacional Serra da Capivara. Considerado “Território Berço do Homem Americano”, o parque tem 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros. Nele foi encontrada Zuzu, a mulher mais antiga do Nordeste, datada de 10.000 anos A.P; vários artefatos líticos (pedras lascadas); datações de 50.000 anos A.P; e outras descobertas. Além disso, a fauna e a flora são extremamente ricas e representativas da região. Toda essa riqueza cultural é desconhecida por boa parte dos estudantes das escolas públicas, que apesar de morarem tão perto do parque não tem acesso. O projeto tem como objetivo favorecer o conhecimento e a preservação do Parque Nacional Serra da Capivara, promovendo a educação contextualizada e o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, por meio do trabalho com projetos. |
METODOLOGIA: |
O Projeto foi aplicado aos alunos do 5º ano e professores do ensino fundamental da Unidade Escolar Madre Lúcia. Partiu-se da elaboração e aplicação de um questionário aos alunos com perguntas que abordavam o tema ambiental, levantando os conceitos prévios dos alunos a cerca do parque. Com os professores, a aplicação do questionário objetivou diagnosticar além dos conhecimentos prévios sobre a temática ambiental, questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e organização de um Banco de Dados na escola sobre a temática com estudos em sala de aula e socialização dos conhecimentos construídos. Outra etapa do projeto contemplou a formação continuada dos professores da escola sobre o tema “Projetos didáticos em sala de aula”, ministrado pela professora da UNIVASF, orientadora do projeto, destacando a importância da incorporação de métodos prazerosos para uma aprendizagem significativa. Foram realizadas visitas ao Museu do Homem Americano e ao Parque Nacional Serra da Capivara, debatendo sobre a necessidade de preservação, conservação e valorização do patrimônio histórico-cultural que muitos desconheciam. Para avaliação foi solicitado aos estudantes a produção de texto abordando os aspectos mais relevantes das visitas. |
RESULTADOS: |
A partir das pesquisas realizadas, os estudantes, demonstraram ter maior facilidade em lidar com as informações de diversas fontes, questionando a realidade e apresentaram uma visão crítica e de valorização sobre o Parque Nacional Serra da Capivara. Aprenderam a expressar e argumentar suas opiniões, desenvolvendo a capacidade de ouvir e aprender com o outro. Os professores demonstram ter compreendido que é possível trabalhar os conteúdos de ciências da natureza a partir de problemas levantados pelo contexto social dos alunos. Desenvolveram a habilidade de pesquisar e de trabalhar os conceitos de forma interdisciplinar, aprendendo a ouvir os alunos no ato de planejar, levando em consideração seus interesses e questionamentos. |
CONCLUSÃO: |
As conclusões apontam que o trabalho com projetos é uma das possibilidades de intervenção pedagógica onde pode ocorrer a sintonia entre o ensino na sala de aula e o mundo real, dando à atividade de aprender um novo sentido. O projeto tem possibilitado aos alunos e professores envolvidos, discutirem as questões ambientais de São Raimundo Nonato de forma crítica e participativa, realizando uma organização interdisciplinar e atualizada dos conhecimentos e das informações sobre o parque. A partir do projeto os alunos e professores têm demonstrado mudança de atitude pessoal com relação à valorização e preservação do meio ambiente, levando este aprendizado para dentro da escola e da comunidade local. |
Palavras-chave: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SERRA DA CAPIVARA, PROJETOS DE TRABALHO. |